Tadej Pogacar estreia-se a vencer como Campeão do Mundo no Giro dell’Emilia!

O esloveno, Campeão do Mundo, Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) venceu o Giro dell’Emilia, uma clássica de 215.5km entre Vignola e Bolonha, após isolar-se na frente da corrida a 38km da meta. O britânico Tom Pidcock (Ineos Grenadiers) foi segundo e o italiano Davide Piganzoli (Team Polti Kometa) terceiro, ambos a 1:54. Pogacar conquistou a sua 24ª vitória em 2024 e a sua primeira com a camisola arco-íris.

Fuga forma-se cedo na corrida

O Giro dell’Emilia começou com um ritmo alto. Ao km 10, alguns ataques aconteceram no pelotão, mas acabaram por não ter sucesso. 7km depois, Benjamin Thomas (Cofidis), Dimitri Peyskens (Bingoal WB), Roberto González (Team Corratec – Vini Fantini), Ander Ganzabal (Euskaltel – Euskadi), Alessio Martinelli (VF Group – Bardiani CSF – Faizanè) e José Muñiz (Petrolike) saltaram do pelotão e formaram a fuga do dia. Os seis conseguiram uma vantagem de 6:30 sobre o pelotão.

Ao km 75, Peyskens deixou de ter capacidade para seguir o ritmo do grupo da frente. 30km depois, a corrida foi neutralizada por causa da passagem de um comboio. A corrida foi rapidamente retomada com a fuga do dia a ter uma vantagem de 5:20 sobre o pelotão. A UAE Team Emirates começou a aumentar o ritmo no pelotão e a vantagem dos cinco da frente começava a cair.

Fuga alcançada e poderoso ataque de Tadej Pogacar

A 66km do fim, Muñiz perdeu o contacto com a frente da corrida. 2km depois, Gonzalez também acabou por ceder. Poucos kms depois, o forte ritmo e a chuva provocaram um corte no pelotão. A 47km do fim, os três da frente acabaram por ser alcançados. Os ciclistas começavam a lutar pelo posicionamento no pelotão que seria chave para as passagens na mítica subida do San Luca, com 2.1km a 9.4%.

A 39km do fim, Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) acelerou, mas Tadej Pogacar não deixou o belga ganhar um espaço importante. 1km depois, Pogacar atacou e rapidamente se isolou na frente da corrida, na primeira passagem em San Luca. Matteo Jorgenson (Team Visma | Lease a Bike) tentou seguir o esloveno, mas acabou por não conseguir e ficou em posição intermédia. A 30km do fim, o americano foi alcançado pelo pelotão. Logo a seguir, ataques aconteceram no pelotão que acabou por partir.

Arco-Íris brilha em San Luca

A cerca de 22km do fim, Florian Lipowitz (Red Bull – Bora – Hansgrohe) atacou a descer e tentava garantir um lugar no pódio. Attila Valter (Team Visma | Lease a Bike) tentou seguir o alemão, mas teve uma saída de estrada. Remco Evenepoel estava a passar mal e acabou por abandonar a corrida. A 15km da meta, Pogacar tinha 1:40 sobre Lipowitz e 2:05 sobre o pelotão. Cerca de 7km depois, Giulio Pellizzari (VF Group – Bardiani CSF – Faizanè), Michael Woods (Israel – Premier Tech) e Tom Pidcock saltaram do pelotão e tentavam chegar a Lipowitz. Alguns kms depois, os três foram alcançados pelo pelotão.

Tadej Pogacar seguiu com o seu ritmo e acabou por se estrear assim a vencer como Campeão do Mundo no Giro dell’Emilia. Na subida final em San Luca, Davide Piganzoli atacou e foi seguido por Michael Woods e Tom Pidcock. Os três passaram por Florian Lipowitz que estava em quebra total. Nos metros finais, Pidcock foi o mais forte ao sprint dos três para ser segundo. Piganzoli fez uma grande corrida e conseguiu um fantástico terceiro posto.

Roger Adrià (Red Bull – Bora – Hansgrohe) confirmou o seu bom momento ao conseguir ser 6º a 2:04. Enric Mas (Movistar Team) foi apenas 8º a 2:08. Archie Ryan (EF Education – EasyPost) também se mostrou muito bem ao conseguir ser 9º a 2:13. Primoz Roglic (Red Bull – Bora – Hansgrohe) também acabou por abandonar.

O aniversariante Rui Costa (EF Education – EasyPost) não terminou a corrida.

O pódio do Giro dell'Emilia com Tom Pidcock, Tadej Pogacar e Davide Piganzoli (Foto: Getty Images)
O pódio do Giro dell’Emilia com Tom Pidcock, Tadej Pogacar e Davide Piganzoli (Foto: Getty Images)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de Capa: Cor Vos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock