Eleonora Gasparrini confirma favoritismo e conquista Grand Prix Stuttgart & Region!
A italiana Eleonora Gasparrini (UAE Team ADQ) venceu o Grand Prix Stuttgart & Region, uma clássica de 119km entre Boblingen e Stuttgart, batendo ao sprint as neerlandesas Lieke Nooijen (Team Visma | Lease a Bike) e Mareille Meijering (Movistar Team). Gasparrini confirmou o favoritismo para a 2ª edição da clássica alemã e conquistou a sua terceira vitória em 2024.
Começo com forte ritmo e bastante ofensivo
O Grand Prix Stuttgart & Region começou com diversas tentativas de ataque, mas nenhuma delas teve sucesso. Ao km 24, Magdalene Lind (Team Coop – Repsol), Martina Testa (Bepink – Bongioanni) e Marieke Meert (VolkerWessels Pro Cycling Team) atacaram e conseguiram uma ligeira vantagem. Cerca de 3km depois, as três foram alcançados. Durante alguns kms, os ataques continuaram, mas nenhuma ciclista estava a conseguir ganhar um espaço importante.
Ao km 50, Maria Yapura (Team Komugi – Grand Est) atacou e conseguiu uma pequena vantagem. Cat Ferguson (Movistar Team) e Eleonora Gasparrini tiveram de trocar de bicicleta, mas ambas conseguiram reentrar no pelotão. 10km depois, Yapura acabou por ser alcançada. Logo a seguir, Brodie Chapman (Lidl – Trek), Dominika Wlodarcyzk (UAE Team ADQ), Floortje Mackaij (Movistar Team) e Eva van Agt (Team Visma | Lease a Bike) saltaram do pelotão.
Fortes nomes começam a mexer na corrida
A 56km do fim, as quatro da frente acabaram por ser alcançadas. Poucos metros depois, Anneke Dijkstra (VolkerWessels Pro Cycling Team) atacou e formou a fuga do dia. A neerlandesa conseguiu uma vantagem de 30s sobre o pelotão. A 30km do fim, ataques começaram a acontecer no pelotão, mas nenhuma ciclista conseguiu fazer a ponte para Dijkstra. 7km depois, Eva van Agt saiu do pelotão e chegou à neerlandesa. Poucos metros depois, Marta Lach (Ceratizit-WNT Pro Cycling), Mareille Meijering, Eleonora Gasparrini, Eline Jansen (VolkerWessels Pro Cycling Team) e Flora Perkins (Fenix – Deceuninck) chegaram ao grupo da frente.
A 19km da meta, Lach atacou e isolou-se na frente da corrida. O grupo perseguidor acabou por ser alcançado pelo pelotão. 8km depois, algumas ciclistas tentaram fazer a ponte para Lach, mas não tiveram sucesso. A polaca tinha uma vantagem de apenas 25s. A 3.6km da meta, na última passagem no Hasenbergsteige, com 250m a 8%, Wlodarczyk atacou e partiu o pelotão. 600 metros depois, Lach acabou por ser alcançada.
Forte trio consegue isolar-se e disputa corrida ao sprint
A 2.6km da meta, Floortje Mackaij tentou isolar-se na frente da corrida, mas não teve sucesso. 200 metros depois, Mareille Meijering atacou e foi seguida por Lieke Nooijen e Eleonora Gasparrini. No pelotão não houve cooperação imediata e as três acabaram por conseguir uma excelente vantagem.
As três da frente acabaram por conseguir resistir e disputaram o Grand Prix Stuttgart & Region ao sprint. Lieke Nooijen lançou o sprint final e Eleonora Gasparrini conseguiu colocar-se ao seu lado. A italiana conseguiu ser mais forte que a neerlandesa para conquistar assim a sua terceira vitória esta temporada. Meijering não teve resposta para as suas adversárias e acabou por ser 3ª. Maria Giulia Confalonieri (Uno-X Mobility) impôs-se ao sprint no pelotão para ser 4ª a 2s. Destaca-se mais uma excelente corrida da britânica, ainda júnior, Cat Ferguson que conseguiu ser 7ª.
Pódio Final
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Sprint Cycling Agency