Olav Kooij impõe-se ao sprint e é o primeiro líder do Tour of Oman!

O neerlandês Olav Kooij (Team Visma | Lease a Bike) venceu a primeira etapa do Tour of Oman, uma ligação de 177.7km entre Bushar e Bimmah Sink Hole, batendo ao sprint o checo Pavel Bittner (Team Picnic PostNL) e o norueguês Erlend Blikra (Uno-X Mobility). Kooij é o primeiro líder da classificação e deu à Team Visma | Lease a Bike a primeira vitória do ano.

Aventura da fuga do dia

A primeira etapa do Tour of Oman começou com Rodrigo Alvarez (Burgos Burpellet BH), Kane Richards (Roojai Insurance), Nur Zariff (Terengganu Cycling Team) e Said Alrahbi e Mohammad Al-Wahibi (Seleção do Omã) a saírem do pelotão e a formarem a fuga do dia. Ao km 12, Alrahbi e Zariff perderam o contacto com o grupo da frente. 1km depois, no primeira contagem do dia, Al-Wahibi foi o primeiro a passar no alto. Ao km 26, no primeiro sprint intermédio do dia, Alvarez foi o mais forte. Alrahbi conseguiu reentrar no grupo da frente, que tinha uma vantagem de 5:20 sobre o pelotão.

Na segunda metade da corrida, o pelotão começou a aumentar o ritmo e a vantagem da fuga começava a cair. A Team Visma | Lease a Bike era a equipa mais ativa no pelotão, pois tinha Olav Kooij, o principal favorito a vencer no dia de hoje. A 40km do fim, Richards atacou e foi seguido por Alvarez. Alrahbi e Al-Wahibi foram alcançados pelo pelotão, que estava a 1:00 do duo da frente. 15km depois, no último sprint intermédio do dia, Richards foi o mais forte. David Gaudu (Groupama – FDJ) ainda conquistou 1s de bonificação. Logo a seguir, os dois sobreviventes da fuga do dia foram alcançados.

Sprint perfeito de Olav Kooij

Nos últimos kms, o ritmo era elevado com várias equipas a lutarem pela frente do pelotão. O comboio da Team Visma | Lease a Bike acabou por aparecer com Niklas Behrens a assumir o comando já dentro do km final. A 500 metros da meta, Daniel Mclay (Team Visma | Lease a Bike) começou a lançar o sprint final. O britânico tinha Fernando Gaviria (Movistar Team) na sua roda, mas Olav Kooij conseguiu colocar-se na roda do colombiano.

A 300 metros da meta, Gaviria tentou surpreender ao lançar o sprint de longe, mas Kooij não largava a sua roda. Pavel Bittner teve de gastar para ganhar alguns lugares, mas conseguiu chegar à roda de Kooij. Nos metros finais, o neerlandês saiu da roda de Gaviria e lançou o sprint final. Bittner ainda tentou, mas não tinha capacidade para passar Kooij que estreou-se assim a vencer esta temporada na etapa 1 do Tour of Oman. Erlend Blikra confirmou o seu bom início de temporada ao conseguir fechar o pódio.

Rúben Guerreiro (Movistar Team) chegou seguro no pelotão e terminou em 20º.

Olav Kooij é o primeiro líder da classificação geral, dos pontos e da juventude do Tour of Oman. Kane Richards lidera as classificações dos sprints intermédios e a Team TotalEnergies é a melhor equipa.

Olav Kooij é o primeiro camisola vermelha do Tour of Oman (Foto: A.S.O./Oman Cycling Association/Pauline Ballet)
Olav Kooij é o primeiro camisola vermelha do Tour of Oman (Foto: A.S.O./Oman Cycling Association/Pauline Ballet)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de Capa: Cor Vos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock