Marta Lach bisa e conquista Tour of Chongming Island!
A polaca Marta Lach (Ceratizit-WNT Pro Cycling) venceu a última etapa do Tour of Chongming Island, uma ligação de 113km com partida e chegada em Chongming New City Park, batendo ao sprint as neerlandesas Scarlett Souren e Sofie Van Rooijen (VolkerWessels Pro Cycling Team). Com a vitória na etapa, Lach conquistou assim o Tour of Chongming Island, a primeira corrida por etapas da sua carreira.
Começo com ritmo alto, mas fuga acaba por se formar
A última etapa do Tour of Chongming Island começou com um ritmo alto. Ao km 6, na contagem do dia, Anne Knijnenburg (VolkerWessels Pro Cycling Team) foi a primeira a passar no alto. 26km depois, no primeiro sprint intermédio do dia, Sofie Van Rooijen assegurou a bonificação máxima. Tereza Neumanova (UAE Team ADQ) conquistou 2s de bonificação e Marta Lach 1s. O pelotão seguia compacto e nenhuma ciclista tentava formar a fuga do dia.
Ao km 55, no segundo sprint intermédio do dia, Scarlett Souren assegurou a bonificação máxima. Kathrin Schweinberger (Ceratizit-WNT Pro Cycling) conquistou 2s de bonificação. Logo a seguir, Nela Slanikova (Team Dukla Praha) e Anne Knijnenburg atacaram e formaram a fuga do dia. A cerca de 40km do fim, April Tacey (Team Coop – Repsol), Aurela Nerlo (Winspace) e Rachael Wales (ARA | Skip Capital) saíram do pelotão e tentavam chegar às duas da frente.
A 35km do fim, no último sprint intermédio do dia, Anne Knijnenburg conquistou a bonificação máxima. April Tacey ainda assegurou 1s de bonificação. Poucos kms, as três perseguidoras foram alcançadas. As duas da frente tinham uma vantagem de 1:30 sobre o pelotão. A 22km do fim, Knijnenburg atacou e Nela Slanikova não teve capacidade para a seguir. Poucos kms depois, Slanikova acabou por ser alcançada. A Ceratizit-WNT Pro Cycling impunha um forte ritmo e começava a fechar o espaço para a sobrevivente da fuga do dia.
Fuga alcançada e Marta Lach bisa em Chongming New City Park
Anne Knijnenburg ainda conseguiu resistir durante alguns kms, mas acabou por ser alcançada a 4km da meta. Nos metros finais, Eleonora Gasparrini (UAE Team ADQ) assumiu o comando e começou a lançar o sprint de Tereza Neumanova. A checa lançou o sprint final, mas acabou por ser rapidamente ultrapassada por Marta Lach. A polaca acabou por não dar hipótese e conquistou assim a etapa final do Tour of Chongming Island. Scarlett Souren e Sofie Van Rooijen conseguiram passar Silvia Zanardi (Human Powered Health) e Neumanova para serem 2ª e 3ª, respetivamente.
Marta Lach é assim a grande vencedora do Tour of Chongming Island, batendo Mylene De Zoete (Ceratizit-WNT Pro Cycling) por 8s e Scarlett Souren por 14s. Lach venceu também os pontos e Souren foi a melhor jovem. Anne Knijnenburg venceu a classificação da montanha e a Ceratizit-WNT Pro Cycling foi a melhor equipa.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Tour of Chongming Island