Mads Pedersen conquista etapa 2 do Tour de Luxembourg! Ivo Oliveira foi 7º!
O dinamarquês Mads Pedersen (Lidl – Trek) venceu a segunda etapa do Tour de Luxembourg, uma ligação de 155km entre Junglinster e Schifflange, batendo ao sprint o neerlandês Mathieu Van der Poel (Alpecin – Deceuninck) e o suíço Robin Froidevaux (Tudor Pro Cycling Team). O português Ivo Oliveira (UAE Team Emirates) esteve no sprint final e conseguiu ser sétimo. Van der Poel conquistou 6s de bonificação e segue o camisola amarela. O dia ficou marcado pelos abandonos de Rúben Guerreiro (Movistar Team) e Mattias Skjelmose (Lidl – Trek) que ficaram envolvidos em quedas.
Aventura da fuga do dia
A segunda etapa do Tour de Luxembourg começou com Alexandre Kess (Seleção do Luxemburgo) e Pepijn Reinderink (Soudal Quick-Step) a saírem do pelotão e a formarem a fuga do dia. Os dois conseguiram uma vantagem de 3:30 sobre o pelotão. Ao km 20, Mattias Skjelmose sofreu uma queda e acabou por ser obrigado a abandonar. 8km depois, na primeira contagem do dia, Reinderink foi o primeiro a passar no alto.
Ao km 52, no sprint intermédio do dia, Kess assegurou a pontuação máxima. 16km depois, Reinderink foi o primeiro a passar no topo. Logo a seguir, o neerlandês decidiu tirar pé e esperou pelo pelotão. O ritmo da corrida estava a aumentar e a vantagem de Kess começava a cair. A cerca de 30km do fim, o luxemburguês acabou por ser alcançado.
Novos ataques na fase final da corrida, mas tudo acaba por se juntar
A 25km do fim, Carl Fredrik Hagen (Q36.5 Pro Cycling Team) atacou e conseguiu uma pequena vantagem. O norueguês acabou por conquistar a pontuação máxima no último sprint intermédio do dia. Marc Hirschi (UAE Team Emirates) ainda conseguiu conquistar 2s de bonificação. 6km depois, Hagen acabou por ser alcançado. Logo a seguir, Victor Vercouillie (Team Flanders – Baloise) saltou do pelotão e isolou-se na frente da corrida.
A 17km da meta, Reinderink saiu do pelotão e conseguiu fazer a ponte para Vercouillie. Os dois conseguiram uma vantagem de cerca de 40s. 11km depois, Reinderink atacou e Vercouillie acabou por ceder. Archie Ryan (EF Education – EasyPost) e Rúben Guerreiro acabaram por ficar envolvidos numa queda. Ryan conseguiu continuar a corrida, mas Rúben Guerreiro acabou por abandonar.
A 4km da meta, Reinderink foi alcançado. Logo a seguir, ataques aconteceram no pelotão. Juan Ayuso (UAE Team Emirates) foi um dos ciclistas que mexeu na corrida, mas acabou por não ter sucesso. O pelotão seguiu junto e acabou por disputar a corrida ao sprint.
Mads Pedersen imperial no sprint final
No km final, a Lidl – Trek comandava o pelotão e vários ciclistas lutavam pela roda de Mads Pedersen. O dinamarquês lançou o sprint final e acabou por não dar hipótese, conquistando assim a sua 12ª vitória esta temporada. Mathieu Van der Poel não teve resposta para Pedersen e acabou por ser 2º. Robin Froidevaux conseguiu ser mais forte que Christophe Laporte (Team Visma | Lease a Bike) para fechar o pódio.
Ivo Oliveira mostrou-se num bom nível na chegada ao sprint e conseguiu ser 7º. Rui Costa (EF Education – EasyPost) também chegou no pelotão e foi 76º.
Mathieu Van der Poel manteve a liderança da classificação geral e dos pontos do Tour de Luxembourg. Idar Andersen (Uno-X Mobility) é o novo líder da juventude e Pepijn Reinderink segue líder da montanha. A Team Visma | Lease a Bike segue líder por equipas.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Skoda Tour du Luxembourg