Taco Van der Hoorn regressa aos triunfos na Elfstedenrace!
O neerlandês Taco Van der Hoorn (Intermarché – Wanty) venceu a Elfstedenrace, uma clássica de 200km com partida e chegada em Leeuwarden, após isolar-se na frente da corrida a cerca de 4km da meta. Van der Hoorn estreou-se a vencer esta temporada, depois de ter ficado um ano e meio parado por causa de uma grave lesão. O neerlandês Jelte Krijnsen (Parkhotel Valkenburg) foi segundo e o francês Christophe Laporte (Team Visma | Lease a Bike) terceiro, ambos a 7s.
Echelons marcam a fase inicial da corrida
A Elfstedenrace começou com um ritmo elevado e, como esperado, echelons aconteceram bastante cedo na corrida. Um grupo composto por Christophe Laporte, Tosh Van der Sande e Mick Van Dijke (Team Visma | Lease a Bike), Kelland O’Brien, Elmar Reinders e Max Walscheid (Team Jayco-AlUla), Nickolas Zukowsky, Nicolò Parisini e Rory Townsend (Team Jayco-AlUla), Gerben Thijssen, Rune Herregodts, Taco Van der Hoorn, Roel Van Sintmaartensdijk (Intermarché – Wanty), Simon Dehairs e Timo Kielich (Alpecin -Deceuninck), Emils Liepins e Nils Eekhoff (Team DSM-Firmenich PostNL), Lionel Taminiaux (Lotto Dstny), Lindsay de Vylder e Yentl Vandevelde (Team Flanders – Baloise), Jelte Krijnsen, Rick Ottema (Diftar Continental Cycling Team), Jorem Bloem (TDT-Unibet), Timothy Dupont (Tarteletto – Isorex) e Timo De Jong (VolkerWessels Pro Cycling Team) acabou por se isolar na frente da corrida.
A 90km do fim, o grupo da frente tinha uma vantagem de 2:25. O pelotão não estava a conseguir diminuir esta vantagem e alguns ciclistas começavam a abandonar a corrida. 15km depois, Thijssen deixou de ter capacidade para seguir o ritmo do grupo da frente. Poucos kms depois, Dupont e Vandevelde conseguiram uma pequena vantagem, mas ambos foram rapidamente alcançados.
Taco Van der Hoorn surpreende com ataque de longe
A 35km do fim, acelerações aconteceram na frente da corrida e o grupo acabou por partir. 12km depois, Laporte, Van der Hoorn, Reinders e Taminiaux atacaram e isolaram-se na frente da corrida. Poucos metros depois, Krijnsen saltou do grupo perseguidor e conseguiu fazer a ponte para o quarteto da frente. A 15km da meta, a diferença entre os cinco da frente e o grupo perseguidor era de 15s. Alguns ciclistas tentavam saltar do grupo perseguidor, mas nenhum deles conseguiu ganhar um espaço importante.
A cerca de 4km da meta, Van der Hoorn atacou e isolou-se na frente da corrida. Laporte, Krijnsen, Reinders e Taminiaux ficaram a marcar-se e o neerlandês conseguiu uma excelente vantagem. A 1.2km da meta, Laporte atacou e foi seguido por Krijnsen e Taminiaux. Van der Hoorn seguiu com o seu ritmo e estreou-se assim a vencer esta temporada na Elfstedenrace. Nos metros finais, Krjnsen conseguiu ser mais forte ao sprint que Laporte e Taminiaux para ser segundo a 7s.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Cor Vos