Cat Ferguson faz a dobradinha nos Campeonatos do Mundo de Juniores!

A britânica Cat Ferguson venceu a prova de fundo das juniores femininas nos Campeonatos do Mundo e completou assim a dobradinha, depois de ter vencido o contrarrelógio na terça-feira. Numa ligação de 73.5km entre Uster e Zurich, Ferguson bateu ao sprint a espanhola Paula Ostiz e a eslovaca Viktória Chladonová para ser a nova Campeã do Mundo Júnior de fundo.

Começo com forte ritmo e bastante ofensivo

A prova de fundo das Juniores femininas nos Campeonatos do Mundo começou com um ritmo alto. Ao km 15, Arabella Blackburn (Seleção da Grã-Bretanha), Nina Lavenu (Seleção da França), Eleonora La Bella e Silvia Milesi (Seleção da Itália) e Weronika Wasaty (Seleção da Polónia) atacaram e formaram a fuga do dia. 4km depois, Lavenu cedeu e foi alcançada pelo pelotão.

A fuga nunca conseguiu uma grande vantagem e, ao km 26, acabou por ser alcançada. 3km depois, ataques aconteceram no pelotão e um grupo composto por Célia Gery (Seleção da França), Cat Ferguson, Megan Arens (Seleção dos Países Baixos), Paula Ostiz, Kamila Aasebo (Seleção da Noruega), Eleonora La Bella e Giada Silo (Seleção da Itália) e Lara Liehner (Seleção da Itália) conseguiu isolar-se na frente da corrida. As oito conseguiram uma vantagem de 20s sobre o pelotão.

Favoritas voltam a mexer e forte trio consegue isolar-se

A 34km do fim, ataques aconteceram na frente da corrida, mas acabaram por não ter sucesso. Eleonora La Bella acabou por ceder e foi alcançada. 4km depois, Imogen Wolff (Seleção da Grã-Bretanha) e Eirini Papadimitriou (Seleção da Grécia) saltaram do pelotão e tentavam chegar ao grupo da frente. A 26km do fim, as duas perseguidores fizeram a ponte para a frente da corrida. 1km depois, o grupo da frente foi alcançado. Logo a seguir, novos ataques aconteceram e Célia Gery, Imogen Wolff, Cat Ferguson, Paula Ostiz, Megan Arens, Viktória Chladonová e Giada Silo conseguiram isolar-se.

A 22km da meta, Imogen Wolff atacou, mas foi rapidamente alcançada. 2km depois, Viktória Chladonová acelerou e só Paula Ostiz e Cat Ferguson tiveram capacidade para a seguir. A 15km da meta, o trio da frente tinha uma vantagem de 40s sobre Célia Gery, Megan Arens e Giada Silo. 4km depois, Chladonová tentou isolar-se, mas acabou por não ter sucesso. Poucos kms depois, Arens largou Gery e Silo e tentava ainda reentrar na luta pelas medalhas.

Cat Ferguson emerge na chuva e faz a dobradinha

A 2.5km da meta, as três da frente começaram a marcar-se, mas tinham uma vantagem superior a 1:00 sobre Megan Arens. A neerlandesa ficou perto, mas não conseguiu fechar o espaço e as medalhas eram passar ser disputadas ao sprint pelas três da frente. No sprint final, Cat Ferguson não deu hipótese e fez assim a dobradinha nos Campeonatos do Mundo de Juniores. Paula Ostiz conseguiu ser mais forte que Viktória Chladonová para ficar com a Prata.

Megan Arens foi 4ª a 9s e Célia Gery 5ª a 53s. Giada Silo estava a lutar pela 5ª posição com Gery, mas sofreu uma queda feia, nos metros finais, que a tirou da luta pelo top5. A italiana ficou bastante maltratada, mas ainda conseguiu cruzar a linha de meta. Imogen Wolff ainda conseguiu ser a mais forte ao sprint do seu grupo para ser 6ª e fechar o grande dia da Grã-Bretanha.

Raquel Dias foi a melhor portuguesa e terminou na 75ª posição a 8:11. Maria Marques foi 91ª a 13:04.

O pódio da prova de fundo das juniores femininas nos Campeonatos do Mundo com Paula Ostiz, Cat Ferguson e Viktória Chladonová
O pódio da prova de fundo das juniores femininas nos Campeonatos do Mundo com Paula Ostiz, Cat Ferguson e Viktória Chladonová

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: UCI

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock