Santiago Buitrago bisa na etapa 4 da Volta Comunitat Valenciana e é o novo líder da geral!
O colombiano Santiago Buitrago (Bahrain Victorious) venceu a quarta etapa da Volta Comunitat Valenciana, uma ligação de 181.6km entre Oropesa del Mar e Portell de Morella, após protagonizar um excelente ataque, nos metros finais. O italiano Jonathan Milan (Lidl – Trek) foi segundo e o sueco Jakob Soderqvist (Lidl – Trek) terceiro, ambos a 6s. O português João Almeida (UAE Team Emirates – XRG) foi apenas sétimo a 10s e perdeu a liderança da geral para Buitrago.
Começo ofensivo, mas fuga acaba por se formar
A terceira etapa da Volta Comunitat Valenciana começou com diversas tentativas de ataque, mas nenhuma delas teve sucesso. Ao km 21, Diego Uriarte (Equipo Kern Pharma), Hugo Houle (Israel – Premier Tech) e Jon Agirre (Euskaltel – Euskadi) saltaram do pelotão e formaram a fuga do dia. 26km depois, na primeira contagem do dia, Agirre foi o primeiro a passar no alto. A UAE Team Emirates – XRG comandava o pelotão e dava à fuga uma vantagem de 8:00.
Ao km 71, na segunda contagem do dia, Uriarte foi o primeiro a passar no topo. 5km depois, no sprint intermédio, o espanhol acabou por somar a pontuação máxima. Por volta do km 87, Agirre atacou para ser o primeiro a passar no alto da terceira contagem do dia. Poucos metros depois, o espanhol da Euskaltel – Euskadi esperou por Houle e Uriarte. O pelotão começava a aumentar o ritmo e a vantagem da fuga caiu para os 3:00.
Pablo Castrillo tenta a sua sorte de longe e fuga é alcançada
A 80km do fim, Will Barta (Movistar Team) tentou sair do pelotão, mas não teve sucesso. 4km depois, Lenny Martinez (Bahrain Victorious) e Davide Piganzoli (Team Polti VisitMalta) conseguiram um pequeno espaço, mas foram rapidamente alcançados. Agirre conseguiu ser o primeiro a passar no topo da última contagem do dia. A 60km do fim, Agirre atacou e isolou-se na frente da corrida. Pablo Castrillo (Movistar Team) saiu do pelotão e tentava chegar à frente da corrida. 2km depois, Castrillo passou direto por Houle e Uriarte e rapidamente fez a ponte para Agirre.
A UAE Team Emirates – XRG e a Lidl – Trek assumiram o comando do pelotão e, a 50km do fim, o duo da frente tinha uma vantagem de 1:50. 11km depois, Agirre deixou de ter capacidade para seguir o ritmo de Castrillo e foi alcançado pelo pelotão. Castrillo ainda resistiu ao forte ritmo do pelotão, durante vários kms, mas acabou por ser alcançado a cerca de 10km da meta.

Grande rampa final de Santiago Buitrago
A 8.5km da meta, Jefferson Cepeda (Movistar Team) atacou e conseguiu uma vantagem de cerca de 15s. Poucos metros depois, num muro de 1.4km a 6.2%, Jonathan Milan (Lidl – Trek) perdeu o contacto com o pelotão. A UAE Team Emirates – XRG não estava a querer assumir o comando do pelotão e Milan conseguiu reentrar a 5km da meta. João Almeida chegou a estar na roda de Buitrago, mas o português acabou por perder essa roda.
A Lidl – Trek assumiu o comando a 2km da meta e tinha Jonathan Milan na posição certa para a dura rampa final. Na descida, antes da rampa final, o pelotão acabou por partir e só Pello Bilbao e Santiago Buitrago seguiram o comboio da equipa americana. Jakob Soderqvist assumiu o comando na rampa final com Milan na sua roda. O italiano não tinha capacidade para seguir o sueco e tirou pé para que o seu colega de equipa conseguisse um espaço.
Buitrago ainda tinha algo para dar. O colombiano passou por Milan e, a 350 metros da meta, atacou para passar Soderqvist e conquistar assim a etapa 4 da Volta Comunitat Valenciana. Nos metros finais, Jonathan Milan ainda conseguiu passar Soderqvist para ser segundo a 6s. João Almeida chegou num pequeno grupo a 10s e foi apenas sétimo.
Nelson Oliveira (Movistar Team) foi 86º a 17:18 e Ivo Oliveira (UAE Team Emirates – XRG) 125º a 22:03. Iúri Leitão (Caja Rural – Seguros RGA) abandonou por causa de problemas intestinais.
Santiago Buitrago é o novo líder da classificação geral e tem 18s de vantagem sobre João Almeida. O colombiano segue líder dos pontos. Jon Agirre é o novo líder da montanha e Ivan Romeo (Movistar Team) é o melhor jovem.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Sprint Cycling Agency