Lorenzo Finn é o novo Campeão do Mundo Júnior de fundo!
O italiano Lorenzo Finn venceu a prova de fundo dos juniores masculinos nos Campeonatos do Mundo, após isolar-se na frente da corrida a 21km da meta. Num percurso de 127km entre Uster e Zurich, Finn bateu o britânico Seb Grindley por 2:05 e o neerlandês Senna Remijn por 3:06. A corrida ficou marcada por uma queda feia do super favorito, o dinamarquês Albert Philipsen, a 23km da meta.
Começo com forte ritmo e corrida rapidamente se parte
A prova de fundo dos juniores masculinos nos Campeonatos do Mundo começou com um ritmo alto com a Dinamarca a comandar o pelotão. Ao km 15, Guilherme Lino (Seleção da Brasil) e Jasper Schoofs (Seleção da Bélgica) ficaram envolvidos numa queda. O ritmo da corrida seguia elevado e nenhum dos dois conseguiu reentrar no pelotão.
Ao km 35, Albert Philipsen atacou e acabou por partir o pelotão. Aubin Sparfel e Paul Seixas (Seleção da França), Lorenzo Finn e Enea Sambinello (Seleção da Itália), Hector Alvarez e Adria Pericas (Seleção da Espanha), Anton Louw Larsen (Seleção da Dinamarca), Seb Grindley, Patryk Goszczurny (Seleção da Polónia), Felix Orn-Kristoff, Marius Dahl e Henrik Johnsen (Seleção da Noruega), Paul Fietzke e Benedikt Benz (Seleção da Alemanha), Matisse Van Kerckhove (Seleção da Bélgica), Will Heath (Seleção da Austrália), Senna Remijn e Jurgen Zomermaand (Seleção dos Países Baixos), Peyton Burckel e Ashlin Barry (Seleção dos Estados Unidos) e Nicolas Halter (Seleção da Suíça) foram os únicos a seguir o dinamarquês.
Favoritos ao ataque e a queda feia de Albert Philipsen
Ao km 46, um grupo de cinco ciclistas conseguiu uma pequena vantagem, mas foi rapidamente alcançado. 5km depois, Lorenzo Finn e Hector Alvarez conseguiram um pequeno espaço. A 73km do fim, o italiano e o espanhol foram alcançados. Logo a seguir, acelerações aconteceram no pelotão e Philipsen, Finn, Seixas, Sparfel, Alvarez, Pericas, Van Kerckhove, Goszczurny, Remijn e Zomermaand conseguiram isolar-se. Fietzke, Grindley e Halter não foram ao choque, mas conseguiram a ritmo chegar ao grupo da frente.
Ao km 58, Louw Larsen e Barry conseguiram reentrar no grupo da frente. 9km depois, Finn atacou e conseguiu isolar-se na frente da corrida. O italiano conseguiu uma vantagem de cerca de 20s sobre os perseguidores. A 51km do fim, Philipsen atacou e foi seguido por Alvarez, Seixas, Grindley, Alvarez e Remijn. 14km depois, o dinamarquês atacou novamente e Seixas e Remijn acabaram por ceder. Philipsen, Alvarez e Grindley conseguiram fazer a ponte para Finn.
A 27km do fim, Seixas deixou de ter capacidade para seguir Remijn. Fietzke, Barry, Van Kerckhove e Zomermaand saltaram do terceiro grupo e tentavam ainda reentrar na luta pelas medalhas. 3km depois, Philipsen atacou e só Finn teve capacidade para o seguir. Poucos metros depois, numa descida, Philipsen sofreu uma queda. O dinamarquês ficou bastante maltratado e foi obrigado a abandonar. Alvarez a ritmo ainda conseguiu chegar a Finn.
Grande solo de Lorenzo Finn
A 21km da meta, Finn atacou e conseguiu isolar-se na frente da corrida. Alvarez estava completamente vazio e começava a perder bastante tempo. 5km depois, Grindley fez a ponte para o espanhol. A 13km da meta, Alvarez deixou de ter capacidade para seguir o britânico e tentava ainda garantir a medalha de Bronze. Fietzke e Barry conseguiram chegar a Remijn e tentavam aindam fazer a ponte para o espanhol.
Lorenzo Finn seguiu com o seu ritmo. O italiano, km após km, foi aumentando a sua vantagem sobre os perseguidores para se tornar assim no novo Campeão do Mundo Júnior de fundo. Seb Grindley seguiu também com o seu ritmo e conquistou assim a Prata. A cerca de 1km da meta, Paul Fietzke, Ashlin Barry e Senna Remijn passaram diretos por Hector Alvarez. No sprint pelo Bronze, Remijn conseguiu ser mais forte que Fietzke e Barry. Alvarez acabou por ser 6º a 3:44. Paul Seixas chegou com Jurgen Zomermaand a 4:11.
O português Daniel Moreira foi 37º a 11:13. Miguel Moreira não terminou a corrida.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: UCI