Santiago Buitrago bate João Almeida na etapa 2 da Volta Comunitat Valenciana! Mathias Vacek segue líder!
O colombiano Santiago Buitrago (Bahrain Victorious) venceu a segunda etapa da Volta Comunitat Valenciana, uma ligação de 165.9km entre La Nucia e Benifato, após isolar-se na frente da corrida a cerca de 500 metros da meta. O espanhol Pello Bilbao mexeu na corrida, antes da subida final, e ainda conseguiu ser segundo a 9s para fechar a dobradinha da Bahrain Victorious. O português João Almeida (UAE Team Emirates – XRG) partiu o pelotão na subida final e conseguiu ser terceiro a 13s. O checo Mathias Vacek (Lidl – Trek) foi 13º a 57s e segue líder da geral por apenas 2s.
Aventura da fuga do dia
A segunda etapa da Volta Comunitat Valenciana começou com Samuele Zoccarato (Team Polti VisitMalta), Sinuhe Fernandez (Burgos Burpellet BH), Quentin Bezza (Wagner Bazin BH) e Pau Llaneras (Illes Balears Arabay Cycling) a saírem do pelotão e a formarem a fuga do dia. Ao km 12, Matyas Kopecky (Team Novo Nordisk), Cade Bickmore (Project Echelon Racing) e Vicente Rojas (VF Group – Bardiani CSF – Faizanè) atacaram e tentavam chegar ao grupo da frente. Llaneras acabou por ceder e foi alcançado pelo grupo perseguidor.
Por volta do km 21, Rojas e Kopecky juntaram-se ao trio da frente. Llaneras e Bickmore não tiveram capacidade para seguir o checo e o chileno e foram alcançados pelo pelotão. A Lidl – Trek comandava o pelotão e a fuga conseguiu uma vantagem de cerca de 4:00. A 77km do fim, no sprint intermédio do dia, Kopecky conquistou a pontuação máxima. O pelotão seguia num ritmo tranquilo e a vantagem da fuga ainda era superior a 3:30.
A 42km do fim, a UAE Team Emirates – XRG assumiu o comando do pelotão e a vantagem da fuga começava a cair. Rojas e Zoccarato acabaram por perder o contacto com o grupo da frente e foram ambos alcançados. 1km depois, Kopecky foi o primeiro a passar no alto da primeira contagem do dia. Bezza também acabou por ceder e foi alcançado. A diferença entre o duo da frente e o pelotão era de apenas 40s. A cerca de 24km do fim, s dois sobreviventes da fuga do dia acabaram por ser alcançados. A UAE Team Emirates – XRG seguia no comando do pelotão com o português Ivo Oliveira.
Vários ataques e forte trio isola-se antes da subida final
A 17km do fim, Tobias Foss (Ineos Grenadiers) saltou do pelotão e isolou-se na frente da corrida. 1.6km depois, os ciclistas entraram na Benimental, com 5.5km a 7%. Vários ciclistas da UAE Team Emirates – XRG começaram a mexer na corrida. João Almeida atacou duas vezes, mas várias equipas fecharam de imediato os ataques dos ciclistas da equipa dos Emirados Árabes Unidos. A 11km da meta, Santiago Buitrago, Brandon McNulty (UAE Team Emirates – XRG) e Carlos Rodriguez (Ineos Grendiers) conseguiram um pequeno espaço, mas foram rapidamente alcançados. 1km depois, Foss foi o primeiro a passar no topo da Benimental.
Na descida da Benimental, Ivan Romeo (Movistar Team) e Pello Bilbao atacaram e conseguiram fazer a ponte para Foss. A 5km da meta, o trio tinha 33s de vantagem sobre o pelotão. Poucos metros depois, os ciclistas entraram na subida final, o Font de Partegat, com 4.3km a 9.5%. A UAE Team Emirates – XRG assumiu a perseguição e tentava fechar o espaço em prol de João Almeida.
João Almeida parte o pelotão, mas a Bahrain Victorious fica com dois ciclistas na frente
A 3km da meta, Foss perdeu o contacto com o grupo da frente. McNulty aumentou o ritmo do pelotão e vários ciclistas começavam a ceder. Aleksandr Vlasov (Red Bull – Bora – hansgrohe) e Ben O’Connor (Team Jayco-AlUla) não conseguiam seguir o ritmo do americano. 400 metros depois, João Almeida acelerou no pelotão e mais ciclistas começava a ceder. Foss acabava por ser alcançado e ainda deu uma ajuda na frente do pelotão.
A 1.8km da meta, Romeo deixou de ter capacidade para seguir Bilbao. João Almeida seguia com um excelente ritmo e só Santiago Buitrago e Jefferson Cepeda (Movistar Team) o conseguiam seguir. Poucos metros depois, os três passaram diretos por Romeo e tentavam ainda chegar a Bilbao. A 700 metros da meta, Buitrago atacou e rapidamente chegou a Bilbao. João Almeida seguia com o seu ritmo e acabou por largar Cepeda.

Dobradinha da Bahrain Victorious, mas Mathias Vacek segura a camisola amarela
A cerca de 500 metros da meta, Pello Bilbao deixou de ter capacidade para seguir Santiago Buitrago. O colombiano seguiu com o seu ritmo e acabou por conquistar assim a etapa 2 da Volta Comunitat Valenciana. Bilbao arriscou ao mexer de longe e conseguiu ainda ser segundo a 9s. João Almeida sofreu na fase final, mas ainda conseguiu um excelente terceiro posto a 13s.
Jefferson Cepeda começa a mostrar-se na sua primeira corrida pela Movistar ao conseguir ser quarto a 21s. Ivan Sosa surpreendeu na sua primeira corrida pela Equipo Kern Pharma e conseguiu ser 6º a 24s. Carlos Rodriguez chegou com Brandon McNulty a 34s. Jai Hindley, Ben O’Connor e Aleksandr Vlasov perderam mais de 1:00.
Nelson Oliveira (Movistar Team) e Ivo Oliveira mostraram-se ao serviço dos seus líderes e foram 69º a 13:37 e 17:11, respetivamente. Iúri Leitão (Caja Rural – Seguros RGA) ficou envolvido numa queda, mas seguiu em prova e foi 121º a 21:59.
Mathias Vacek fez uma bela subida a ritmo. O checo foi 13º a 57s e manteve a sua liderança da classificação geral da Volta Comunitat Valenciana por 2s sobre João Almeida e 5s sobre Santiago Buitrago. Vacek também segue líder da juventude e Buitrago lidera agora os pontos e a montanha.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Sprint Cycling Agency