David Gaudu vence etapa final do Tour de Luxembourg! Antonio Tiberi conquista geral!
O francês David Gaudu (Groupama – FDJ) venceu a última etapa do Tour de Luxembourg, uma ligação de 178km entre Mersch e Luxembourg, após protagonizar um grande ataque a 1.3km da meta. O americano Quinn Simmons (Lidl – Trek) foi segundo e o francês Jordan Jegat (TotalEnergies) terceiro, ambos a 3s. O italiano Antonio Tiberi (Bahrain Victorious) foi quarto a 3s e conquistou a classificação geral por 15s sobre Mathieu Van der Poel (Alpecin – Deceuninck).
Começo ofensivo, mas fuga acaba por se formar
A etapa final do Tour de Luxembourg começou com um ritmo alto. Ao km 10, na primeira contagem do dia, Johannes Staune-Mittet (Team Visma | Lease a Bike) foi o primeiro a passar no alto. A corrida acabou por partir e um grupo composto por Mathieu Van der Poel, David Gaudu, Marc Hirschi (UAE Team Emirates), Tijmen Graat e Staune-Mittet (Team Visma | Lease a Bike), Antonio Tiberi e Robert Stannard (Bahrain Victorious), Quinn Simmons e Julien Bernard (Lidl – Trek), Archir Ryan e Harry Sweeny (EF Education – EasyPost), Mauri Vansevenant (Soudal Quick-Step), Lorenzo Milesi (Movistar Team), Harm Vanhoucke (Lotto Dstny), Davide Piganzoli (Team Polti Kometa), Michael Storer (Tudor Pro Cycling Team) e Mats Wenzel (Seleção do Luxemburgo) acabou por se isolar.
Ao km 37, na segunda contagem do dia, Piganzoli foi o primeiro a passar no topo. A diferença entre o grupo da frente e o pelotão era de cerca de 1:00. Ao km 58, o grupo da frente foi alcançado. Logo a seguir, Ryan, Staune-Mittet e Milesi atacaram e formaram a fuga do dia. Na terceira contagem do dia, Staune-Mittet foi o primeiro a passar no alto. Por volta do km 74, Valentin Madouas (Groupama – FDJ) atacou e tentou juntar-se à fuga do dia, mas acabou por não ter sucesso.
Fortes nomes começam a mexer na corrida
A 80km do fim, o trio da frente tinha uma vantagem de 2:20 sobre o pelotão. 8km depois, na quarta contagem do dia, Ryan foi o primeiro a passar no alto. A Lidl – Trek e a Soudal Quick-Step comandavam o pelotão e a vantagem da fuga começava a cair. A cerca de 30km do fim, a UAE Team Emirates aumentou o ritmo no pelotão e o trio da frente tinha apenas 1:00 de vantagem.
A 25km do fim, Milesi acabou por ceder e foi alcançado. No primeiro sprint intermédio do dia, Staune-Mittet conquistou a pontuação máxima. 1km depois, Marc Hirschi tentou sair do pelotão, mas não teve sucesso. Logo a seguir, Wilco Kelderman (Team Visma | Lease a Bike), Pelayo Sanchez (Movistar Team), Alex Kirsch (Lidl – Trek), Bob Jungels (Seleção do Luxemburgo) e Alexis Vuillermoz (TotalEnergies) saltaram do pelotão e tentavam chegar ao duo da frente.
Fuga é alcançada e forte quarteto consegue isolar-se
A 18km da meta, o grupo perseguidor foi alcançado. 5km depois, os dois sobreviventes da fuga foram alcançados. Kelderman ainda conseguiu conquistar a pontuação máxima no último sprint intermédio do dia. Logo a seguir, Hirschi tentou sair do pelotão, mas foi de imediato marcado por Van der Poel. A 9km da meta, vários ataques começaram a acontecer e o pelotão começava a partir. 1.5km depois, Antonio Tiberi, David Gaudu, Quinn Simmons e Jordan Jegat conseguiram um excelente espaço sobre o pelotão.
A 3km da meta, o quarteto da frente tinha uma vantagem de 25s. Tiberi era quem mais trabalhava, pois tinha grandes chances de conquistar a geral. 1.7km depois, no Pabeierbierg, com 800m a 9.2%, Gaudu atacou e ninguém teve capacidade para o seguir. No pelotão, Van der Poel atacou e só Mads Pedersen (Lidl – Trek) teve capacidade para chegar à sua roda. Hirschi não teve capacidade para seguir o ataque do neerlandês.
Gaudu regressa aos triunfos e Tiberi conquista geral
David Gaudu seguiu com o seu ritmo e acabou por conquistar assim a sua segunda vitória da temporada na etapa final do Tour de Luxembourg. Quinn Simmons impôs-se ao sprint no grupo perseguidor para ser segundo a 3s. Jordan Jegat fechou o pódio. Antonio Tiberi chegou com o americano e o francês e conseguiu conquistar a geral. Mads Pedersen bateu ao sprint Mathieu Van der Poel para ser 5º a 29s.
O campeão nacional, Rui Costa (EF Education – EasyPost) foi 44º a 2:11 e Ivo Oliveira (UAE Team Emirates) 83º a 11:59. Na geral, Rui foi 42º a 12:23 e Ivo 81º a 42:46.
Antonio Tiberi é o grande vencedor do Tour de Luxembourg, batendo Mathieu Van der Poel por 15s e David Gaudu por 16s. Tiberi venceu também a juventude e Van der Poel conquistou os pontos. Pepijn Reinderink (Soudal Quick-Step) venceu a montanha e a UAE Team Emirates foi a melhor equipa.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Getty Images