Mathieu Van der Poel triunfa na etapa 1 do Tour de Luxembourg! Rúben Guerreiro foi 8º!

O neerlandês, Campeão do Mundo, Mathieu Van der Poel (Alpecin – Deceuninck) venceu a primeira etapa do Tour de Luxembourg, uma ligação de 159km com partida e chegada em Luxembourg, batendo ao sprint o francês Christophe Laporte (Team Visma | Lease a Bike) e o dinamarquês Andreas Kron (Lotto Dstny). Van der Poel conquistou a sua primeira vitória desde a Paris-Roubaix e é assim o primeiro camisola amarela. O português Rúben Guerreiro (Movistar Team) mostrou-se muito bem e conseguiu ser oitavo com o mesmo tempo do vencedor.

Fuga forma-se cedo na jornada

A primeira etapa do Tour de Luxembourg começou com diversas tentativas de ataque com Pepijn Reinderink (Soudal Quick-Step), Mattia Bais (Team Polti Kometa), Vincent Van Hemelen (Team Flanders – Baloise) e Alexandre Kess (Seleção do Luxemburgo) a formarem a fuga do dia. Os quatro conseguiram uma vantagem de 6:00 sobre o pelotão. Ao km 50, na primeira contagem do dia, Reinderink foi o primeiro a passar no topo. Cerca de 23km depois, na segunda contagem do dia, o neerlandês foi o primeiro a passar no alto. Van Hemelen acabou por ceder e foi alcançado.

A 68km do fim, na terceira contagem do dia, Reinderink foi o primeiro a passar no topo. Kess acabou por perder o contacto com o grupo da frente e foi alcançado. O duo da frente ainda tinha uma vantagem de 5:00 sobre o pelotão. Poucos kms depois, a UAE Team Emirates e a Alpecin – Deceuninck aumentaram o ritmo do pelotão e a vantagem da fuga começou a cair.

Fuga alcançada e Van der Poel imperial na rampa final

A 24km do fim, no sprint intermédio do dia, Reinderink assegurou a pontuação máxima. Marc Hirschi (UAE Team Emirates) conseguiu conquistar 1s de bonificação. 15km depois, na última subida do dia, o Côte de Stafelter, com 2.6km a 6.5%, Bart Lemmen (Team Visma | Lease a Bike) tentou sair do pelotão, mas não teve sucesso. Bais deixou de ter capacidade para seguir Reinderink e foi alcançado. Poucos metros depois, o neerlandês também foi alcançado, mas ainda conseguiu ser o primeiro a passar no alto da contagem.

Nos últimos kms, o ritmo era elevado e os ciclistas começavam a lutar pelo melhor posicionamento para o sprint na rampa final de 0.3km a 10.4%. Nos metros finais, Wilco Kelderman (Team Visma | Lease a Bike) assumiu o comando do pelotão e trabalha em prol de Christophe Laporte. Mathieu Van der Poel lançou o sprint final e acabou por não dar hipótese, conquistando assim a sua quarta vitória esta temporada na etapa 1 do Tour de Luxembourg. Laporte não teve resposta para o neerlandês e acabou por ser segundo. Andreas Kron fechou o pódio.

Rúben Guerreiro foi o melhor português na etapa 1 do Tour de Luxembourg (Foto: Getty Images)
Rúben Guerreiro foi o melhor português na etapa 1 do Tour de Luxembourg (Foto: Getty Images)

Rúben Guerreiro mostrou mais uma vez estar a subir de nível, após um ano bastante atribulado, e conseguiu ser 8º. Rui Costa (EF Education – EasyPost) foi 73º e Ivo Oliveira (UAE Team Emirates) 74º, ambos a 8:08.

Mathieu Van der Poel é o primeiro líder da classificação geral e dos pontos do Tour de Luxembourg. Finn Fisher-Black (UAE Team Emirates) é o primeiro líder da juventude e Pepijn Reinderink da montanha. A Team Visma | Lease a Bike lidera por equipas.

Mathieu Van der Poel é o primeiro camisola amarela do Tour de Luxembourg (Foto: PhotoNews)
Mathieu Van der Poel é o primeiro camisola amarela do Tour de Luxembourg (Foto: PhotoNews)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de Capa: PhotoNews

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock