Marijn Van den Berg abre temporada com vitória no Trofeo Ses Salines!
O neerlandês Marijn Van den Berg (EF Education – EasyPost) venceu a segunda corrida do Challenge Mallorca, o Trofeo Ses Salines, uma clássica de 185.8km entre Ses Salines e Colònia de Sant Jordi, batendo ao sprint o francês Anthony Turgis (Team TotalEnergies) e o norueguês Erlend Blikra (Uno-X Mobility). Van den Berg entrou bem na temporada e deu a primeira vitória do ano à EF Education – EasyPost.
Aventura da fuga do dia
O Trofeo Ses Salines começou com Victor Martinez (Sabgal – Anicolor Cycling Team), Sinuhé Fernandez (Burgos Burpellet BH), Edgar Curto (Illes Balears Arabay Cycling), Ethan Craine e Colby Lange (Project Echelon Racing) e George Radcliffe (XSpeed United Continental) a saírem do pelotão e a formarem a fuga do dia. As equipas dos principais sprinters presentes comandavam o pelotão e não deixavam a fuga ter uma vantagem superior a 4:00. Ao km 85, o pelotão começou a aumentar o ritmo e aos poucos a vantagem da fuga começava a cair.
A 60km do fim, os seis da frente tinham uma vantagem de 2:30 sobre o pelotão. 13km depois, Fernandez atacou e Martinez e Craine acabaram por ceder. A 41km do fim, Curto e Lange cederam e foram alcançados. 1km depois, Radcliffe acelerou e isolou-se na frente da corrida. Poucos kms depois, Nils Politt (UAE Team Emirates – XRG), Pau Llaneras (Illes Balears Arabay Cycling) e Garin Kelley (XSpeed United Continental) fizeram a ponte para Fernandez, mas foram rapidamente alcançados. A 21km do fim, Radcliffe acabou também por ser alcançado.

Grande sprint de Marijn Van den Berg
A 7.5km da meta, Politt tentou surpreender com um ataque de longe, mas acabou por ser rapidamente alcançado. A EF Education – EasyPost, a Intermarché – Wanty e a Uno-X Mobility lutavam pela frente do pelotão e o ritmo prometia ser caótico até à reta final.
Nos metros finais, o comboio da Uno-X Mobility assumiu o comando. Erlend Blikra acabou por ficar sem elementos, um pouco mais cedo do que esperava, e foi obrigado a lançar o sprint de longe. Marijn Van den Berg e Anthony Turgis conseguiram agarrar a roda do norueguês. Nos últimos metros, Van den Berg saiu da roda de Blikra e conseguiu facilmente passar pelo norueguês para conquistar assim o Trofeo Ses Salines. Turgis em cima do risco de meta conseguiu também passar Blikra para ser segundo. Biniam Girmay (Intermarché – Wanty) foi fechado quando ia lançar o seu sprint, mas ainda conseguiu ser quarto.
O português Iúri Leitão (Caja Rural – Seguros RGA) esteve no sprint final e terminou em 15º. Victor Martinez foi o melhor ciclista da Sabgal – Anicolor Cycling Team e foi 55º a 10s. Rui Costa (EF Education – EasyPost) foi 96º a 21s e António Morgado (UAE Team Emirates – XRG) 99º a 30s. Pedro Silva (Sabgal – Anicolor Cycling Team) foi 136º a 50s, Tiago Santos (Sabgal – Anicolor Cycling Team) 162º a 5:24 e Gonçalo Oliveira (Sabgal – Anicolor Cycling Team) 165º a 6:20.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Getty Images