Matteo Malucelli vence etapa 2 do Tour de Langkawi! Gleb Syritsa segue líder!
O italiano Matteo Malucelli (JCL Team Ukyo) venceu a segunda etapa do Tour de Langkawi, uma ligação de 154.5km entre Arau e Butterworth, batendo ao sprint o espanhol Manuel Peñalver (Team Polti Kometa) e o neerlandês Arvid de Kleijn (Tudor Pro Cycling Team). O russo Gleb Syritsa (Astana Qazaqstan Team) foi apenas quinto, mas segue líder da classificação geral.
Aventura da fuga do dia
A segunda etapa do Tour de Langkawi começou com diversas tentativas de ataque, mas nenhuma delas teve sucesso. Ao km 11, Fakhruddin Mazuki e Aiman Rosli (Terengganu Cycling Team), Wentao Sun (Li Ning Star), Pak Hang Ng (HSKI Pro Cycling Team), Muhammad Shaari e Abdul Aliyas (Seleção da Malásia) e Junrey Navarra (Seleção das Filipinas) atacaram e formaram a fuga do dia. 12km depois, no primeiro sprint intermédio do dia, Pak Hang Ng conquistou a pontuação máxima. Os sete da frente conseguiram uma vantagem de cerca de 3:00 sobre o pelotão.
Ao km 41, no segundo sprint intermédio do dia, Shaari conquistou a pontuação máxima. O pelotão aumentou ligeiramente o ritmo e a vantagem da fuga do dia caiu para 1:30. No início da segunda metade da corrida, o ritmo da corrida estava mais forte, mas os sete da frente estavam a conseguir resistir e seguiam com uma vantagem superior a 1:00.
A 40km do fim, Navarra e Shaari deixaram de ter capacidade para seguir o ritmo do grupo da frente e foi alcançado. 5km depois, no último sprint intermédio do dia, Pak Hang Ng assegurou a pontuação máxima. A 20km do fim, Luke Mudgway (Li Ning Star) saiu do pelotão e fez a ponte para o grupo da frente. Logo a seguir, Aliyas e Pak Hang Ng cederam e foram alcançados. O grupo da frente ainda resistiu durante alguns kms, mas acabou por ser alcançado a 7km da meta.
Malucelli triunfa em caótica chegada ao sprint
No km final, o ritmo era elevado com várias equipas a lutarem pela frente do pelotão. Nos metros finais, Manuel Peñalver surpreendeu ao lançar o sprint de longe. O espanhol parecia que ia para a vitória, mas tinha Matteo Malucelli na sua roda. Peñalver estava a começar a festejar, nos últimos metros, mas Malucelli com o esticar da bicicleta conseguiu passar o espanhol para vencer assim a etapa 2 do Tour de Langkawi. Arvid de Kleijn foi mais forte que Jakub Mareczko (Team Corratec – Vini Fantini) e Gleb Syritsa para fechar o pódio. Casper Van Uden (Team DSM-Firmenich PostNL) foi apenas 10º.
A 200 metros da meta, uma queda feia acabou por acontecer no pelotão. Max Poole (Team DSM-Firmenich PostNL), Paul Double e German Gomez (Team Polti Kometa), Simon Carr e Hugh Carthy (EF Education – EasyPost), Giovanni Carboni (JCL Team Ukyo) e Lorenzo Conforti (VF Group – Bardiani CSF – Faizanè) foram alguns dos ciclistas envolvidos, mas todos conseguiram cruzar a linha de meta.
Gleb Syritsa manteve a liderança da classificação geral e dos pontos do Tour de Langkawi. Tyler Tomkinson (Ara | Skip Capital) segue líder da montanha e a VF Group – Bardiani CSF – Faizanè lidera por equipas.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Cor Vos