Thalita De Jong estreia-se a vencer em 2025 no Trofeo Binissalem-Andratx!

A neerlandesa Thalita De Jong (Human Powered Health) venceu a última corrida do Challenge Mallorca, o Trofeo Binissalem-Andratx, uma clássica 108km entre Binissalem e Andratx, após isolar-se na frente da corrida a cerca de 300 metros da meta. A italiana Silvia Persico (UAE Team ADQ) foi segunda a 14s e a francesa Cédrine Kerbaol (EF Education – Oatly) terceira a 15s. De Jong passou o bom momento de 2024 para 2025 e somou o seu primeiro triunfo com as cores da Human Powered Health.

Echelons marcam a fase inicial da corrida

O Trofeo Binissalem-Andratx começou com um ritmo alto. Ao km 10, as ciclistas entraram numa zona exposta ao vento e o pelotão acabou por partir. Mavi Garcia (Seleção da Espanha) foi uma das ciclistas que não ficou no primeiro pelotão. 20km depois, o primeiro pelotão mantinha um forte ritmo e tinha uma vantagem de 1:50 sobre o grupo de Mavi Garcia. Com o vento a ter impacto na corrida, nenhuma ciclista tentava formar a fuga do dia.

A 51km do fim, Marlen Reusser (Movistar Team), Katrine Aalerud (Uno-X Mobility) e Silvia Persico conseguiram uma pequena vantagem. 5km depois, as três acabaram por ser alcançadas. O ritmo da corrida seguiu elevado e o pelotão estava cada vez mais pequeno.

Corrida bastante atacada, mas nenhuma ciclista ganha um espaço importante

A 34km do fim, o pelotão estava reduzido a dezoito ciclistas. 6km depois, Claire Steels (Movistar Team), Thalita De Jong, Anastasiya Kolesava (Canyon//SRAM zondacrypto), Nina Berton (EF Education – Oatly) e Solbjork Minke Anderson (Uno-X Mobility) atacaram e conseguiram um pequeno espaço. A 23km do fim, as cinco da frente foram alcançadas. Mireia Benito (Seleção da Espanha), que estava na dianteira, começou a esperar por Mavi Garcia que a solo estava a fazer uma grande recuperação. 2km depois, Mavi e Benito chegaram ao grupo da frente.

A 16km do fim, Lily Williams (Human Powered Health) atacou e foi seguida por Eleonora Gasparrini (UAE Team ADQ). Cerca de 1km depois, as duas acabaram por ser alcançadas. A 13km do fim, Petra Zsanko (Ceratizit-WNT Pro Cycling) tentou também isolar-se, mas não teve sucesso. Logo a seguir, Mavi Garcia, Cédrine Kerbaol e Silvia Persico também mexeram na corrida, mas não conseguiram ganhar um espaço importante.

Thalita De Jong imperial na subida final

A 8km da meta, um corte aconteceu no grupo da frente. Uma das favoritas a vencer no dia de hoje, Marlen Reusser acabou por ficar cortada. A suíça tentou reentrar no grupo da frente, mas a UAE Team ADQ e a Uno-X Mobility não deixaram que isso acontecesse.

A 1.7km da meta, as ciclistas entraram na subida final, o Port d’Andratx, que tem uma pendente média de 9.6%. 200 metros depois, Cédrine Kerbaol atacou e conseguiu uma pequena vantagem. Thalita De Jong, Silvia Persico e Katrine Aalerud juntaram-se na perseguição à francesa. A 1km da meta, De Jong largou Aalerud e Persico. 200 metros depois, a neerlandesa conseguiu chegar a Kerbaol e aumentou de imediato o ritmo.

A 300 metros da meta, Kerbaol foi ao seu limite ao tentar seguir De Jong e acabou por ceder. A neerlandesa manteve o seu ritmo e acabou por conquistar assim o seu primeiro triunfo com as cores da Human Powered Health no Trofeo Binissalem-Andratx. Persico ainda tinha algo para dar, nos metros finais. A italiana largou Aalerud e ainda conseguiu passar por Kerbaol para ser então segunda a 14s. Aalerud acabou por ser quarta a 22s. Mavi Garcia não tinha as melhores pernas por causa da recuperação que teve de fazer, mas ainda fechou o top5 a 34s.

A portuguesa Mariana Líbano (Eneicat-CM Team) terminou fora do tempo de controlo.

O pódio do Trofeo Binissalem-Andratx com Cédrine Kerbaol, Thalita De Jong e Silvia Persico
O pódio do Trofeo Binissalem-Andratx com Cédrine Kerbaol, Thalita De Jong e Silvia Persico

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: Getty Images

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock