Tobias Lund Andresen conquista caótica Surf Coast Classic!
O dinamarquês Tobias Lund Andresen (Team Picnic PostNL) venceu a 3ª edição da Surf Coast Classic, uma clássica de 157km entre Lorne Torquay, batendo ao sprint o australiano Sam Welsford (Red Bull – Bora – hansgrohe) e o alemão Tim Torn Teutenberg (Lidl – Trek). Lund Andresen confirmou mais uma vez o seu potencial ao dar a primeira vitória do ano à Team Picnic PostNL. A corrida ficou marcada por um ritmo caótico de início ao fim e contou com uma velocidade média de 48km/h!
Fuga não se consegue formar e echelons acontecem no pelotão
A Surf Coast Classic começou com diversas tentativas de ataque, mas nenhuma delas teve sucesso. A Ineos Grenadiers, a Lidl – Trek e a EF Education – EasyPost eram equipas que tentava pôr elementos na fuga do dia, mas o ritmo continuou elevado durante vários kms e a fuga continuava com bastantes dificuldades em formar-se.
Por volta do km 70, echelons aconteceram no pelotão e um grupo de 25 ciclistas conseguiu isolar-se. A Red Bull – Bora – hansgrohe, a Cofidis e a Soudal Quick-Step assumiram o comando do pelotão e tentava fechar o espaço de 25s. Poucos kms depois, alguns ciclistas conseguiram juntar-se ao grupo da frente que passou a ser composto por cerca de 40 ciclistas. A Cofidis e a Red Bull – Bora – hansgrohe seguiam na frente do pelotão que estava agora a 50s do grupo da frente.
Pelotão faz a ponte, mas os ataques voltam a acontecer
A 30km do fim, o pelotão conseguiu finalmente alcançar o grupo da frente. Poucos kms depois, ataques voltaram a acontecer no pelotão e um grupo composto por Ben Swift, Michal Kwiatkowski, Connor Swift e Lucas Hamilton (Ineos Grenadiers), Kelland O’Brien e Mauro Schmid (Team Jayco-AlUla), Sven Erik Bystrom (Groupama – FDJ), Bryan Coquard (Cofidis) e Andrea Raccagni Noviero (Soudal Quick-Step) conseguiu uma vantagem de 22s.
A cerca de 15km da meta, os nove da frente foram alcançados pelo pelotão. Logo a seguir, três ciclistas conseguiram uma ligeira vantagem, mas foram rapidamente alcançados. Os ataques continuavam, mas as equipas dos principais sprinters não estavam a deixar ninguém ganhar um espaço importante.
Viking conquista as ruas de Torquay
A cerca de 5km da meta, um pequeno grupo conseguiu um ligeiro espaço. Os comboios dos sprinters começaram a aparecer na frente do pelotão e conseguiu fechar o espaço, poucos kms depois. O pelotão seguiu então junto até à linha de meta em Torquay e, tal como nas duas primeiras edições, a vitória acabou por ser decidida ao sprint.
Tobias Lund Andresen conseguiu bater ao sprint, o super favorito, Sam Welsford para somar assim a sua primeira vitória da temporada na Surf Coast Classic. Tim Torn Teutenberg continua a mostrar o seu talento e potencial ao conseguir fechar no pódio, após ser mais forte que Corbin Strong (Israel – Premier Tech). Bryan Coquard pode ter pagado caro os ataques em que esteve envolvido e acabou por ser apenas sexto.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Cor Vos