Paul Magnier vence etapa 1 e é o primeiro líder do Tour of Britain!
O francês Paul Magnier (Soudal Quick-Step) venceu a primeira etapa do Tour of Britain, uma ligação de 181.9km com partida e chegada em Kelso, batendo ao sprint os britânicos Ethan Vernon (Israel – Premier Tech) e Robert Donaldson (Trinity Racing). Magnier é assim o primeiro líder da classificação geral e tem 1s sobre o dinamarquês Julius Johansen (Sabgal – Anicolor Cycling Team).
Fuga forma-se cedo na etapa
A primeira etapa do Tour of Britain começou com diversas tentativas de ataque com Julius Johansen, Callum Thornley (Trinity Racing) e Callum Ormiston (Global 6 United) a formarem a fuga do dia. Os três conseguiram uma vantagem de 3:30 sobre o pelotão. Ao km 65, na primeira contagem do dia, Thornley foi o primeiro a passar no alto. 10km depois, no primeiro sprint intermédio do dia, Johansen conquistou 3s de bonificação. Poucos kms depois, na segunda contagem do dia, Thornley foi o primeiro a passar no alto.
A 80km do fim, na terceira contagem do dia, Thornley atacou e foi o primeiro a passar no alto. O britânico foi apenas seguido por Johansen. Ormiston acabou por ceder e foi alcançado. 25km depois, no segundo sprint intermédio do dia, Johansen somou mais 3s de bonificação. O pelotão aumentou o ritmo, mas o duo da frente ainda tinha uma vantagem superior a 1:00.
Fuga alcançada e favoritos mexem na corrida
A 36km do fim, na quarta contagem do dia, Thornley foi o primeiro a passar no alto. Alguns ataques aconteceram no pelotão com Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) envolvido, mas nenhum deles teve sucesso. 3km depois, Johansen atacou e isolou-se na frente da corrida. A 26km do fim, no último sprint intermédio do dia, o dinamarquês conquistou mais 3s de bonificação. Tom Pidcock (Ineos Grenadiers) assegurou 2s e Jonas Abrahamsen (Uno-X Mobility) 1s. Logo a seguir, Johansen foi alcançado.
Os ataques continuaram no pelotão, mas acabaram por não ter sucesso. A 23km da meta, Tom Pidcock foi o primeiro a passar no alto da última contagem do dia. Poucos metros depois, Remco Evenepoel, Jake Stewart (Israel – Premier Tech) e Joey Rosskopf (Q36.5 Pro Cycling Team) conseguiram um pequeno espaço, mas foram rapidamente alcançados. Jaime Castrillo (Sabgal – Anicolor Cycling Team) estava no pelotão, mas acabou por sofrer uma queda.
Veistroffer tenta a sua sorte de longe, mas etapa acaba por ser decidida ao sprint
A 7km da meta, Baptiste Veistroffer (Decathlon AG2R La Mondiale) atacou e conseguiu uma ligeira vantagem. 4km depois, o francês foi alcançado. O ritmo da corrida era alto e os ciclistas preparavam-se para uma chegada ao sprint. Nos metros finais, Paul Magnier lançou o sprint final com Ethan Vernon na sua roda. O britânico não teve capacidade para passar o francês que conquistou assim a etapa 1 do Tour of Britain. Robert Donaldson conseguiu ser mais forte que Tom Pidcock e Casper Van Uden (Team DSM-Firmenich PostNL) para ser terceiro.
Julius Johansen foi o melhor ciclista da Sabgal – Anicolor Cycling Team e terminou em 14º. Mathias Bregnhoj e Oliver Rees (Sabgal – Anicolor Cycling Team) também chegaram no pelotão e foram 35º e 42º, respetivamente. Os portugueses Duarte Domingues e André Carvalho foram 79º e 84º, respetivamente, ambos a 2:20. Jaime Castrillo foi 97º a 6:33.
Paul Magnier é o primeiro líder da classificação geral e da juventude do Tour of Britain. Julius Johansen é o primeiro líder da classificação por pontos e Callum Thornley da montanha. A Israel – Premier Tech lidera por equipas.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Tour of Britain