Paul Magnier triunfa na etapa 1 da Étoile de Bessèges e é o primeiro líder da geral!

O francês Paul Magnier (Soudal Quick-Step) venceu a primeira etapa da Étoile de Bessèges, uma ligação de 159km com partida e chegada em Bellegarde, batendo ao sprint o belga Jordi Meeus (Red Bull – Bora – hansgrohe) e o neerlandês Marijn Van den Berg (EF Education – EasyPost). Magnier abriu a sua temporada em casa e não podia começar de melhor forma com um triunfo e com a primeira camisola laranja.

Aventura da fuga do dia

A primeira etapa da Étoile de Bessèges começou com Axel Mariault (CIC U Nantes), Victor Vercouillie (Team Flanders – Baloise), Axandre Van Petegem (Wagner Bazin WB) e Célestin Guillon (Van Rysel – Roubaix) a saírem do pelotão e a formarem a fuga do dia. O pelotão impôs um ritmo tranquilo e deu aos quatro uma vantagem de cerca de 6:00. Ao km 55, na primeira contagem do dia, Van Petegem foi o primeiro a passar no topo. O ritmo da corrida estava mais forte, mas a fuga ainda tinha uma vantagem superior a 4:00.

A 60km do fim, as equipas dos sprinters começavam a surgir na frente do pelotão e a vantagem da fuga era cada vez mais pequena. 18km depois, na segunda contagem do dia, Van Petegem foi novamente o primeiro a passar no alto. A 38km do fim, a fuga do dia acabou por ser alcançada. Várias equipas lutavam pela frente do pelotão, pois os ciclistas estavam perto de entrar numa zona exposta ao vento.

A 35km do fim, um corte aconteceu no pelotão. 6km depois, os ciclistas que ficaram cortados conseguiram reentrar no pelotão. Logo a seguir, ataques começaram a acontecer no pelotão, mas nenhum deles teve sucesso. A 25km do fim, Baptiste Planckaert (Van Rysel – Roubaix), Mael Guegan (CIC U Nantes) e Lennert Belmans (Alpecin – Deceuninck) atacaram e conseguiram uma pequena vantagem. 9km depois, os três acabaram por ser alcançados.

Paul Magnier abre a temporada com grande triunfo em casa

A 5km da meta, o ritmo do pelotão era elevado. O posicionamento era chave para o muro final de 600m a 9% e várias equipas queriam o comando do pelotão. Lionel Taminiaux (Lotto) entrou com tudo na rampa final e tinha Arnaud De Lie (Lotto) na posição certa. Jordi Meeus surpreendeu ao tentar a sua sorte de longe e Paul Magnier agarrou a sua roda. Após a última curva, o francês saiu da roda e conseguiu passar o belga para vencer assim a etapa 1 da Étoile de Bessèges. Marijn Van den Berg fez uma bela recuperação e conseguiu ainda ser terceiro.

Arnaud De Lie estava na roda de Magnier, mas antes da última curva, o pedal acabou por saltar ao campeão belga que acabou por ser apenas sétimo. Axel Laurance (Ineos Grenadiers) não estava bem posicionado e acabou por ser oitavo. Mads Pedersen (Lidl – Trek) era o principal candidato, mas o dinamarquês está a sofrer com problemas de estômago e não teve capacidade para se fazer à etapa.

Cortes acabaram por acontecer na rampa final e dos candidatos à geral só Maxim Van Gils (Red Bull – Bora – hansgrohe) terminou com o tempo do vencedor. O belga ganhou 2s a Jan Tratnik (Red Bull – Bora – hansgrohe), Axel Laurance, Kevin Geniets (Groupama – FDJ) e Kévin Vauquelin (Arkea-B&B Hotels), 6s a Mattia Cattaneo (Soudal Quick-Step) e Filippo Ganna (Ineos Grenadiers) e 15s a Richard Carapaz (EF Education – EasyPost).

Paul Magnier é o primeiro líder da classificação geral, dos pontos e da juventude da Étoile de Bessèges. Axandre Van Petegem é o primeiro líder da montanha. A Red Bull – Bora – hansgrohe lidera por equipas.

Paul Magnier é o primeiro camisola laranja da Étoile de Bessèges
Paul Magnier é o primeiro camisola laranja da Étoile de Bessèges

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: Getty Images

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock