Hat-trick para Sam Welsford na etapa final do Tour Down Under! Jhonatan Narvaez vence geral!
O australiano Sam Welsford (Red Bull – Bora – hansgrohe) venceu a última etapa do Tour Down Under, uma ligação de 90km na cidade de Adelaide, batendo ao sprint o francês Bryan Coquard (Cofidis) e o alemão Phil Bauhaus (Bahrain Victorious). Welsford conquistou três etapas no Tour Down Under pelo segundo ano consecutivo. Jhonatan Narvaez (UAE Team Emirates XRG) chegou seguro no pelotão e conquistou a geral.
Forte trio na fuga do dia
A última etapa do Tour Down Under começou com Casper Pedersen (Soudal Quick-Step), Damien Howson (Seleção da Austrália) e Kelland O’Brien (Team Jayco-AlUla) a saírem do pelotão e a formarem a fuga do dia. Ao km 18, no primeiro sprint intermédio do dia, Pedersen conquistou a pontuação máxima. O pelotão não podia dar grande espaço à fuga no circuito de Adelaide e a vantagem do trio da frente acabou por ser apenas de 25s. 20km depois, na primeira contagem do dia, Howson foi o primeiro a passar no topo.
A 40km do fim, Luke Plapp (Team Jayco-AlUla) tentou sair do pelotão, mas não teve sucesso. 3km depois, Finn Fisher-Black (Red Bull – Bora – hansgrohe) atacou, mas não conseguiu ganhar um espaço importante. Logo a seguir, no segundo sprint intermédio do dia, O’Brien assegurou a pontuação máxima.

Fuga alcançada nos kms finais e Sam Welsford faz o hat-trick
A 16km do fim, na última contagem do dia, Howson foi o primeiro a passar no alto. O trio da frente estava a conseguir resistir, mas tinha apenas uma vantagem de 10s. 8km depois, Pedersen atacou e conseguiu isolar-se. Howson e O’Brien acabaram por ser alcançados. A 2.5km da meta, Pedersen foi também alcançado. 600 metros depois, uma queda aconteceu no pelotão que acabou por partir em várias partes.
A Red Bull – Bora – hansgrohe assumiu o comando e tinha Sam Welsford no sítio certo para o sprint final. Byran Coquard estava na roda do australiano e Rui Oliveira (UAE Team Emirates XRG) na roda do francês. Após a última curva, o português perdeu ligeiramente a roda de Coquard e teve de lançar o seu sprint mais cedo. Welsford lançou o sprint final com Coquard na sua roda. O francês não teve capacidade para passar o australiano para vencer assim a etapa final do Tour Down Under. Phil Bauhaus mesmo em cima do risco de meta conseguiu passar Rui Oliveira para ser terceiro.
Afonso Eulálio (Bahrain Victorious) chegou seguro no pelotão e foi 77º. Na geral, Eulálio foi 15º a 1:06 e Rui Oliveira 98º a 22:29.
Jhonatan Narvaez é assim o grande vencedor do Tour Down Under, batendo Javier Romo (Movistar Team) por 9s e Finn Fisher-Black por 12s. Sam Welsford venceu os pontos e Fergus Browning (Seleção da Austrália) a montanha. Albert Philipsen (Lidl – Trek) foi o melhor jovem e a Lidl – Trek a melhor equipa.


Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Getty Images