Max Poole estreia-se a vencer como profissional e é o novo líder do Tour de Langkawi!

O britânico Max Poole (Team DSM-Firmenich PostNL) venceu a terceira etapa do Tour de Langkawi, uma ligação de 170.3km entre Taiping e Cameron Highlands, batendo ao sprint o equatoriano Martin López (Astana Qazaqstan Team) e o italiamo Thomas Pesenti (JCL Team Ukyo). Poole estreou-se assim a vencer como profissional e é o novo líder da classificação geral.

Aventura da fuga do dia

A terceira etapa do Tour de Langkawi começou com Peerapol Chawchiangkwang (Thailand Continental Cycling Team), Jude Francisco (Seleção das Filipinas) e Muhammand Khairul (Seleção da Malásia) a saírem do pelotão e a formarem a fuga do dia. Ao km 17, na primeira contagem do dia, Francisco foi o primeiro a passar no topo. 11km depois, Khairul conquistou a pontuação máxima no primeiro sprint intermédio do dia. O pelotão impunha um ritmo tranquilo e o trio da frente conseguiu uma vantagem de 7:00.

Ao km 52, no segundo sprint intermédio do dia, Francisco conquistou a pontuação máxima. 25km depois, o filipino assegurou a pontuação máxima no último sprint intermédio do dia. Lorenzo Conforti (VF Group – Bardiani CSF – Faizanè), um dos sprinters da equipa italiana, acabou por abandonar a corrida. Na segunda metade da corrida, o ritmo começou a aumentar e a fuga do dia acabou por ser alcançada a 60km do fim. Os ciclistas já estavam na segunda contagem do dia, o KG Raja, com 19.1km a 3.6%. O líder da geral, Gleb Syritsa (Astana Qazaqstan Team) acabou por perder o contacto com o pelotão.

Alguns ataques e corrida acaba por partir na última subida do dia

A 38km do fim, Mario Aparicio (Burgos – BH) atacou e isolou-se na frente da corrida. 5km depois, o espanhol foi o primeiro a passar no topo da segunda contagem do dia. Novos ataques aconteceram no pelotão, mas a EF Education – EasyPost não deixou nenhum ciclista ganhar um espaço importante. A equipa americana também não deixava a vantagem de Aparicio subir para mais de 1:30.

A 12km da meta, já na última contagem do dia, o Brinchang, com 8.2km a 5.2%, Aparicio foi alcançado. 2km depois, Jorge Gutierrez (Equipo Kern Pharma) atacou, mas acabou por ser rapidamente alcançado. A cerca de 9km da meta, Max Poole saltou do pelotão e foi apenas seguido por Martin López e Anthon Charming (Astana Qazaqstan Team). 1km depois, Poole foi o primeiro a passar no topo da última contagem. O trio da frente tinha cerca de 10s de vantagem sobre Thomas Pesenti e Giovanni Carboni (JCL Team Ukyo), Gutierrez, Unai Iribar e Ibon Ruiz (Equipo Kern Pharma), Fernando Tercero (Team Polti Kometa), Mikel Bizkarra (Euskaltel – Euskadi) e José Manuel Diaz (Burgos – BH).

Max Poole impõe-se ao sprint

A 3km da meta, o trio da frente acabou por ser alcançado pelo grupo perseguidor. Os ciclistas estavam a descer até à linha de meta e o posicionamento era essencial para quem quisesse vencer a etapa. Nos metros finais, Max Poole lançou o sprint final e acabou por não dar hipótese, conquistando assim a etapa 3 do Tour de Langkawi! Martin López conseguiu ser mais forte que Thomas Pesenti para ser segundo. Paul Double (Team Polti Kometa) perdeu 39s, Sean Quinn (EF Education – EasyPost) 43s e Simon Carr (EF Education – EasyPost) 1:01.

Max Poole é o novo líder da classificação geral e da montanha do Tour de Langkawi. Matteo Malucelli (JCL Team Ukyo) é o novo líder dos pontos e a Equipo Kern Pharma lidera agora por equipas.

Max Poole subiu para a liderança da geral do Tour de Langkawi
Max Poole subiu para a liderança da geral do Tour de Langkawi

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: Cor Vos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock