Jasper Philipsen conquista Munsterland Giro, após sprint dominador!
O belga Jasper Philipsen (Alpecin – Deceuninck) venceu a Munsterland Giro, uma clássica de 203km entre Haltern Am See e Munster, batendo ao sprint os seus compatriotas Jordi Meeus (Red Bull – Bora – Hansgrohe) e Milan Fretin (Cofidis). Philipsen mostrou a sua grande potência e somou o seu nono triunfo da temporada no dia da despedida de Simon Geschke (Cofidis) do ciclismo.
Começo com ritmo alto, mas fuga consegue formar-se
A Munsterland Giro começou com diversas tentativas de ataque, mas nenhuma delas teve sucesso. Ao km 19, Jannik Steimle (Q36.5 Pro Cycling Team), Adrien Maire (Tdt-Unibet), Tosh Van der Sande (Team Visma | Lease a Bike) e Jarno Grixa (P&S Metalltechnik Benotti) atacaram e formaram a fuga do dia. Poucos kms depois, Arno Claeys (Team Flanders – Baloise), Luca Dressler (Team Lotto – Kern Haus PSD Bank) e Sebastian Niehues (Rembe Pro Cycling Team Sauerland) fizeram a ponte para o quarteto da frente. Os sete conseguiram uma vantagem de 3:00 sobre o pelotão.
No início da segunda metade, o pelotão começou a aumentar o ritmo, mas a fuga ainda tinha uma vantagem superior a 2:00. A 80km do fim, Niehues cedeu e foi alcançado. Alguns ciclistas tentaram saltar do pelotão, mas acabaram por não ter sucesso. 20km depois, novos ataques aconteceram no pelotão. Um grupo de cinco ciclistas chegou a ter uma ligeira vantagem, mas foi rapidamente alcançado. Fabio Jakobsen (Team DSM-Firmenich PostNL) passou dificuldades, mas conseguiu reentrar no pelotão.
Jasper Philipsen impõe-se ao sprint na despedida de Simon Geschke
A 48km do fim, Claeys e Grixa deixaram de ter capacidade para seguir o ritmo da frente da corrida. A Alpecin – Deceuninck e a Lotto Dstny aumentaram o ritmo do pelotão e a vantagem da fuga começava a cair. 25km depois, a fuga do dia acabou por ser alcançado. Fabio Jakobsen acabou por perder o contacto com o pelotão. A 17km da meta, um grupo de sete ciclistas conseguiu uma ligeira vantagem, mas foi alcançado poucos kms depois.
Nos últimos kms, o ritmo era elevado e várias equipas lutavam pela frente do pelotão. A 1km da meta, uma queda aconteceu no pelotão que cortou ligeiramente. Arnaud De Lie (Lotto Dstny) acabou por ficar cortado. Nos metros finais, Danny Van Poppel (Red Bull – Bora – Hansgrohe) passou para o comando e começou a lançar o sprint de Jordi Meeus. O belga lançou o sprint final, mas foi rapidamente ultrapassado por Jasper Philipsen que não deu hipótese e conquistou assim a Munsterland Giro. Meeus ainda aguentou o forte sprint de Milan Fretin para ser segundo.

Simon Geschke terminou em casa a sua carreira no ciclismo. O alemão terminou a Munsterland Giro em 86º a 41s. Geschke conquistou na sua carreira 4 vitórias UCI. Uma delas foi no World Tour, uma vitória de etapa no Tour de France em 2015. Também se destaca, os terceiros lugares na geral final do Tour Down Under em 2020 e no Tour de Romandie em 2022.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Sprint Cycling Agency