Elisa Longo Borghini conquista pela 4ª vez o Giro dell’Emilia!
A campeã italiana Elisa Longo Borghini (Lidl – Trek) venceu o Giro dell’Emilia, uma clássica de 114.2km entre Vignola e Bolonha, após isolar-se na frente da corrida a cerca de 1.4km da meta. As francesas Evita Muzic (FDJ-Suez) e Juliette Labous (Team DSM-Firmenich PostNL) foram 2ª e 3ª, respetivamente, ambas a 9s. Longo Borghini conquistou o seu sétimo triunfo em 2024 e reforçou o seu recorde de mais vitórias no Giro dell’Emilia.
Começo com ritmo alto, mas fuga ainda consegue formar-se
O Giro dell’Emilia feminino começou com um ritmo alto. Ao km 15, alguns ataques aconteceram no pelotão, mas a fuga não conseguiu formar-se. O frio e a chuva estavam a ter bastante impacto na corrida e o pelotão acabou por seguir compacto no resto da primeira metade da corrida. A 43km do fim, Marta Pavesi e Chiara Reghini (Top Girls Fassa Bortolo) atacaram e formaram a fuga do dia. As duas italianas conseguiram uma vantagem de 2:00 sobre o pelotão.
Tricolor italiano brilha em San Luca
A 10km da meta, as duas da frente acabaram por ser alcançadas. Logo a seguir, as ciclistas entraram na primeira passagem na subida em San Luca, com 2,1km a 9,4%. O ritmo da corrida aumentou bastante e o pelotão acabou por partir. Nenhuma ciclista acabou por conseguir isolar-se e a corrida prosseguiu para ser decidida na subida final a San Luca.
A cerca de 1.4km da meta, já na subida final, Elisa Longo Borghini acelerou e conseguiu isolar-se na frente da corrida. Evita Muzic e Juliette Labous juntaram na perseguição à campeã italiana, mas não estavam a conseguir fechar o espaço. Longo Borghini seguiu assim com o seu ritmo e conquistou pela 4ª vez na carreira o Giro dell’Emilia. Muzic foi mais forte ao sprint que Labous para ser segunda a 2s.
Destaca-se a excelente prestação de Urska Zigart (Liv AlUla Jayco) que foi 4ª a 16s. Nienke Vinke (Team DSM-Firmenich PostNL) confirmou novamente o seu potencial ao conseguir ser 6ª a 36s. Monica Colonel (Bepink – Bongioanni) e Maeva Squiban (Arkea-B&B Hotels) confirmaram mais uma vez a excelente temporada que estão a fazer ao conseguirem ser 7ª e 9ª, respetivamente.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Cailotto