Marc Soler triunfa em Lagos de Covadonga! Ben O’Connor segue líder da La Vuelta por apenas 5s!
O espanhol Marc Soler (UAE Team Emirates) venceu a décima sexta etapa da La Vuelta a España, uma ligação de 181.3km entre Luanco e Lagos de Covadonga, após isolar-se na frente da corrida a 4.5km da meta. O italiano Filippo Zana (Team Jayco-AlUla) foi segundo a 18s e o britânico Max Poole (Team DSM-Firmenich PostNL) terceiro a 23s. O australiano Ben O’Connor (Decathlon AG2R La Mondiale) foi 20º a 4:52 e manteve a camisola vermelha por 5s sobre o esloveno Primoz Roglic (Red Bull – Bora – Hansgrohe).
Começo com vários ataques, mas fuga acaba por se formar
A décima sexta etapa da La Vuelta a España começou com diversas tentativas de ataque, mas nenhuma delas teve sucesso. Wout Van Aert (Team Visma | Lease a Bike) ficou envolvido numa queda, mas conseguiu voltar à bicicleta e reentrou no pelotão. Ao km 20, um grupo de nove ciclistas conseguiu uma pequena vantagem, mas acabou por ser rapidamente alcançado.
Por volta do km 33, Isaac Del Toro, Jay Vine e Marc Soler (UAE Team Emirates), Wout Van Aert, Darren Rafferty (EF Education – EasyPost), Marco Frigo e Matthew Riccitello (Israel – Premier Tech), Max Poole e Martijn Tusveld (Team DSM-Firmenich PostNL), William Lecerf (Soudal Quick-Step), Filippo Zana e Felix Engelhardt (Team Jayco-AlUla), Oier Lazkano (Movistar Team), Fran Miholjevic (Bahrain Victorious) e Simon Gugliemi (Arkea-B&B Hotels) atacaram e formaram a fuga do dia. 11km depois, Ion Izagirre (Cofidis) e Sylvain Moniquet (Lotto Dstny) fizeram a ponte para o grupo da frente.
Ao km 77, na primeira contagem do dia, Wout Van Aert foi o primeiro a passar no alto. O belga chegou a ter uma pequena vantagem, mas decidiu tirar pé e foi alcançado. A fuga do dia tinha uma vantagem de 10:00 sobre o pelotão que era comandado pela Decathlon AG2R La Mondiale.
Enric Mas tenta surpreender de longe e o azar de Van Aert continua
A 63km do fim, os ciclistas entraram na Collada Llomena, com 7.6km a 9.3%. A Movistar Team aumentou o ritmo e o pelotão começou a partir. 7km depois, Enric Mas (Movistar Team) atacou, mas Primoz Roglic acabou por fechar o espaço. Logo a seguir, Mikel Landa contra atacou, mas também não ganhou um espaço importante. Mattias Skjelmose (Lidl – Trek), Carlos Rodriguez (Ineos Grenadiers) e Florian Lipowitz (Red Bull – Bora – Hansgrohe) não foram ao choque e acabaram por reentrar a ritmo. Depois destes ataques, o ritmo baixou e mais ciclistas conseguiram reentrar.
A 56km do fim, na segunda contagem do dia, Van Aert foi o primeiro a passar no topo. 6km depois, o belga, Del Toro e Engelhardt ficaram envolvidos numa queda. Del Toro e Engelhardt regressaram à bicicleta, mas só o mexicano reentrou na frente da corrida. Van Aert ainda continuou durante uns metros, mas o belga tinha o joelho bastante maltratado e acabou por ser obrigado a abandonar a corrida.
Corrida começa a partir em Lagos de Covadonga
A 22km do fim, Izagirre, Poole, Tusveld, Vine, Soler, Del Toro, Zana, Lecerf, Gugliemi, Miholjevic, Frigo e Riccitello tinham uma vantagem de 6:00 sobre o pelotão. No sprint intermédio do dia, Tusveld conquistou a pontuação máxima. Poucos kms depois, os ciclistas entraram na subida final, aos Lagos de Covadonga, com 12.5km a 6.9%.
A 11km da meta, ataques aconteceram na dianteira e Poole, Zana, Del Toro e Frigo conseguiram isolar-se. Poucos metros depois, Riccitello e Soler reentraram a ritmo. Logo a seguir, o espanhol atacou e foi apenas seguido por Poole, Zana e Frigo. Poole acabou por contra atacar e só Zana o seguiu. No pelotão, a Soudal Quick-Step aumentou o ritmo e o grupo começava a perder elementos.
Favoritos começam a mexer na corrida e Soler consegue isolar-se
A 7.5km da meta, Soler reentrou e atacou, sendo apenas seguido por Poole. 500 metros depois, Mikel Landa atacou e conseguiu uma pequena vantagem sobre o pelotão. A 6km da meta, Zana reentrou no grupo da frente. Poucos metros depois, Enric Mas acelerou no pelotão e foi seguido por Richard Carapaz (EF Education – EasyPost), Primoz Roglic, Sepp Kuss (Team Visma | Lease a Bike) e David Gaudu (Groupama – FDJ). Ben O’Connor estava em grandes dificuldades e começava a perder bastante tempo.
A 5km da meta, o grupo de Roglic chegou a Landa. Kuss acabou por ceder. 500 metros depois, Soler atacou e isolou-se na frente da corrida. Mas também mexeu na corrida e foi apenas seguido por Carapaz. Poucos metros depois, Roglic e Gaudu chegaram ao espanhol e equatoriano. Landa não conseguiu seguir e teve de impor o seu ritmo, mas tinha Lecerf à sua espera.
Soler triunfa na mítica subida em Lagos de Covadonga e O’Connor segura a vermelha
A 2.5km da meta, Enric Mas atacou, mas não ganhou um espaço importante. Soler seguia com um excelente ritmo e aumentava a vantagem que tinha sobre os dois perseguidores. Poucos metros depois, Gaudu perdeu o contacto com o grupo de Roglic. O francês impunha o seu ritmo e seguia perto do grupo do esloveno.
Marc Soler seguiu com o seu ritmo e conquistou assim o tão desejado triunfo na etapa 16 da La Vuelta a España. Filippo Zana foi mais forte, nos metros finais, que Max Poole para ser segundo a 23s. Jay Vine fez uma bom subida a ritmo e acabou por ainda ser 4º a 57s. Enric Mas, Richard Carapaz e Primoz Roglic chegaram juntos a 3:54. Mattias Skjelmose ainda chegou com David Gaudu a 4:01. Carlos Rodriguez chegou com Mikel Landa a 4:05. Florian Lipowitz foi 19º a 4:46 e não conseguiu segurar a liderança da juventude.
O português Nelson Oliveira (Movistar Team) foi 74º a 25:10.
Ben O’Connor fez uma boa parte final da subida para manter a liderança da classificação geral da La Vuelta a España. Jay Vine é o novo líder da classificação da montanha e Carlos Rodriguez da juventude. Kaden Groves (Alpecin – Deceuninck) é o novo líder da classificação por pontos e a UAE Team Emirates lidera por equipas.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Classificações do Passatempo
Foto de Capa: Getty Images