Gonçalo Costa volta a vencer GP Alves Barbosa após vitória de Rodrigo Jesus na etapa final!

Rodrigo Jesus () venceu a etapa final do GP Alves Barbosa, uma jornada de 83,3km entre Coimbra e Montemor-o-Velho, batendo Gonçalo Costa (Academia Efapel de Ciclismo) por 3s na subida final! Guilherme Ribeiro (Paredes / Fortunna) foi terceiro, a 38s. Com o segundo posto na etapa, Gonçalo Costa garantiu a conquista do GP Alves Barbosa pelo segundo ano consecutivo!

Começo rápido na luta pela camisola da montanha

A terceira e última etapa do GP Alves Barbosa começou uma vez mais com um ritmo elevado. As várias tentativas de fuga foram colocando o pelotão com um andamento forte, mas, tal como no dia anterior, foi difícil formar-se uma fuga desde cedo. Ao km 17,4 surgiu a primeira contagem de montanha do dia, uma terceira categoria prévia a Alfarelos. O líder da montanha, Rui Morais (Paredes / Fortunna), conseguiu defender-se e foi primeiro. 12km depois, na segunda categoria de Vila Nova da Barca, Rui Morais voltou a ser o mais forte.

Rapidamente o pelotão chegou ao sprint intermédio do Café Garfo, ao km 34,1. Vasco Silva (Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel) foi o primeiro. 7km depois surgiu o sprint especial do dia, com Simão Pedrosa (Tensai / Sambiental / Santa Marta) a defender a camisola que já envergava. Sucedeu-se a terceira categoria do Miradouro, onde a corrida voltou a partir. Guilherme Santos (LA Aluminios / Vila Galé / Matos Cheirinhos) foi o primeiro no topo, mas despoletou uma movimentação importante pela geral.

Fuga de qualidade escapou em busca da vitória

O ataque levou à formação daquela que seria a fuga do dia. Com Guilherme Santos seguiram Gonçalo Costa e Martim Campos (Paredes / Fortunna). A eles juntaram-se, numa primeira fase, Afonso Falcão (Landeiro | KTM | Matias&Araújo), Francisco Cardoso (CC Barcelos / AFF / Flynx / HM Motor / Segmento d´Época) e Rodrigo Jesus. Num segundo momento, praticamente imediato, também Leonardo Garcia (Alenquer – GDM – Anipura) e David Luta (Academia Efapel de Ciclismo) se juntavam.

Os oito ciclistas conseguiram uma vantagem sólida sobre o pelotão, e acabaram a discutir a vitória de etapa. Pelo meio, e enquanto o grupo se formava, Gonçalo Costa foi primeiro na terceira categoria ao km 49. Enquanto isso, Afonso Falcão venceu o último sprint intermédio do dia, a menos de 25km do fim. Pouco antes da subida, Guilherme Ribeiro conseguiu também chegar à frente, e entrar na discussão da etapa.

Etapa para Rodrigo, geral para Gonçalo

Rodrigo Jesus foi o vencedor da última etapa do GP Alves Barbosa!
Rodrigo Jesus foi o vencedor da última etapa do GP Alves Barbosa!

O líder da equipa de Paredes foi o primeiro a atacar na subida para o castelo de Montemor-o-Velho. Na resposta, Gonçalo Costa e Rodrigo Jesus contra-atacaram, e isolaram-se na frente da corrida. O ciclista da Academia Efapel de Ciclismo assumiu o trabalho para agarrar a vitória na geral, e com isso foi o ciclista da formação de Cantanhede a aproveitar para vencer a etapa, com 3s de vantagem sobre o adversário. O grupo perseguidor chegava já a cerca de 40s, com Guilherme Ribeiro a conseguir ser terceiro, 2s à frente dos restantes.

Com o segundo posto, Gonçalo Costa assegurou a conquista da geral, com 11s sobre Rodrigo Jesus e 47s sobre Afonso Falcão. Gonçalo venceu também por pontos, Rui Morais na montanha e Afonso Falcão na juventude. Simão Pedrosa venceu os sprints intermédios e os sprints especiais, e a Academia Efapel de Ciclismo coletivamente.

Classificações

2024-gp-alves-barbosa-stage-3-results

Fotos: Diogo Costa Photography

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock