Clara Copponi regressa às vitórias no Schwalbe Women’s One Day Classic!
A francesa Clara Copponi (Lidl – Trek) venceu a Schwalbe Women’s One Day Classic, uma clássica de 90km com partida e chegada em Adelaide, batendo ao sprint a australiana Georgia Baker (Liv AlUla Jayco) e a italiana Rachele Barbieri (Team Picnic PostNL). Copponi regressou às vitórias, mais de 2 anos depois, e conquistou o seu primeiro triunfo com as cores da Lidl – Trek.
Começo com forte ritmo e Ally Wollaston com vários azares
A Schwalbe Women’s One Day Classic começou com um ritmo alto. Ao km 3, a principal favorita a vencer a clássica australiana, Ally Wollaston (FDJ-Suez) ficou envolvida numa queda. A neozelandesa conseguiu continuar em corrida e já tinha várias colegas de equipa à sua espera, pois não iria ser fácil reentrar no pelotão. 12km depois, vários ataques aconteceram no pelotão, mas nenhuma ciclista conseguiu ganhar um espaço importante.
Ao km 21, Wollaston sofreu um novo problema e foi obrigada a trocar de bicicleta. 14km depois, a neozelandesa conseguiu finalmente reentrar no pelotão. Poucos kms depois, Maike Van der Duin (Canyon//SRAM zondacrypto) e Alberte Greve (Uno-X Mobility) tentaram isolar-se na frente da corrida, mas foram rapidamente alcançadas.
Vários ataques, mas tudo se volta a juntar
A 46km do fim, Amanda Spratt (Lidl – Trek) atacou e foi seguida por Silke Smulders (Liv AlUla Jayco) e Simone Boilard (Uno-X Mobility). 3km depois, Ruth Edwards (Human Powered Health) chegou às três da frente, mas o pelotão rapidamente fechou o espaço. A 41km do fim, Greta Marturano (UAE Team ADQ) e Amber Pate (Liv AlUla Jayco) atacaram e formaram a fuga do dia. As duas conseguiram uma vantagem de cerca de 25s sobre o pelotão.
Marturano e Pate ainda conseguiram resistir durante alguns kms, mas acabaram por ser alcançadas a 15km do fim. 7km depois, Chloé Dygert (Canyon//SRAM zondacrypto) atacou e foi seguida por Rachele Barbieri. A sprinter italiana não colaborava com a americana que mantinha um ritmo alto. A 3km da meta, as duas acabaram por ser alcançadas. Poucos metros depois, Dominika Wlodarczyk (UAE Team ADQ) tentou surpreender com um ataque de longe, mas não teve sucesso.
Poderoso sprint de Clara Copponi
No km final, a Canyon//SRAM zondacrypto assumiu o comando e tinha Chloé Dygert na posição certa para o sprint final. A americana lançou o sprint, mas não estava com as melhores pernas e foi rapidamente ultrapassada por Clara Copponi e Georgia Baker. A australiana da Liv AlUla Jayco ainda tentou, mas não teve capacidade para passar a francesa da Lidl – Trek que regressou assim aos triunfos na Schwalbe Women’s One Day Classic. Nos últimos metros, Rachele Barbieri ainda conseguiu passar Dygert para fechar assim o pódio. Ally Wollaston pagou caro as recuperações que teve de fazer e foi apenas 7ª.
A portuguesa Maria Martins (Canyon//SRAM zondacrypto) foi 75ª a 6:22.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Getty Images