Matevz Govekar vence etapa final, Lennert van Eetvelt conquista Tour of Guangxi!
O esloveno Matevz Govekar (Bahrain Victorious) estreou-se a vencer no World Tour ao conquistar a etapa final do Tour of Guangxi, uma jornada de 134,3km ao redor de Nanning. Govekar foi o mais forte ao sprint num pelotão reduzido, batendo o neerlandês Marijn van den Berg (EF Education – EasyPost), após um grande lançamento do australiano Robert Stannard (Bahrain Victorious), que ainda foi terceiro. Lennert van Eetvelt (Lotto Dstny) chegou nesse reduzido pelotão e assegurou a conquista da geral final.
Corrida partida desde cedo na luta pela montanha
A etapa final do Tour of Guangxi contou com cinco voltas a um circuito à volta de Nanning. Com 27,2km de extensão, a chave do circuito estava numa subida de 1,2km com quase 12% de pendente média, colocada logo nos primeiros 7km. A jornada começou com um ritmo elevado e vários ataques antes e durante a subida. Remi Cavagna (Movistar) conseguiu uma pequena vantagem, mas foi alcançado após o topo da contagem.
O ritmo fez partir o pelotão, e deixou 37 ciclistas na frente, com o líder da montanha, Pepijn Reiderink (Soudal Quick-Step) na perseguição. Com cerca de 15km percorridos formou-se uma primeira fuga com Tim Wellens (UAE Team Emirates), Tosh van der Sande (Team Visma | Lease a Bike), Stan Dewulf (Decathlon AG2R La Mondiale), Michael Leonard (INEOS Grenadiers), Esteban Chaves (EF Education – EasyPost) e Amanuel Ghebreigzabhier (Lidl – Trek).
Fuga estabelecida em fase mais tranquila
O segundo pelotão acabou por juntar no primeiro logo de seguida. Em resposta, Reinderink atacou e colocou-se em posição intermédia com Warre Vangheluwe (Soudal Quick-Step). A Lotto Dstny assumiu o controlo do pelotão, e os dois homens da Soudal Quick-Step acabaram por ser alcançados na primeira passagem pela meta, ao km 25. Pouco mais de 5km depois, com o grupo a 40s, Reinderink voltou a atacar, mas foi rapidamente alcançado. O neerlandês passou algumas dificuldades com o pelotão alongado, mas segurou-se no pelotão.
Ao km 52, na segunda passagem pelo risco de meta, Tim Wellens venceu o primeiro sprint intermédio. O grupo contava já com cerca de 2min de vantagem, e chegava à terceira subida. No topo da contagem, Dewulf foi primeiro. A Lotto Dstny controlou sempre a diferença, e na volta 4 Ghebreigzabhier tentou escapar. O eritreu não teve sucesso e o grupo escapado acabou por alcançá-lo.
Volta final partiu o pelotão e eliminou os puros sprinters
O grupo entrou na volta final com apenas 30s de vantagem. O pelotão alcançou os escapados na subida e os ataques começaram a acontecer. Lennert van Eetvelt deu grande resposta, e manteve-se na frente com Pavel Sivakov (UAE Team Emirates) e Alex Baudin (Decathlon AG2R La Mondiale). Os rivais responderam de pronto, e voltaram à dianteira após o topo da contagem. Mais atrás, os homens rápidos passavem por dificuldades. O líder por pontos, Ethan Vernon (Israel – Premier Tech), era um dos descolados.
Daí até final, os ataques foram uma constante na frente. O ritmo de para-arranca permitiu que mais ciclistas chegassem à frente, mas a 11km do fim o grupo de Vernon estava ainda a 30s. Várias equipas foram assumindo o trabalho, mas o grupo dos sprinters reentrou já dentro do km final. Apesar disso, tornou-se impossível discutirem a vitória. Marijn van den Berg abriu o sprint um pouco cedo, e Matevz Govekar aproveitou para conquistar a sua primeira vitória World Tour.
Lennert van Eetvelt foi 25º e garantiu a conquista do Tour of Guangxi com 5s sobre Oscar Onley (Team dsm-firmenich PostNL) e 15s sobre Alex Baudin (Decathlon AG2R La Mondiale). O belga venceu também a juventude, enquanto Vernon venceu por pontos. Reinderink conquistou a montanha e a UAE Team Emirates venceu coletivamente.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: SprintCyclingAgency