Marc Hirschi conquista Clàssica Comunitat Valenciana! António Morgado foi 3º!
O suíço Marc Hirschi (Tudor Pro Cycling Team) venceu a Clàssica Comunitat Valenciana 1969 – GP Valencia, uma clássica de 185.5km entre Valencia e La Nucia, batendo ao sprint o italiano Cristian Scaroni (XDS Astana Team). Hirschi entrou a vencer na temporada e somou o seu primeiro triunfo com as cores da Tudor Pro Cycling Team. O português António Morgado (UAE Team Emirates XRG) seguiu com o seu bom momento de forma e bateu ao sprint o colombiano Santiago Buitrago (Bahrain Victorious) para ser terceiro.
Aventura da fuga do dia
A Clàssica Comunitat Valenciana começou com Xavier Cañellas (Sabgal – Anicolor Cycling Team), Eric Fagundez (Burgos Burpellet BH), Baptiste Veistroffer (Lotto) e Martin Pedersen (Lidl – Trek Future Racing) a saírem do pelotão e a formarem a fuga do dia. Os quatro conseguiram uma vantagem de cerca de 3:00 sobre o pelotão. Por volta do km 35, Fagundez decidiu tirar pé e foi assim alcançado pelo pelotão. O pelotão continuava a controlar a vantagem da fuga e não dava uma diferença superior a 3:00.
Na segunda metade da corrida, o pelotão começou a acelerar e a vantagem da fuga começava a cair. A 47km do fim, Cañellas deixou de ter capacidade para seguir o ritmo da frente e foi alcançado. 4km depois, os ciclistas entraram no Coll de Rates, com 6.7km a 5.2%. Poucos metros depois, Pedersen deixou de ter capacidade para seguir Veistroffer e foi alcançado. A 41km do fim, Veistroffer também acabou por ser alcançado. O pelotão impunha um forte ritmo e começava a perder elementos.
Forte trio isola-se no Alto de Turron Duro
A 30km do fim, alguns ataques aconteceram no pelotão, mas não tiveram sucesso. 7km depois, um grupo de oito ciclistas conseguiu isolar-se com uma vantagem de cerca de 20s. A 13km da meta, os ciclistas entraram no Alto de Turron Duro, com 3.5km a 9%. Cerca de 2km depois, os oito da frente foram alcançados. Logo a seguir, Santiago Buitrago (Bahrain Victorious) atacou e isolou-se na frente da corrida. Jan Christen (UAE Team Emirates XRG) reagiu ao ataque do colombiano e foi seguido por Cristian Scaroni e Marc Hirschi.
A 10.5km da meta, Scaroni atacou e fez a ponte para Buitrago. Poucos metros depois, Christen e Hirschi também chegaram à dianteira. Logo a seguir, Christen atacou, mas não conseguiu isolar-se. Hirschi não foi ao choque e a ritmo reentrou no grupo da frente. A 9.6km da meta, Buitrago deixou de ter capacidade para seguir o ritmo do grupo da frente. 100 metros depois, Christen tentou isolar-se, mas Scaroni e Hirschi conseguiram agarrar a sua roda.

Marc Hirschi estreia da melhor forma e mais uma grande exibição de António Morgado
António Morgado fez uma bela subida a seu ritmo e, na descida do Alto de Turron Duro, conseguiu fazer a ponte para Buitrago. A 4.6km da meta, Scaroni atacou e isolou-se na frente da corrida. Hirschi tentava fechar o espaço. Christen não colaborava com o seu compatriota, pois estava a sofrer com problemas físicos. 900 metros depois, Hirschi largou Christen e chegou a Scaroni. Poucos metros depois, Morgado e Buitrago passaram diretos por Christen.
Cristian Scaroni e Marc Hirschi mantiveram uma boa vantagem sobre os dois perseguidores e acabaram por disputar a corrida ao sprint. Hirschi lançou o sprint final e acabou por não dar hipótese para triunfar assim na Clàssica Comunitat Valenciana. Scaroni não teve pernas para o sprint do suíço, mas conseguiu um excelente segundo posto. António Morgado levou a melhor ao sprint frente a Santiago Buitrago para fechar assim o pódio.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Clàssica CV 1969 – Gran Premi València