Mauri Vansevenant triunfa em Diekirch e é o novo líder do Tour de Luxembourg!
O belga Mauri Vansevenant (Soudal Quick-Step) venceu a terceira etapa do Tour de Luxembourg, uma ligação de 202km entre Rosport e Diekirch, após isolar-se na frente da corrida a 4km da meta. O neerlandês Mathieu Van der Poel (Alpecin – Deceuninck) foi segundo e o suíço Marc Hirschi (UAE Team Emirates) terceiro, ambos a 41s. Com os segundos ganhos na jornada, Vansevenant é assim o novo camisola amarela.
Fuga forma-se cedo na etapa
A terceira etapa do Tour de Luxembourg começou com um ritmo alto. Ao km 15, Johannes Kulset (Uno-X Mobility) e Louis Vervaeke (Soudal Quick-Step) atacaram e formaram a fuga do dia. 20km depois, no primeiro sprint intermédio do dia, Vervaeke conquistou a pontuação máxima. Marc Hirschi (UAE Team Emirates) ainda assegurou 1s de bonificação. Logo a seguir, na primeira contagem do dia, Kulset foi o primeiro a passar no topo.
Ao km 60, na segunda contagem do dia, Vervaeke foi o primeiro a passar no topo. O duo da frente tinha uma vantagem de quase 7:00 sobre o pelotão que era comandado pela Alpecin – Deceuninck. No início da segunda metade da corrida, o pelotão começou a aumentar o ritmo, mas os dois da frente ainda tinha uma vantagem superior a 3:00.
Fuga alcançada e forte duo consegue isolar-se
A 66km do fim, Bastien Tronchon (Decathlon AG2R La Mondiale) e Amanuel Ghebreigzabhier (Lidl – Trek) atacaram e tentavam chegar à frente da corrida. Na terceira contagem do dia, Vervaeke foi o primeiro a passar no topo. 6km depois, Kulset cedeu e foi alcançado pelos dois perseguidores. A 56km do fim, os três acabaram por chegar a Vervaeke. 25km depois, o belga foi o primeiro a passar no alto da quarta contagem do dia. Felix Grosschartner (UAE Team Emirates) saltou do pelotão e tentava fazer a ponte para o grupo da frente.
A 28km do fim, Grosschartner juntou-se ao grupo da frente. Kulset acabou por ceder e foi alcançado. 2km depois, Wilco Kelderman (Team Visma | Lease a Bike) tentou sair do pelotão, mas não teve sucesso. Poucos kms depois, a fuga do dia foi alcançada. A 24km do fim, Mauri Vansevenant atacou e foi apenas seguido por Davide Formolo. Um grupo composto por Bart Lemmen (Team Visma | Lease a Bike), Bob Jungels (Seleção do Luxemburgo) e Nicolas Prodhomme (Decathlon AG2R La Mondiale) tentava chegar aos dois da frente.
Principais favoritos a mexerem na corrida e Vansevenant consegue isolar-se
A 12km da meta, quando o grupo perseguidor estava a ser alcançado, David Gaudu (Groupama – FDJ) atacou e foi seguido por Lemmen e Prodhomme. Vansevenant tentou largar Formolo, mas não teve sucesso. 4km depois, o duo da frente tinha 25s de vantagem sobre os três perseguidores e 50s sobre o pelotão. A 7km da meta, Marc Hirschi atacou e foi apenas seguido por Mathieu Van der Poel. Os dois começaram a colaborar e tentavam chegar ao grupo de Gaudu.
A 4km da meta, Vansevenant atacou e Formolo não teve capacidade para o seguir. Poucos metros depois, Quinn Simmons (Lidl – Trek) chegou a Van der Poel e Hirschi. Logo a seguir, Hirschi atacou e conseguiu chegar ao grupo de Gaudu. Van der Poel não foi ao choque e impôs o seu ritmo, conseguindo até largar Simmons. A 2.5km da meta, o Campeão do Mundo conseguiu chegar ao grupo de Hirschi e Gaudu. Poucos kms depois, Antonio Tiberi (Bahrain Victorious) fez a ponte para o grupo do camisola amarela.
Vansevenant regressa aos triunfos e é o novo líder
Mauri Vansevenant seguiu com o seu ritmo e estreou-se assim a vencer esta temporada na etapa 3 do Tour de Luxembourg. Davide Formolo manteve-se em posição intermédia e foi o segundo a cruzar a meta a 18s. O italiano acabou por ser desclassificado, após o fim da etapa, por ter usado um posição não permitida a descer.
Já dentro do km final, Andreas Kron (Lotto Dstny), Wilco Kelderman, Juan Ayuso (UAE Team Emirates), Archie Ryan e Harry Sweeny (EF Education – EasyPost), Mats Wenzel (Seleção do Luxemburgo), Jordan Jegat (TotalEnergies) e Davide Piganzoli (Team Polti Kometa) chegaram ao grupo de Van der Poel. O neerlandês acabou por conseguir impor-se ao sprint para ser segundo a 41s. Hirschi acabou por fechar o pódio.
O campeão nacional Rui Costa (EF Education – EasyPost) foi 34º a 1:28. Ivo Oliveira (UAE Team Emirates) terminou em 96º a 22:01.
Mauri Vansevenant é o novo líder da classificação geral e da juventude do Tour de Luxembourg. Mathieu Van der Poel segue líder dos pontos e Pepijn Reinderink (Soudal Quick-Step) da montanha. A Movistar Team lidera por equipas.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Getty Images