Imparável Tim Merlier conquista Gooikse Pijl!
O belga, Campeão da Europa, Tim Merlier (Soudal Quick-Step) venceu a Gooikse Pijl, uma clássica de 195.5km entre Roosdaal e Strijland, batendo ao sprint o seu compatriota Jordi Meeus (Red Bull – Bora – Hansgrohe) e o neerlandês Olav Kooij (Team Visma | Lease a Bike). Merlier conquistou o seu terceiro triunfo consecutivo e a sua 16ª vitória esta temporada.
Começo com ritmo alto, mas fuga consegue formar-se
A Gooikse Pijl começou com um ritmo alto. Ao km 7, Jacopo Mosca (Lidl – Trek), Axel Huens (Tdt-Unibet) e Sébastien Grignard (Lotto Dstny) atacaram e formaram a fuga do dia. Inicialmente, o pelotão manteve um ritmo forte e o trio da frente só tinha uma vantagem de 20s. Por volta do km 18, Rune Herregodts (Intermarché – Wanty) saiu do pelotão e tentava chegar ao grupo da frente. Poucos kms depois, o belga fez a ponte para a fuga do dia. O ritmo da corrida começou a baixar e o quarteto da frente conseguiu uma vantagem de 2:20.
Ao km 58, um corte aconteceu no pelotão. Alguns kms depois, os ciclistas que ficaram cortados acabaram por conseguir reentrar. 27km depois, Sebastian Schonberger (Team Felt Felbermayr) saltou do pelotão e tentava chegar aos quatro da frente. Ao km 95, Jonas Rickaert (Alpecin – Deceuninck) fez a ponte para Schonberger. Poucos kms depois, Herregodts sofreu uma queda, mas conseguiu voltar à bicicleta e reentrar na frente da corrida.
Dois ciclistas fazem a ponte para a fuga, mas esta acaba por ser alcançada.
A 76km do fim, Arno Claeys (Team Flanders – Baloise) atacou e chegou aos dois perseguidores. 14km depois, Rickaert cedeu e foi alcançado. Logo a seguir, Claeys e Schonberger fizeram a ponte para o quarteto da frente. A 40km do fim, a diferença entre os seis da frente e o pelotão era de 2:00. As equipas dos sprinters começavam a subir no pelotão para aumentarem o ritmo e a vantagem da fuga não demorou a começar a cair.
A 11km da meta, Claeys cedeu e foi alcançado. 3km depois, os cinco também acabaram por ser alcançado. Logo a seguir, Jasper De Buyst (Lotto Dstny) conseguiu uma ligeira vantagem, mas o belga não ficou mais de 1km isolado.
Merlier volta a vencer após apertado sprint
A 2km da meta, Cédric Beullens (Lotto Dstny) tentou a sua sorte longe, mas não conseguiu ganhar um espaço importante. O ritmo seguia elevado e os ciclistas preparavam-se para uma chegada ao sprint com várias equipas a tentarem colocar o seu sprinter na melhor posição possível.
Tom Van Asbroeck (Israel – Premier Tech) e Gleb Syritsa (Astana Qazaqstan Team) tentaram surpreender ao lançarem o sprint de longe, mas foram rapidamente ultrapassados por Tim Merlier que tinha Jordi Meeus na sua roda. Meeus colocou-se ao lado do Campeão da Europa e, nos últimos metros, Merlier acabou por ser mais forte que o seu compatriota, com o esticar da bicicleta, para vencerem assim a Gooikse Pijl! Olav Kooij não teve resposta para os dois belgas, mas conseguiu ser mais forte que Dylan Groenewegen (Team Jayco-AlUla) para ser terceiro.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Cor Vos