Elisa Longo Borghini conquista Jebel Hafeet e é a nova líder do UAE Tour Women!

A Campeã Italiana Elisa Longo Borghini (UAE Team ADQ) venceu a etapa 3 do UAE Tour Women, uma ligação de 152,5km entre Al Ain e Jebel Hafeet, após atacar sem resposta a pouco mais de 3km do fim! A formação da casa dominou a subida, e viu Silvia Persico (UAE Team ADQ) ser segunda, a 35s, após 5km de trabalho! A mauriciana Kim le Court (AG Insurance – Soudal Team) foi terceira, também a 35s.

Início muito rápido com o vento a dar um ar da sua graça

A terceira etapa do UAE Tour Women começou com um ritmo bastante elevado. Os ataques foram sucedendo na frente do pelotão, mas ninguém conseguia formar a fuga. A velocidade era tal, que os primeiros 22km foram percorridos a 55km/h! O primeiro sprint bonificado surgiu ao km 45, com Lara Gillespie (UAE Team ADQ) a ser primeira. Só após esse momento surgiu a primeira fuga com Petra Szanko (Ceratizit Pro Cycling Team), Hanna Ludwig (Cofidis Women Team) e Nora Jencusova (BePink – Imatra – Bongiovanni).

As três conseguiram uma vantagem de cerca de 2min sobre o pelotão. Enquanto isso, Yuliia Biriukova (Laboral Kutxa – Fundacíon Euskadi) colocou-se em posição intermédia, mas nunca conseguiu chegar à frente. Com 89km para o fim, o vento cruzado surgiu. O ritmo voltou a aumentar no pelotão, que fracionava ao longo da estrada. O pelotão rapidamente alcançou Biriukova, enquanto o trio na frente resistiu até faltarem 80km.

O ritmo abrandou por momentos, mas o vento voltou a aparecer dentro dos 70km finais. Um grupo de 12 com Lorena Wiebes (Team SD Worx – Protime), Pauline Ferrand-Prevot (Team Visma | Lease a Bike) e Elisa Longo Borghini ganhou uma pequena vantagem, mas tudo se voltou a juntar a 55km para o fim.

Aproximação à subida final

O pelotão acabou por abrandar com o desaparecimento do vento. As ciclistas aproveitaram para respirar um pouco antes do grande final, mas os ataques aconteceriam novamente. Já dentro dos últimos 30km, Marta Lach (Team SD Worx – Protime) Amalie Dideriksen e Victorie Berteau (Cofidis Women Team) formaram uma nova fuga. O pelotão permitiu que as três entrassem na subida com menos de 1min, garantindo o controlo da situação de corrida.

A entrada na subida foi feita de forma muito rápida e o pelotão rapidamente foi perdendo unidades. Dideriksen era a primeira a ceder na frente, mas a vantagem de Berteau e Lach era cada vez mais reduzida.

Silvia Persico a dinamitar a corrida na subida a Jebel Hafeet

Nos últimos 8km, a UAE Team ADQ aumentou o ritmo no pelotão. Rapidamente Silvia Persico assumiu o trabalho e começou a dinamitar a corrida. A pequena italiana partiu progressivamente o pelotão e começou a preparar o desfecho final. A pouco mais de 6km do fim, Ferrand-Prevot foi o primeiro grande nome em dificuldades. Seguiram-se, de forma surpreendente, Juliette Labous (FDJ – SUEZ) e Cedrine Kerbaol (EF Education – Oatly).

A menos de 5km do fim, Mavi Garcia (Liv AlUla Jayco) lançou também um ataque. Longo Borghini não teve dificuldades em fechar o espaço, e as restantes seguiram-se a conta-gotas. Na frente, com as duas veteranas, ficaram Persico, Monica Trinca-Colonel (Liv AlUla Jayco), Antonia Niedermaier (Canyon//SRAM zondacrypto), Kim le Court (AG Insurance – Soudal Team), Nienke Vinke (Team PicNic PostNL), e as duas surpresas do dia, Barbara Malcotti (Human Powered Health) e Dixyline Miermont (Ceratizit Pro Cycling Team).

Persico voltou a pegar no grupo após este momento. A italiana continuou a fazer a corrida partir, e a mostrar um nível que lhe faltou em 2024. Mavi Garcia foi a primeira a ceder, e com ela ficava também Miermont. Já com menos de 4km para o fim, também Vinke passava por dificuldades e deixava o grupo.

O xeque-mate de Elisa Longo Borghini no UAE Tour Women

A pouco mais de 3km do final, Elisa Longo Borghini lançou o seu ataque. A Campeã Italiana arrancou sem resposta, para conquistar a sua primeira vitória da temporada em grande estilo! Na perseguição, as adversárias da equipa da casa não foram capazes de se coordenar. Com vários ataques, Persico, le Court, Malcotti, Niedermaier e Colonel chegaram juntas aos últimos metros. Foi ao sprint que o segundo lugar se decidiu, com Persico a ser a mais forte e a dar a dobradinha à equipa da casa perante le Court.

Com o triunfo, Elisa Longo Borghini assume a liderança do UAE Tour Women, com uns confortáveis 2:09 sobre Persico. A veterana lidera também por pontos e Lara Gillespie nos sprints intermédios. Niedermaier é a melhor jovem, e a UAE Team ADQ a melhor equipa.

Elisa Longo Borghini é a nova líder do UAE Tour Women!
Elisa Longo Borghini é a nova líder do UAE Tour Women!

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: Getty Images

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock