Pablo Castrillo emerge do nevoeiro e bisa no Cuitu Negru! Ben O’Connor segue líder da La Vuelta!
O espanhol Pablo Castrillo (Equipo Kern Pharma) venceu a décima quinta da La Vuelta a España, uma ligação de 142.9km entre Infiesto e Pajares, após isolar-se na frente da corrida a 450 metros da meta. O russo Aleksandr Vlasov (Red Bull – Bora – Hansgrohe) foi segundo a 12s e o francês Pavel Sivakov (UAE Team Emirates) terceiro a 31. O australiano Ben O’Connor (Decathlon AG2R La Mondiale) foi 11º a 1:42 e segue o camisola vermelha por 43s sobre o esloveno Primoz Roglic (Red Bull – Bora – Hansgrohe).
Começo ofensivo e corrida parte muito cedo
A etapa 15 da La Vuelta a España começou com diversas tentativas de ataque com Jay Vine (UAE Team Emirates), Kasper Asgreen (Soudal Quick-Step), Riley Sheehan e Marco Frigo (Israel – Premier Tech), Jonas Gregaard (Lotto Dstny), Thomas Champion (Cofidis) e Antonio Soto e Pablo Castrillo (Equipo Kern Pharma) a conseguiram uma pequena vantagem. Ao km 20, Max Poole (Team DSM-Firmenich PostNL) juntou-se ao grupo da frente. Poucos kms depois, Louis Meintjes (Intermarché – Wanty) juntou-se também ao grupo da frente.
Ao km 37, na primeira contagem do dia, Vine foi o primeiro a passar no alto. O pelotão partiu completamente e Felix Gall (Decathlon AG2R La Mondiale) e Florian Lipowitz (Red Bull – Bora – Hansgrohe) estavam cortados. 13km depois, o grupo da frente foi alcançado. Lipowitz acabou por conseguiu reentrar no pelotão.
Forte fuga consegue formar-se
Por volta do km 52, Jay Vine, Marc Soler e Pavel Sivakov (UAE Team Emirates), Bruno Armirail e Valentin Paret-Peintre (Decathlon AG2R La Mondiale), Stefan Kung e Quentin Pacher (Groupama – FDJ), Aleksandr Vlasov e Daniel Martinez (Red Bull – Bora – Hansgrohe), Ion Izagirre (Cofidis), Steven Kruijswijk (Team Visma | Lease a Bike), Pablo Castrillo, Jack Haig (Bahrain Victorious), Jonas Gregaard, Riley Sheehan, Oier Lazkano (Movistar Team) e Louis Meintjes atacaram e formaram a fuga do dia. 12km depois, Vine foi o primeiro a passar no alto da segunda contagem do dia.
A 66km do fim, George Bennett (Israel – Premier Tech), Oscar Rodriguez (Ineos Grenadiers), Lorenzo Fortunato (Astana Qazaqstan Team) e Marco Frigo chegaram ao grupo da frente. 6km depois, a fuga partiu e Vlasov, Sivakov, Kung, Pacher, Castrillo, Izagirre, Armirail e Vine acabaram por se isolar. A 55km do fim, na terceira contagem do dia, Vine foi o primeiro a passar no alto. Poucos kms depois, o grupo perseguidor foi alcançado. Izagirre acabou por deixar de ter capacidade para seguir o ritmo do grupo da frente que tinha uma vantagem de 2:40 sobre o pelotão.
Grupo da frente e o pelotão começam a partir no Cuitu Negru
A 32km do fim, Pavel Sivakov conquistou a pontuação máxima no sprint intermédio do dia. 9km depois, Primoz Roglic trocou de bicicleta e rapidamente reentrou no pelotão. Jay Vine impunha um forte ritmo em prol de Sivakov e a vantagem da fuga aumentou para 3:00. A 18.9km da meta, os ciclistas entrarma no Cuitu Negru que tem uma pendente média de 7.4%. Armirail rapidamente perdeu o contacto com o grupo da frente. No pelotão, a Soudal Quick-Step começava a aumentar o ritmo.
A 16km da meta, Vine abriu para o lado e Sivakov aumentou o ritmo. Poucos metros depois, Kung e Pacher acabaram por ceder. A 6km da meta, Mikel Landa (Soudal Quick-Step) atacou, mas não conseguiu ganhar um espaço importante. Carlos Rodriguez (Ineos Grenadiers), Mattias Skjelmose (Lidl – Trek) e Adam Yates (UAE Team Emirates) acabaram por ceder. 1.5km depois, os três reentraram no grupo do camisola vermelha que era comandado por Lipowitz.
Castrillo bisa e O’Connor segue líder
A 3km da meta, no início da fase mais dura da subida, Castrillo atacou e isolou-se na frente da corrida. O espanhol conseguiu uma vantagem de 15s sobre Sivakov e Vlasov. 800 metros depois, Florian Lipowitz acelerou, no pelotão, e só Primoz Roglic teve capacidade para o seguir. Poucos metros depois, o alemão abriu para o lado e o esloveno teve de impor o seu ritmo.
A cerca de 1.5km da meta, Vlasov largou Sivakov e começava a fechar o espaço para Castrillo. Enric Mas (Movistar Team) estava muito bem a ritmo e conseguiu chegar a Roglic. 600 metros depois, Vlasov chegou a Castrillo. Mas aumentou o ritmo e conseguiu um ligeiro espaço sobre Roglic. A 450 metros da meta, Castrillo acelerou novamente e Vlasov acabou por ceder. O espanhol seguiu com o seu ritmo e conquistou assim a etapa 15 da La Vuelta. Vlasov acabou por ser 2º a 12s e Sivakov 3º a 31s.
Primoz Roglic ainda conseguiu chegar novamente a Enric Mas e os dois chegaram a 1:04. O esloveno e o espanhol ganharam 5s a Mattias Skjelmose, 9s a Richard Carapaz (EF Education – EasyPost), 23s a Mikel Landa, 33s a David Gaudu (Groupama – FDJ), 38s a Ben O’Connor, 42s a Florian Lipowitz e 1:06 a Carlos Rodriguez.
O português Nelson Oliveira (Movistar Team) foi 46º a 16:28.
Ben O’Connor manteve a liderança da classificação geral da La Vuelta a España. Wout Van Aert (Team Visma | Lease a Bike) segue líder dos pontos e da montanha. Florian Lipowitz é o novo líder da juventude e a UAE Team Emirates é a melhor equipa.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Classificações do Passatempo
Fotos: Sprint Cycling Agency