Iván Romeo vence etapa 3 da Volta Comunitat Valenciana! João Almeida é o novo líder da geral!

O espanhol Iván Romeo (Movistar Team) venceu a terceira etapa da Volta Comunitat Valenciana, uma ligação de 180.9km entre Algemesí e Alpuente, após isolar-se na frente da corrida a 17km da meta. O colombiano Santiago Buitrago (Bahrain Victorious) impôs-se ao sprint no grupo perseguidor para ser segundo a 10s. O português João Almeida (UAE Team Emirates – XRG) fechou o pódio a 10s e é assim o novo líder da classificação geral.

Começo com ritmo alto, mas fuga acaba por se formar

A terceira etapa da Volta Comunitat Valenciana começou com um ritmo alto. Por volta do km 12, o camisola amarela, Mathias Vacek (Lidl – Trek) ficou envolvido numa queda. O checo seguiu em prova e conseguiu reentrar no pelotão. 8km depois, os ataques começaram a acontecer. Alguns ciclistas chegaram a ter uma uma pequena vantagem, mas não conseguiram formar a fuga do dia.

Ao km 28, Francisco Muñoz (Team Polti VisitMalta), Walter Calzoni (Q36.5 Pro Cycling Team), Filippo Ridolfo (Team Novo Nordisk), Matteo Scalco (VF Group – Bardiani CSF – Faizanè), Unai Iribar (Equipo Kern Pharma) e José Prieto (Petrolike) atacaram e formaram a fuga do dia. Os seis conseguiram uma vantagem de quase 7:00 sobre o pelotão. A Bahrain Victorious estavam com intenções de fazer diferenças no dia de hoje e por isso comandava o pelotão.

Fuga é alcançada e o camisola amarela cede no início do El Remedio

Ao km 89, na primeira contagem do dia, Ridolfo foi o primeiro a passar no alto. O pelotão seguia com um ritmo controlador e dava à fuga uma vantagem superior a 4:00. A 66km do fim, na segunda contagem do dia, Calzoni acabou por ser o primeiro a passar no topo. Alguns kms depois, o pelotão acelerou com a aproximação à última subida categorizada do dia e a vantagem da fuga começava a cair.

A 33km do fim, Muñoz atacou e conseguiu uma pequena vantagem. 2km depois, o espanhol conquistou a pontuação máxima no sprint intermédio do dia. Iribar perdeu o contacto com o grupo perseguidor e foi alcançado. A 29km do fim, os ciclistas entraram na subida mais dura do dia, o El Remedio, com 7.9km a 6.5%. Cerca de 2km depois, a fuga do dia acabou por ser alcançada. O ritmo do pelotão era elevado e Mathias Vacek acabou por ceder.

João Almeida em destaque no El Remedio, mas Ivan Romeo isola-se após a subida

A 25km do fim, Brandon McNulty (UAE Team Emirates – XRG) aumentou o ritmo do pelotão com João Almeida na sua roda. 1km depois, Jefferson Cepeda (Movistar Team) atacou e conseguiu um ligeiro espaço. McNulty assumiu a perseguição e fez com que o equatoriano fosse alcançado a 22km do fim. Logo a seguir, Santiago Buitrago atacou e só João Almeida agarrou a sua roda. No final da subida, os dois começaram a marcar-se pois havia bonificações no topo. O português conseguiu ser mais forte ao sprint que o colombiano para somar assim a bonificação máxima.

João Almeida confirmou mais uma vez o seu bom momento de forma no El Remedio
João Almeida confirmou mais uma vez o seu bom momento de forma no El Remedio

Buitrago e Almeida começaram a colaborar, mas acabaram por ser alcançados por Ivan Romeo, Cepeda e Pablo Castrillo (Movistar Team), Davide Piganzoli (Team Polti VisitMalta), Carlos Rodriguez, Thymen Arensman e Tobias Foss (Ineos Grenadiers), Pello Bilbao e Lenny Martinez (Bahrain Victorious), Jai Hindley (Red Bull – Bora – hansgrohe), Ben O’Connor (Team Jayco-AlUla) e McNulty. Logo a seguir, Romeo atacou e isolou-se na frente da corrida. A UAE Team Emirates – XRG, a Ineos Grenadiers e Bahrain Victorious assumiram a perseguição, mas o jovem espanhol conseguiu um espaço importante.

Grande triunfo de Ivan Romeo e João Almeida sobe à liderança

A 5km da meta, Ivan Romeo tinha uma vantagem de 25s sobre os perseguidores. 3.8km depois, os ciclistas entraram na colina final de 1.2km a 7%. Thymen Arensman tentou surpreender logo no início da subida, mas não teve sucesso. Ivan Romeo manteve o seu ritmo e acabou por estrear-se assim a vencer como profissional na etapa 3 da Volta Comunitat Valenciana. Santiago Buitrago bateu ao sprint João Almeida para ser segundo a 10s.

Nelson Oliveira (Movistar Team) foi 70º a 7:18. Ivo Oliveira (UAE Team Emirates – XRG) foi 105º e Iúri Leitão (Caja Rural – Seguros RGA) 106º, ambos a 18:01.

João Almeida é o novo líder da classificação geral da Volta Comunitat Valenciana e tem apenas 2s de vantagem sobre Santiago Buitrago. O colombiano segue líder dos pontos e da montanha. Ivan Romeo é o melhor jovem e a Bahrain Victorious a melhor equipa.

João Almeida é o novo camisola amarela da Volta Comunitat Valenciana
João Almeida é o novo camisola amarela da Volta Comunitat Valenciana

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: Sprint Cycling Agency

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock