Soren Waerenskjold vence caótica etapa 2 da Étoile de Bessèges!
O norueguês Soren Waerenskjold (Uno-X Mobility) venceu a segunda etapa da Étoile de Bessèges, uma ligação de 166km entre Domessargues e Marguerittes, batendo ao sprint os franceses Arnaud Demare (Arkea-B&B Hotels) e Paul Magnier (Soudal Quick-Step). Waerenskjold deu à Uno-X Mobility a primeira vitória do ano numa etapa que ficou marcada por uma queda e um final caótico. Com o terceiro posto, Magnier segue líder da classificação geral.
Fuga facilmente se forma
A segunda etapa da Étoile de Bessèges começou com Mael Guegan (CIC U Nantes), Louis Kitzki (Alpecin – Deceuninck), Victor Vercouillie (Team Flanders – Baloise), Axandre Van Petegem (Wagner Bazin WB) e Yohann Simon (St Michel – Preference Home – Auber93) a saírem do pelotão e a formarem a fuga do dia. Ao km 6, na primeira contagem do dia, Van Petegem foi o primeiro a passar no alto. O pelotão impunha um ritmo tranquilo e a fuga tinha uma vantagem de 4:00.
Ao km 52, na segunda contagem do dia, Van Petegem foi novamente o primeiro a passar no alto. A Soudal Quick-Step e a Red Bull – Bora – hansgrohe assumiram o comando do pelotão e começou a diminuir a vantagem da fuga do dia. A cerca de 72km do fim, na terceira contagem do dia, Van Petegem foi novamente o primeiro a passar no topo.
Queda polémica e fuga é alcançada nos kms finais
A Red Bull – Bora – hansgrohe começou a acelerar no pelotão e, a 30km do fim, a fuga tinha apenas 1:20 de vantagem. 13km depois, um carro entrou para estrada onde estava a passar o pelotão. Esse carro teve de fazer marcha atrás para sair da estrada. Mesmo assim, os ciclistas tiveram de travar bastante e uma queda acabou por acontecer. Maxim Van Gils e Jordi Meeus (Red Bull – Bora – hansgrohe) foram dois dos ciclistas envolvidos. Meeus conseguiu seguir em corrida e reentrou no pelotão, mas Van Gils foi obrigado a abandonar.
A 11km da meta, Van Petegem deixou de ter capacidade para seguir o ritmo do grupo da frente e foi alcançado. Alguns ataques aconteceram no pelotão, mas acabaram por não ter sucesso. Vercouillie acabou por ser o primeiro a passar no topo. A 5.6km da meta, Guegan atacou, mas foi rapidamente alcançado. 700 metros depois, a fuga do dia foi alcançada.
Soren Waerenskjold vinga em caótica chegada ao sprint
Nos últimos kms, o ritmo era bastante elevado com várias equipas a lutarem pela frente do pelotão. Nos metros finais, antes da curva final, Marijn Van den Berg (EF Education – EasyPost) acelerou para lançar o sprint de Madis Mikhels (EF Education – EasyPost) e ambos foram seguidos por Axel Laurance e Ben Turner (Ineos Grenadiers). Os quatro conseguiram um pequeno espaço, e após a curva, Van den Berg abriu para o lado.
Turner assumiu o comando e começou a lançar o sprint de Laurance que tinha Mikhels na sua roda. O lançamento do britânico não deixou que o francês e o estoniano começassem o seu sprint com alta velocidade. Soren Waerenskjold, Arnaud Demare e Paul Magnier vinham embalados de trás e conseguiram passar pelos dois. Nos últimos metros, Waerenskjold foi mais forte que os dois franceses para vencer assim a etapa 2 da Étoile de Bessèges. Jordi Meeus não estava com o melhor posicionamento, mas ainda fez um belo sprint para ser quarto.
Paul Magnier manteve a sua liderança da classificação geral, dos pontos e da juventude da Étoile de Bessèges. Axandre Van Petegem segue líder da montanha e a Red Bull – Bora – hansgrohe lidera por equipas.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Getty Images