Rick Pluimers estreia-se a vencer como profissional na Muscat Classic!

O neerlandês Rick Pluimers (Tudor Pro Cycling Team) venceu a 3ª edição da Muscat Classic, uma clássica de 170.3km entre Al Mouj Muscat e Al Bustan, batendo ao sprint o belga Jenthe Biermans (Arkea-B&B Hotels) e o eritreu Henok Mulubrhan (XDS Astana Team). Pluimers estreou-se a vencer como profissional e deu o terceiro triunfo da temporada à Tudor Pro Cycling Team.

Fuga facilmente se forma

A Muscat Classic começou com Rasmus Wallin (Uno-X Mobility) e Nur Zariff e Adne Van Engelen (Terengganu Cycling Team) a saírem do pelotão e a formarem a fuga do dia. Ao km 30, Vegard Stake Laengen (UAE Team Emirates – XRG) tentou fazer a ponte para o trio da frente, mas não teve sucesso. O pelotão impunha um ritmo tranquilo e dava à fuga do dia uma vantagem de 7:00.

Por volta do km 73, Zariff deixou de ter capacidade para seguir o ritmo do grupo da frente e foi alcançado. 6km depois, Wallin também deixou de ter capacidade para seguir Van Engelen, mas o dinamarquês conseguiu juntar-se novamente ao neerlandês, alguns kms depois. A UAE Team Emirates – XRG comandava o pelotão e a vantagem da fuga caiu para 2:20.

Fuga alcançada e forte quarteto ganha espaço importante

A 60km do fim, Wallin perdeu o contacto com Van Engelen e foi alcançado. 15km depois, Max Kanter (Astana Qazaqstan Team), Xabier Azparren (Q36.5 Pro Cycling Team) e Rayan Boulahoite (TotalEnergies) atacaram e tentavam fazer a ponte para Van Engelen. A 40km do fim, Kanter, Azparren e Boulahoite passaram diretos por Van Engelen. O neerlandês acabou por ser alcançado pelo pelotão. 2km depois, o trio da frente acabou também por ser alcançado. Logo a seguir, Lorenzo Germani (Groupama – FDJ) saiu do pelotão e conseguiu uma vantagem de cerca de 30s.

A 20km do fim, Jay Vine (UAE Team Emirates – XRG), Pepijn Reinderink (Soudal Quick-Step) e Chris Harper (Team Jayco-AlUla) saltaram do pelotão e fizeram a ponte para Germani. 10km depois, a Team Picnic PostNL e a Tudor Pro Cycling Team aumentaram o ritmo do pelotão, mas o grupo da frente ainda tinha uma vantagem de 35s.

Rúben Guerreiro ao ataque, mas pelotão disputa a vitória ao sprint

A 6.5km da meta, os ciclistas entraram na subida ao Al Jissah, com 1.1km a 9.3%. Germani perdeu de imediato o contacto com o grupo da frente. Poucos metros depois, Reinderink acabou também por ceder e foi alcançado. Após o topo do Al Jissah, os ciclistas tinham mais uma pequena subida bastante explosiva. A cerca de 4km da meta, Harper tentou isolar-se, mas Vine agarrou a sua roda. Rúben Guerreiro (Movistar Team) protagonizou um grande ataque no pelotão e a solo começava a fechar espaço para o duo da frente.

Rúben Guerreiro começou a temporada com um top25 na Muscat Classic (Foto: Alessandro Perrone/SprintCyclingAgency©2025)
Rúben Guerreiro começou a temporada com um top25 na Muscat Classic (Foto: Alessandro Perrone/SprintCyclingAgency©2025)

A cerca de 2km da meta, Rúben Guerreiro juntou-se ao grupo da frente que tinha uma vantagem de cerca de 10s. Ninguém colaborava na frente da corrida, mas Vine mantinha um ritmo alto. O pelotão seguia com um ritmo elevado e acabou por alcançar os três da frente, a 300 metros da meta. 100 metros depois, Diego Ulissi (XDS Astana Team) lançou o sprint final, mas foi rapidamente ultrapassado por Rick Pluimers. O neerlandês não deu hipótese ao sprint e estreou-se assim a vencer como profissional na Muscat Classic. Jenthe Biermans e Henok Mulubrhan passaram Ulissi e foram 2º e 3º, respetivamente.

Rúben Guerreiro já não tinha pernas para o sprint final. Mesmo assim, o português deu bons indicadores na sua estreia esta temporada e terminou em 23º com o mesmo tempo do vencedor.

O pódio da Muscat Classic com Jenthe Biermans, Rick Pluimers e Henok Mulubrhan (Foto: Getty Images)
O pódio da Muscat Classic com Jenthe Biermans, Rick Pluimers e Henok Mulubrhan (Foto: Getty Images)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de Capa: A.S.O. / Oman Cycling Association / Thomas Maheux

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock