Roger Adrià regressa aos triunfos no Grand Prix de Wallonie! Rui Oliveira fechou o top10!

O espanhol Roger Adrià (Red Bull – Bora – Hansgrohe) venceu o Grand Prix de Wallonie, uma clássica de 202.5km entre Blegny e Citadelle De Namur, batendo ao sprint o seu compatriota Alex Aranburu (Movistar Team) e o francês Clément Champoussin (Arkea-B&B Hotels). Adrià regressou aos triunfos mais de 2 anos depois e estreou-se a vencer com as cores da Red Bull – Bora – Hansgrohe. O português Rui Oliveira (UAE Team Emirates) confirmou novamente o seu bom momento de forma ao conseguir ser 10º.

Fuga forma-se cedo na corrida

O Grand Prix de Wallonie começou com diversas tentativas de ataque com Gleb Brussenskiy (Astana Qazaqstan Team), Jan Sommer (Q36.5 Pro Cycling Team), Arno Claeys (Team Flanders – Baloise), Kenny Molly (Van Rysel – Roubaix), Michiel Lambrecht (Bingoal WB) e Mulu Hailemichael (Caja Rural – Seguros RGA) a formarem a fuga do dia. Os seis conseguiram uma vantagem de 4:30 sobre o pelotão que era comandado pela Lotto Dstny e UAE Team Emirates. Na segunda metade da corrida, o ritmo começou a aumentar, mas a fuga do dia seguia a cooperar muito bem.

Cortes no pelotão e corrida começa a ser muito ofensiva

A 48km do fim, cortes aconteceram no pelotão e Arnaud De Lie, Jenno Berckmoes, Sebastian Grignard e Jasper De Buyst (Lotto Dstny), Fabio Christen, Jannik Steimle e Nickolas Zukowsky (Q36.5 Pro Cycling Team), Xandro Meurisse, Oscar Riesebeek e Quinten Hermans (Alpecin – Deceuninck), Marco Tizza, Loic Vliegen e Louka Matthys (Bingoal WB), Sebastian Molano e Filippo Baroncini (UAE Team Emirates), Riley Sheehan e Jake Stewart (Israel – Premier Tech), Ben Hermans (Cofidis), Biniam Girmay (Intermarché – Wanty) e Roger Adrià tentavam fazer a ponte para a fuga do dia.

A cerca de 43km do fim, o grupo perseguidor juntou-se aos seis da frente. 12km depois, o grupo da frente acabou por ser alcançado. Logo a seguir, Oscar Riesebeek atacou e isolou-se na frente da corrida. Ben Zwiehoff (Red Bull – Bora – Hansgrohe) tentou fazer a ponte para o neerlandês, mas não teve sucesso. A 28km do fim, Mads Wurtz Schmidt (Israel – Premier Tech) e Rui Oliveira tentaram saltar do pelotão, mas não conseguiram ganhar um espaço importante. 9km depois, Riesebeek foi alcançado.

Forte duo isola-se, mas corrida acaba por ser decidida ao sprint

A 14km da meta, Mads Wurtz Schmidt atacou e foi apenas seguido por Georg Zimmermann (Intermarché – Wanty). 6km depois, os dois tinham uma vantagem de 40s sobre o pelotão. A 2.9km da meta, os ciclistas entraram no muro final em Citadelle De Namur, que tem uma pendente média de 4.1%. 900 metros depois, Zimmermann acelerou e Wurtz Schmidt acabou por ceder. A Lotto Dstny comandava o pelotão, mas não estava fácil diminuir o espaço.

A 1.1km da meta, Jonas Abrahamsen (Uno-X Mobility) acelerou o ritmo no pelotão. 600 metros depois, Zimmermann acabou por ser alcançado. O ritmo seguiu elevado e os ciclistas começavam a lutar pela frente do pelotão, pois o posicionamento era chave após a última curva. Alex Aranburu lançou o sprint, após a curva final com Roger Adrià na sua roda. Adrià, nos últimos metros, conseguiu passar o seu compatriota para se estrear assim a vencer esta temporada.

UAE Team Emirates de Rui Oliveira e António Morgado antes do arranque do Grand Prix de Wallonie
UAE Team Emirates de Rui Oliveira e António Morgado antes do arranque do Grand Prix de Wallonie

Clément Champoussin confirmou o seu bom momento de forma para conseguir fechar o pódio. Biniam Girmay não estava bem colocado, mas conseguiu fazer um grande sprint para ainda ser quarto. Rick Pluimers (Tudor Pro Cycling Team) continua a mostrar o seu potencial e conseguir fechar o top5. Arnaud De Lie pode ter ficado preso na queda na última curva e foi apenas 27º a 10s. Filippo Baroncini e Matteo Trentin (Tudor Pro Cycling Team) ficaram envolvidos na queda.

Rui Oliveira mostrou-se mais uma vez num excelente nível e conseguir ser 10º com o mesmo tempo do vencedor. António Morgado (UAE Team Emirates) terminou em 30º a 13s.

Pódio Final

O pódio do Grand Prix de Wallonie com Clément Champoussin, Roger Adrià e Alex Aranburu
O pódio do Grand Prix de Wallonie com Clément Champoussin, Roger Adrià e Alex Aranburu

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: Sprint Cycling Agency

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock