Sandra Alonso encerra a época com vitória no Tour of Guangxi!
A espanhola Sandra Alonso (Ceratizit – WNT Pro Cycling) venceu a última clássica da temporada, o Tour of Guangxi, corrida cm 134,3km ao redor de Nanning, após bater ao sprint a italiana Giada Borghesi (Human Powered Health). A polaca Marta Lach (Ceratizit – WNT Pro Cycling) foi terceira, vencendo o sprint do reduzido grupo perseguidor, já a 2:47 da vencedora.
Começo rápido, mas só na terceira volta a corrida partiu
A temporada World Tour feminina chegou ao fim esta madrugada com o Tour of Guangxi. O percurso alterou relativamente aos anos anteriores, incluindo agora uma íngreme subida no circuito de Nanning. A corrida começou com vários ataques na primeira subida. Tiril Jorgensen (Team Coop – Repsol), Idoia Eraso (Laboral Kutxa – Fundación Euskadi) e Aurela Nerlo (Winspace) ganharam algum espaço, mas foram depois absorvidas pelo pelotão.
A corrida manteve-se assim durante toda a segunda volta ao circuito, mas voltou a tornar-se ofensiva na terceira volta. Eraso escapou sozinha até ao topo da subida, enquanto na perseguição se colocavam Jorgensen, Silvia Zanardi (Human Powered Health) Laura Tomasi (Laboral Kutxa – Fundación Euskadi), Elena Pirrone (Roland), Kathrin Schweinberger (Ceratizit – WNT Pro Cycling), Anne Knijnenburg (VolkerWessels Pro Cycling Team), Karolina Kumięga (UAE Team ADQ), e Hanna Tserakh (BTC City Ljubljana Zhiraf Ambedo).
A espanhola manteve-se na frente durante quase toda a terceira volta, mas foi alcançada a 55km do fim. Rapidamente o grupo na dianteira entrou na quarta volta e uma nova situação de corrida se proporcionou. Pirrone, Kumięga, Knijnenburg e Jorgensen deixaram as adversárias para trás na quarta passagem pela subida. Enquanto isso, Tamara Dronova (Roland) atacou no já reduzido pelotão e chegou à frente. Compôs-se assim uma nova situação de corrida com cinco ciclistas na frente.
Junção na frente e ataque decisivo de longe com Borghesi e Alonso
Perante a forte ameaça na frente, Barbara Malcotti (Human Powered Health) atacou no pelotão, que se partiu completamente. O ritmo da italiana levou poucas ciclistas consigo, e apanhou todas as peças restantes até chegar à dianteira. Com a junção a 35,5km do fim, Giada Borghesi atacou, e apenas Sandra Alonso foi capaz de a seguir. As duas ganharam alguma vantagem, perante o cansaço do pelotão, e entraram na volta final, com 27,2km pela frente, com 1:15 de vantagem.
Com a chegada à quinta passagem pela subida, Borghesi impôs o ritmo, mas Alonso tentou atacar a 100m do topo. A espanhola ganhou uma ligeira vantagem, mas a italiana fechou o espaço. As duas colaboraram até final, e aumentaram a vantagem perante a perseguição. O grupo perseguidor não se conseguia entender, e permitiu que mais ciclistas reentrassem. Karolina Kumiega (UAE Team ADQ), Tiril Jorgensen e Cristina Tonetti (Laboral Kutxa – Fundacion Euskadi) tentaram escapar desse grupo, mas não foram capazes.
A dupla na frente entrou no km final com tempo e espaço para decidir a vitória. Borghesi acabou por ficar na frente, e Alonso aproveitou perfeitamente a situação. Mais rápida ao sprint, a espanhola arrancou e não deu hipótese à adversária, para vencer assim o Tour of Guangxi. O grupo perseguidor chegava 2:47 depois, com Marta Lach a vencer o sprint pelo terceiro posto. A vitória de Alonso deu-lhe também o seu primeiro triunfo no World Tour.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Getty Images