Karlijn Swinkels estreia-se a vencer em 2024 na St Feuillien Grand Prix de Wallonie!
A neerlandesa Karlijn Swinkels (UAE Team ADQ) venceu a St Feuillien Grand Prix de Wallonie, uma clássica de 140km entre Blegny e Citadelle de Namur, batendo ao sprint a campeã italiana Elisa Longo Borghini (Lidl – Trek) e a neerlandesa Anouska Koster (Uno-X Mobility). Swinkels acabou por regressar assim aos triunfos e estreou-se a vencer com as cores da UAE Team ADQ.
Na primeira metade do St Feuillien Grand Prix de Wallonie, o ritmo da corrida foi alto e nenhuma ciclista tentou formar a fuga do dia. Cortes chegaram a acontecer no pelotão, mas tudo acabou por se juntar. No início da segunda metade, Nina Buijsman (FDJ-Suez), Brodie Chapman (Lidl – Trek), Alison Jackson (EF – Oatly – Cannondale), Ilse Pluimers (AG Insurance-Soudal Team) e Alena Amialiusik (UAE Team ADQ) atacaram e conseguiram isolar-se.
A 30km do fim, as cinco da frente tinha uma vantagem de 1:00 sobre o pelotão. Cerca de 10km depois, as cinco acabaram por ser alcançadas. A 17km do fim, Gaia Realini (Lidl – Trek) atacou e isolou-se na frente da corrida. A italiana conseguiu uma vantagem de 20s sobre o pelotão. A 5km do fim, a italiana acabou por ser alcançada.
A 2.9km da meta, as ciclistas entraram no muro final, o Citadelle de Namur, que tem uma pendente média de 4.1%. Na parte inicial em pavê, o ritmo era elevado e várias ciclistas começavam a perder o contacto. Gaia Realini acabou por assumiu o comando e impôs um ritmo alto em prol de Elisa Longo Borghini. Após a última curva, Karlijn Swinkels lançou o sprint final com a campeã italiana na sua roda. Longo Borghini acabou por não ter capacidade para passar Swinkels que se estreou assim a vencer esta temporada. Anouska Koster fez um excelente sprint e conseguiu fechar o pódio.
Pódio Final
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Cor Vos