Lindsay de Vilder conquista o Omnium no 4° dia dos Campeonatos do Mundo de Pista!
O quarto dia dos Campeonatos do Mundo de Pista em Ballerup, na Dinamarca consagrou Lindsay de Vilder como o novo Campeão do Mundo de Omnium. Rui Oliveira tentou defender o título de 2023 de Iuri Leitão, mas fechou em sexto após mais uma grande exibição. A Dinamarca voltou novamente a festejar, com Amalie Dideriksen e Julie Leth a vencerem o Madison. Anna Morris venceu o título na Perseguição Individual, mas Chloé Dygert voltou a fazer cair o Recorde do Mundo na qualificação. Nos 500m TT, Iana Burlakova foi a surpresa do dia ao sagrar-se a nova Campeã do Mundo.
Omnium Masculino
O belga Lindsay de Vilder é o novo Campeão do Mundo de Omnium, vencendo um emocionante concurso ao conquistar 150pts nas quatro corridas! O italiano Simone Consonni foi segundo, com 138pts, enquanto o neerlandês Yanne Dorenbos completou o pódio com 128pts. Rui Oliveira chegou a estar na liderança virtual, mas terminou em sexto com 124pts.
O concurso de Omnium começou com o Scratch, onde o neerlandês Yanne Dorenbos foi o mais forte, somando os primeiros 40 pontos. Rui Oliveira terminou em quinto, após partir o selim a volta e meia do fim. O português estava na luta pela vitória com o neerlandês. Na Tempo Race, o francês Oscar Nilsson-Julien conseguiu a vitória com 24pts. Dorenbos foi segundo e reforçou a sua liderança. Rui Oliveira foi nono, com 3pts, não conseguindo integrar o grupo que dobrou o pelotão.

Na sessão da noite, o Omnium recomeçou com a corrida de eliminação. Rui Oliveira esteve em destaque ao ser segundo, batido apenas pelo britânico Ethan Hayter. Na Corrida por Pontos, a última corrida do Omnium, Rui Oliveira tentou novamente a sua sorte, conseguindo amealhar pontos que o colocaram na liderança provisória. Lindsay de Vylder conseguiu recuperar com uma volta de avanço, e acabou por triunfar no evento e também no Omnium, com 150pts. Rui Oliveira fechou no 6º lugar, ficando a 26 pts do belga, após quebrar na fase final.

Madison Feminino

As dinamarquesas Amalie Dideriksen e Julie Leth são as novas Campeãs do Mundo de Madison! A dupla conquistou o título com 46pts, batendo as francesas Victoire Berteau e Marion Borras, segundas com 43pts. A Grã-Bretanha com por Neah Evans e Katie Archibald fechou o pódio com 42pts.

Perseguição Individual Feminina

A britânica Anna Morris é a nova Campeã do Mundo na Perseguição Individual. Na final, Morris superou a americana Chloé Dygert, ao cumprir os 3km em 3:16:560. Dygert ficou-se pela Prata, com o registo de 3:16:877. Na corrida pelo bronze, a neozelandesa Bryony Botha bateu a alemã Franziska Brauss, com o tempo de 3:21:08.
Na parte da manhã, Dygert esteve em destaque, ao estabelecer o Recorde do Mundo em 3:15:663.

500m TT Feminino

A russa Iana Burlakova protagonizou a maior surpresa do dia, ao sagrar-se a nova Campeã do Mundo nos 500m TT. Burlakova cumpriu os 500m em 32:863 para conquistou o Ouro. A britânica Sophie Capewell foi segunda, com o tempo de 33:010, e a sua compatriota Katy Marchant, foi terceira com 33:119.

Assim terminou o quarto e penúltimo dia dos Campeonatos do Mundo de Pista. Amanhã será o último dia, onde decorrerão as provas de Sprint, Eliminação e Madison masculinas e o Keirin feminino.
Fotos: UCI