Tim Merlier é o novo Campeão da Europa de fundo!
Tim Merlier fez história em casa ao ser o primeiro belga a ser Campeão da Europa de fundo em elites. Num percurso de 223km entre Heusden-Zolder e Hasselt, Merlier bateu ao sprint o neerlandês Olav Kooij e o estoniano Madis Mihkels. O português Rui Oliveira fez uma grande corrida e, no sprint final, estava muito bem colocado, mas nunca toque de rodas acabou por sofrer um problema mecânico que o tirou da luta pelas medalhas. Ivo Oliveira também fez uma excelente corrida onde se mostrou na fuga do dia.
Começo com forte ritmo e pelotão não dá grande vantagem à fuga
A prova de fundo dos elites masculinos nos Campeonatos da Europa começou com diversas tentativas de ataque com Ivo Oliveira, Mathis Le Berre (Seleção da França), Jonas Rutsch (Seleção da Alemanha), Felix Ritzinger (Seleção da Áustria) e Nils Brun (Seleção da Suíça) a formarem a fuga do dia. Os cinco conseguiram uma vantagem de 1:00. O pelotão continuava com um ritmo alto para começar a marcar as pernas dos ciclistas.
Ao km 104, Ritzinger deixou de ter capacidade para seguir o ritmo do grupo da frente foi alcançado. Poucos kms depois, ataques aconteceram no pelotão e a fuga do dia acabou por ser alcançada. A 90km do fim, ataques começaram no pelotão e Rui Oliveira estava muito bem colocado. 3km depois, Mathieu Van der Poel (Seleção dos Países Baixos), Matteo Trentin (Seleção da Itália) e Mikkel Bjerg (Seleção da Dinamarca) conseguiram uma pequena vantagem.
Favoritos ao ataque e forte grupo acaba por se isolar
A 80km do fim, ataques aconteceram no pelotão e um grupo de cerca de 15 ciclistas chegou ao trio da frente. Rui Oliveira estava nesse grupo. 7km depois, Mike Teunissen (Intermarché – Wanty), Mads Pedersen (Seleção da Dinamarca) e Matteo Trentin conseguiram uma ligeira vantagem. Van der Poel chegou a fazer a ponte para os três, mas acabaram por ser rapidamente alcançados. Logo a seguir, Rui Oliveira atacou e foi seguido por Danny Van Poppel (Seleção dos Países Baixos). O neerlandês não cooperava com o português e os dois acabaram por ser alcançados.
A cerca de 65km do fim, o grupo que estava na frente da corrida foi alcançado. 10km depois, Mads Pedersen atacou e foi seguido por Jonas Rutsch, Mathieu Van der Poel, Christophe Laporte (Seleção da França), Arthur Kluckers (Seleção do Luxemburgo) e Danny Van Poppel. Os seis conseguiram uma vantagem de cerca de 30s sobre o pelotão.
Grupo da frente acaba por ser alcançado e corrida é decidida ao sprint
A 39km do fim, Pavel Bittner (República Checa) atacou e tentava chegar ao grupo da frente, mas não teve sucesso. 13km depois, os seis da frente acabaram por ser alcançados. A 11km da meta, Soren Kragh Andersen (Seleção da Dinamarca) atacou, mas foi rapidamente alcançado. 1km depois, Kasper Asgreen (Seleção da Dinamarca) conseguiu um ligeiro espaço sobre o pelotão. A 6km da meta, Asgreen foi alcançado. Logo a seguir, Kragh Andersen atacou, mas não ficou muito tempo isolado na frente da corrida.
Nos últimos kms, o ritmo era elevado com várias equipas a lutar pela frente do pelotão. Nos metros finais, Jasper Philipsen lançou o sprint final, mas Tim Merlier vinha embalado de trás e rapidamente passou o seu compatriota. Olav Kooij estava na roda do belga, mas acabou por não conseguir passar Merlier que se tornou assim Campeão da Europa de fundo em elites. Mihkels fez um grande sprint e conseguiu passar Philipsen para ser terceiro. Jonathan Milan (Seleção da Itália) não teve pernas para sprintar e foi apenas 13º.
Rui Oliveira estava muito bem nos metros finais e conseguiu chegar à roda de Philipsen, mas devido a um toque de rodas sofreu um problema mecânico. Por causa disto não conseguiu sprintar e foi 36º a 10s. Depois de ter estado em fuga, Ivo Oliveira acabou por abandonar.
Pódio Final
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Cor Vos