Arnaud De Lie conquista etapa 3 e é o novo líder da Étoile de Bessèges!

O campeão belga Arnaud De Lie (Lotto Dstny) venceu a terceira etapa da Étoile de Bessèges, uma ligação de 164km com partida e chegada em Bessèges, batendo ao sprint os franceses Arnaud Demare (Arkea-B&B Hotels) e Paul Penhoet (Groupama – FDJ). A etapa ficou marcada por mais um carro a entrada na estrada. Várias equipas acabaram por abandonar a corrida porque concordam que os ciclistas não estão seguros a competir nestas estradas. Paul Magnier (Soudal Quick-Step) foi um dos ciclistas que abandonou e, por isso, Arnaud De Lie é agora o novo líder.

Novo incidente na etapa prova o abandono de várias equipas

A terceira etapa da Étoile de Bessèges começou com diversas tentativas de ataque, mas nenhuma delas teve sucesso. Ao km 12, a corrida acabou por ser neutralizada por causa de um carro que entrou na estrada onde os ciclistas estavam a passar.

A organização decidiu que ia retomar a corrida, por volta do km 50, mas várias equipas decidiram abandonar. A Lidl – Trek, a EF Education – EasyPost, a Soudal Quick-Step, a Ineos Grenadiers, a Uno-X Mobility, a Decathlon AG2R La Mondiale, a Red Bull – Bora – hansgrohe e a Unibet Tietema Rockets decidiram que os ciclistas não estavam seguros, na estrada, e decidiram abandonar a Étoile de Bessèges. Alguns ciclistas da Lotto e da Alpecin – Deceuninck também decidiram retirar-se da prova.

Fuga consegue formar-se, mas alguns candidatos à geral mexem na corrida

Após o retomar da etapa, várias ataques aconteceram, mas nenhum deles teve sucesso. Ao km 64, Oliver Knight (Cofidis) atacou e isolou-se na frente da corrida. Poucos kms depois, Valentin Retailleau (TotalEnergies), Antoine Hue (CIC U Nantes) e Hugo Aznar (Equipo Kern Pharma) juntaram-se ao britânico na frente da corrida. Os quatro conseguiram uma vantagem de 1:15 sobre o pelotão.

A 40km do fim, Benjamin Thomas (Cofidis), Kevin Geniets (Groupama – FDJ), Alexandre Delettre (TotalEnergies), Alex Colman (Team Flanders – Baloise), Célestin Guillon e Maxime Jarnet (Van Rysel – Roubaix) e Yohann Simon (St Michel – Preference Home – Auber93) saltaram do pelotão e conseguiu juntar-se ao grupo da frente. A Arkea-B&B Hotels assumiu o comando do pelotão e estavam a apenas 20s de vantagem sobre o pelotão. 15km depois, Knight deixou de ter capacidade para seguir o ritmo do grupo da frente.

Fuga alcançada, novo ataque, mas etapa acaba por ser decidida ao sprint

A 20km da meta, o grupo da frente foi alcançado. Logo a seguir, Dylan Teuns (Cofidis) atacou e conseguiu uma vantagem de 15s. O pelotão seguiu com um ritmo elevado e acabou por partir em dois. A Arkea-B&B Hotels e a Team TotalEnergies assumiram o comando do pelotão, mas não estavam a conseguir fechar o espaço para Teuns. O belga manteve um excelente ritmo, mas acabou por ser alcançado a 5km da meta.

Nos metros finais, a Groupama – FDJ assumiu o comando e tinha Paul Penhoet na melhor posição para o sprint. Arnaud Demare surpreendeu ao lançar o sprint de longe, mas Arnaud De Lie respondeu de imediato e colocou-se ao seu lado. Nos últimos metros, o campeão belga conseguiu passar o francês e conquistou assim a etapa 3 da Étoile de Bessèges. Penhoet acabou por fechar o pódio.

Arnaud De Lie é assim o novo líder da classificação geral e da juventude da Étoile de Bessèges. Arnaud Demare é o novo líder dos pontos e Victor Vercouillie (Team Flanders – Baloise) da montanha.

Arnaud De Lie é o novo camisola laranja da Étoile de Bessèges (Foto: Tommaso Pelagalli/SprintCyclingAgency©2025)
Arnaud De Lie é o novo camisola laranja da Étoile de Bessèges (Foto: Tommaso Pelagalli/SprintCyclingAgency©2025)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de Capa: Getty Images

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock