Tadej Pogacar é o novo Campeão do Mundo de fundo, após exibição demolidora!

O esloveno Tadej Pogacar venceu a prova de fundo dos elites masculinos nos Campeonatos do Mundo em Zurich, na Suíça, após atacar a 100km da meta e isolar-se na frente da corrida a 51km do fim. Numa ligação de 274.5km entre Winterthur e Zurich, O australiano Ben O’Connor surpreendeu com um ataque nos kms finais para fazer segundo a 34s. O neerlandês Mathieu Van der Poel completou o pódio a 58s.

Rui Oliveira na fuga do dia e o azar de João Almeida

A prova de fundo dos elites masculinos nos Campeonatos do Mundo começou com diversas tentativas de ataque, mas nenhuma delas teve sucesso. Ao km 34, Silvan Dillier (Seleção da Suíça), Piotr Pekala (Seleção da Polónia) e Luc Wirtgen (Seleção do Luxemburgo) atacaram e formaram a fuga do dia. 3km depois, Tobias Foss (Seleção da Noruega) e Rui Oliveira (Seleção de Portugal) fizeram a ponte para o trio da frente. Poucos kms depois, Simon Geschke (Seleção da Alemanha), Markus Pajur (Seleção da Estónia) e Roberto González (Seleção do Panamá) também juntaram ao grupo da frente.

Rui Oliveira na fuga da prova de fundo dos Campeonatos do Mundo (Foto: Luca Bettini/SprintCyclingAgency©2024)
Rui Oliveira na fuga da prova de fundo dos Campeonatos do Mundo (Foto: Luca Bettini/SprintCyclingAgency©2024)

Por volta do km 44, Pajur e González perderam o contacto com a frente da corrida. A diferença entre os seis da frente e o pelotão era de 5:00. 10km depois, Pello Bilbao (Seleção de Espanha) e João Almeida (Seleção de Portugal) sofreram uma queda. Ambos ainda voltaram à bicicleta, mas acabaram por abandonar. Julian Alaphilippe (Seleção de França) também sofreu uma queda e abandonou a corrida. Alguns kms depois, Mikel Landa (Seleção de Espanha) acabou por abandonar. Afonso Eulálio (Seleção de Portugal) sofreu uma queda, mas conseguiu reentrar no pelotão.

Fortes nomes juntam-se à fuga e Pogacar ao ataque a 100km da meta

Ao km 144, Pablo Castrillo (Seleção de Espanha) saiu do pelotão, mas acabou por ser alcançado 2km depois. Logo a seguir, Jay Vine (Seleção da Austrália) atacou e foi seguido por Laurens De Plus (Seleção da Bélgica), Jan Tratnik (Seleção da Eslovénia), Mattia Cattaneo (Seleção da Itália), Magnus Cort (Seleção da Dinamarca), Pavel Sivakov (Seleção da França), Stephen Williams (Seleção da Grã-Bretanha), Kevin Vermaerke (Seleção dos Estados Unidos), Johannes Staune-Mittet (Seleção da Noruega) e Florian Lipowitz (Seleção da Alemanha).

O ataque de Tadej Pogacar (Foto: Cor Vos)
O ataque de Tadej Pogacar (Foto: Cor Vos)

A 105km do fim, os dez perseguidores fizeram a ponte para os seis da frente. Ataques começaram a acontecer no pelotão, mas a Eslovénia não deixou mais nenhum ciclista sair. 5km depois, Tadej Pogacar atacou e foi seguido por Quinn Simmons (Seleção dos Estados Unidos) e Andrea Bagioli (Seleção da Itália), Poucos metros depois, Simmons acabou por ceder. A 97km do fim, Bagioli deixou de ter capacidade para seguir Pogacar. Tratnik tirou pé para esperar pelo seu compatriota. 6km depois, os dois eslovenos chegaram ao grupo da frente.

Pogacar isola-se e perseguidores não consegue fechar o espaço

A 79km do fim, Pogacar atacou e ia isolar-se na frente da corrida, mas acabou por decidir esperar por Sivakov. 11km depois, o pelotão acabou por partir e Remco Evenepoel (Seleção da Bélgica), Mathieu Van der Poel e Bauke Mollema (Seleção dos Países Baixos), Quinn Simmons, Vermaerke e Matteo Jorgenson (Seleção dos Estados Unidos), Ben Healy (Seleção da Irlanda), Toms Skuins (Seleção da Letónia), Oscar Onley (Seleção da Grã-Bretanha), Mads Pedersen e Frederik Wandahl (Seleção da Dinamarca), Tobias Johannessen e Markus Hoelgaard (Seleção da Noruega), Romain Bardet e David Gaudu (Seleção da França), Mathias Vacek (Seleção da República Checa), Jai Hindley e Ben O’Connor (Seleção da Austrália), Enric Mas e Roger Ádria (Seleção da Espanha), Georg Zimmermann (Seleção da Alemanha) e Marc Hirschi (Seleção da Suíça) tentavam chegar à frente da corrida.

Toms Skujins e Ben Healy fizeram uma fantástica prova de fundo nos Campeonatos do Mundo (Foto: Getty Images)
Toms Skujins e Ben Healy fizeram uma fantástica prova de fundo nos Campeonatos do Mundo (Foto: Getty Images)

A 59km do fim, Healy, Onley e Skujins saltaram do grupo perseguidor e tentava chegar ao grupo da frente. 4km depois, Van der Poel, Vermaerke, Wandahl e Johannessen atacaram e tentavam chegar ao grupo de Skujins. A 51km do fim, Sivakov deixou de ter capacidade para seguir Pogacar. Onley deixou de ter capacidade para seguir Healy e Skujins e foi alcançado por Van der Poel. Sivakov estava em quebra total e não conseguia seguir nenhum destes grupos. Poucos kms depois, Evenepoel, Bardet, Gaudu, Mas, Adrià, Mollema, O’Connor, Hirschi, Simmons e Vacek chegaram a Onley e Van der Poel.

Exibição monumental de Pogacar

Ben O'Connor juntou a Prata na prova de fundo nos Campeonatos do Mundo à sua excelente temporada (Foto: Getty Images)
Ben O’Connor juntou a Prata na prova de fundo nos Campeonatos do Mundo à sua excelente temporada (Foto: Getty Images)

A 25km da meta, Pogacar tinha 1:00 de vantagem sobre os dois perseguidores e 1:25 sobre o grupo de Van der Poel e Evenepoel. 2km depois, Hirschi atacou e tentava a solo chegar a Skujins e Healy. A 19km da meta, Mas fez a ponte para o suíço. 3km depois, Hirschi e Mas chegaram a Healy e Skujins. Logo a seguir, O’Connor, Evenepoel e Van der Poel também chegaram ao grupo perseguidor. Pogacar estava a passar algumas dificuldades, mas acabou por conseguir voltar ao seu ritmo.

A 9km da meta, Van der Poel atacou e foi apenas seguido por Hirschi e Skujins. Poucos metros depois, Evenepoel, O’Connor e Healy regressaram à luta pelas medalhas. No grupo perseguidor começaram a marcar-se e ataques começaram a acontecer, mas todos acabavam por se juntar. Pogacar seguia com o seu ritmo e tinha uma vantagem superior a 40s. A 1.4km da meta, O’Connor surpreendeu com um grande ataque e ninguém acabou por apanhar a sua roda.

Mathieu Van der Poel venceu o sprint pelo Bronze (Foto: Getty Images)
Mathieu Van der Poel venceu o sprint pelo Bronze (Foto: Getty Images)

Tadej Pogacar seguiu assim com o seu ritmo e completou assim a sua temporada de sonho ao tornar-se no novo Campeão do Mundo de fundo em elites. Ben O’Connor mostrou-se novamente a grande temporada que está a fazer ao conseguir ficar com a Prata. Nos metros finais, Toms Skujins tentou surpreender ao lançar o sprint de longe, mas Mathieu Van der Poel agarrou a sua roda. O neerlandês conseguiu passar o letão para ficar com o Bronze. Mesmo assim, Skujins fez mais uma grande corrida e conseguiu um fantástico quarto lugar.

Rui Costa e Nelson Oliveira foram 42º e 55º, respetivamente, ambos a 12:09. João Almeida, Ivo Oliveira, Rui Oliveira e Afonso Eulálio não terminaram a corrida.

Pódio Final

O pódio da prova de fundo dos elites masculinos nos Campeonatos do Mundo com Ben O'Connor, Tadej Pogacar e Mathieu Van der Poel (Foto: UCI)
O pódio da prova de fundo dos elites masculinos nos Campeonatos do Mundo com Ben O’Connor, Tadej Pogacar e Mathieu Van der Poel (Foto: UCI)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de Capa: UCI

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock