Kévin Vauquelin vence etapa rainha e sobe à liderança da Étoile de Bessèges!

O francês Kévin Vauquelin (Arkea-B&B Hotels) venceu a quarta etapa da Étoile de Bessèges, uma ligação de 119km entre Vauvert e Le Mont Bouquet, após isolar-se na frente da corrida a cerca de 2.2km da meta. A St Michel – Preference Home – Auber93 surpreendeu com os franceses Thomas Champions e Nicolas Breuillard a serem 2º a 26s e 3º a 41s, respetivamente. Vauquelin deu a primeira vitória do ano à Arkea-B&B Hotels e é o novo camisola laranja.

Aventura da fuga do dia

Inicialmente, a etapa rainha da Étoile de Bessèges era para ter uma ligação de 155.7km entre Vauvert e Le Mont Bouquet. A forte chuva acabou por deixar várias zonas deste primeiro percurso bastante perigosas e para preservar a segurança dos ciclistas, a etapa foi então reduzida para 119km. Duas subidas categorizadas presentes no primeiro percurso acabaram por ser retiradas.

A quarta etapa da Étoile de Bessèges começou com diversas tentativas de ataque com Simon Dehairs (Alpecin – Deceuninck), Victor Vercouillie (Team Flanders – Baloise), Alexys Brunel (Team TotalEnergies) e Killian Théot (Van Rysel – Roubaix) a formarem a fuga do dia. Ao km 34, na primeira contagem do dia, Vercouillie foi o primeiro a passar no alto. A Arkea-B&B Hotels era a equipa mais ativa na frente do pelotão e não dava à fuga uma vantagem superior a 1:30.

No início da segunda metade da etapa, o pelotão começou a aumentar o ritmo. A chuva e a estrada bastante escorregadia não facilitavam a perseguição, mas aos poucos, o pelotão estava a conseguir reduzir a vantagem da fuga do dia. A 23km do fim, Brunel atacou e foi apenas seguido por Théot. Vercouillie e Dehairs foram alcançados. O duo francês ainda conseguiu resistir durante alguns kms, mas acabou por ser alcançado a 4.3km da meta, no início do Mont Bouquet, que tem uma pendente média de 9.1%.

Kévin Vauquelin imperial no Mont Bouquet

A Arkea-B&B Hotels entrou com tudo na subida final e o pelotão ficava cada vez mais pequeno. A 3.6km da meta, um ciclista da St Michel – Preference Home – Auber93 tentou isolar-se, mas não teve sucesso. Mesmo assim, este ataque partiu ainda mais o pelotão que ficou reduzido a cerca de 10 ciclistas. Cerca de 1.4km depois, Kévin Vauquelin atacou e isolou-se na frente da corrida. Um grupo composto por Thomas Champion, Nicolas Breuillard, Dylan Teuns (Cofidis) e Kevin Geniets (Groupama – FDJ) formou-se na perseguição ao francês.

A 1km da meta, Thomas Champion atacou e tentava ainda chegar a Kévin Vauquelin. O francês da Arkea-B&B Hotels seguiu com o seu ritmo e acabou por conquistar assim a etapa 4 da Étoile de Bessèges. Champion surpreendeu ao ser segundo a 26s. Nicolas Breuillard largou Dylan Teuns e Kevin Geniets, nos metros finais, para ser terceiro a 41s. Geniets foi mais forte ao sprint que Teuns para ser quarto a 47s.

Kévin Vauqulin é o novo líder da classificação geral da Étoile de Bessèges. O francês parte para o contrarrelógio final com 51s de vantagem sobre Nicolas Breuillard e 57s sobre Kevin Geniets. Arnaud Demare (Arkea-B&B Hotels) segue líder dos pontos e Victor Vercouillie da montanha. Clement Izquierdo (Cofidis) é o novo líder da juventude.

Kévin Vauquelin é o novo camisola laranja da Étoile de Bessèges (Foto: Getty Images)
Kévin Vauquelin é o novo camisola laranja da Étoile de Bessèges (Foto: Getty Images)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de Capa: LNC / X. Pereyron

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock