Arnaud De Lie triunfa na etapa final! Tim Wellens conquista pela 4ª vez o Renewi Tour!
O campeão belga Arnaud De Lie (Lotto Dstny) venceu a última etapa do Renewi Tour, uma ligação de 202km entre Menen e Geraardsbergen, após largar na rampa final o seu compatriota Tim Wellens (UAE Team Emirates). O francês Valentin Madouas (Groupama – FDJ) completou o pódio a 17s. Com os segundos ganhos na etapa, Wellens conquistou assim pela quarta vez na sua carreira o Renewi Tour.
Fuga com fortes nomes consegue formar-se
O super favorito, Mathieu Van der Poel (Alpecin – Deceuninck), acabou por não partir a jornada de hoje. O neerlandês estava com dores no joelho, desde que bateu no guiador no contrarrelógio Por causa disto e da dureza da jornada de hoje acabou por decidir não partir para não piorar as dores. A etapa final do Renewi Tour começou com diversas tentativas de ataques, mas nenhuma delas teve sucesso.
Ao km 17, Tobias Foss (Ineos Grenadiers) conquistou a pontuação máxima no primeiro sprint intermédio do dia. Poucos kms depois, Ivan Romeo (Movistar Team), Per Strand Hagenes (Team Visma | Lease a Bike), Jack Rootkin-Gray e Jonas Rutsch (EF Education – EasyPost), Gleb Syritsa (Astana Qazaqstan Team), Tomas Kopecky (Tdt-Unibet), Alexis Renard (Cofidis), Aaron Van Poucke e Ward Vanhoof (Team Flanders – Baloise), David Dekker (Arkea-B&B Hotels), Brent Van Moer (Lotto Dstny), Sam Weslford e Marco Haller (Red Bull – Bora – Hangrohe), Nils Politt (UAE Team Emirates), Josef Cerny (Soudal Quick-Step), Simon Pellaud e Matteo Trentin (Tudor Pro Cycling Team), Dries de Bondt (Decathlon AG2R La Mondiale), Edward Theuns (Lidl – Trek), Silvan Dillier (Alpecin – Deceuninck) e Andrea Pasqualon (Bahrain Victorious) atacaram e formaram a fuga do dia.
Corrida começa a partir
A 100km do fim, a fuga do dia tinha uma vantagem de 2:00 sobre o pelotão. Jan Maas (Team Jayco-AlUla) tentou juntar-se ao grupo da frente, mas acabou por não ter sucesso. 20km depois, De Bondt atacou e conseguiu uma ligeira vantagem. A 76km do fim, o belga foi alcançado pelo grupo perseguidor. 10km depois, Haller atacou e isolou-se na frente da corrida. O ritmo da corrida estava a aumentar e tanto o pelotão como o grupo perseguidor perdiam elementos. Magnus Sheffield (Ineos Grenadiers) deixava de ter capacidade para seguir o ritmo do pelotão.
A 54km do fim, Hagens, Politt, Trentin, Romeo, Rutsch, Theuns, Kopecky, Cerny, Van Moer, Pasqualon, Dillier e De Bondt chegaram a Haller. 4km depois, ataques aconteceram na dianteira e Romeo, Politt, Theuns, Cerny, Pasqualon e Cerny acabaram por ceder. Alberto Bettiol (Astana Qazaqstan Team) e Arnaud De Lie saltaram do pelotão e chegaram ao grupo perseguidor. Poucos kms depois, o grupo do italiano e do belga foi alcançado.
Novos ataques e forte grupo isola-se na frente da corrida
A 44km do fim, De Bondt atacou e conseguiu um pequeno espaço. 6km depois, Rutsch, Haller e Kopecky fizeram a ponte para o belga. A 30km do fim, Hagenes, Trentin e Van Moer conseguiram reentrar no grupo da frente. 4km depois, o grupo da frente foi alcançado. Logo a seguir, no Muur, com 1.2km a 7.3%, Tim Wellens atacou e foi apenas seguido por Arnaud De Lie. Per Strand Hagenes perseguia a solo os dois belgas.
A 23km da meta, Hagenes chegou a De Lie e Wellens. Os três tinham cerca de 25s de vantagem sobre o pelotão onde estava o líder da geral, Alec Segaert (Lotto Dstny). Logo a seguir, no km de ouro, Wellens conquistou 8s de bonificação, De Lie 7s e Hagenes 3s. A 17km da meta, Rick Pluimers (Tudor Pro Cycling Team), Stan Dewulf (Decathlon AG2R La Mondiale) e Matej Mohoric (Bahrain Victorious) fizeram a ponte para o trio da frente. 4km depois, Valentin Madouas saiu do pelotão e a solo conseguiu fazer a ponte para a frente da corrida.
De Lie vence no Geraardsbergen e Wellens conquista geral
A 6km da meta, no Denderoodberg, com 0.7km a 7%, Wellens atacou e só De Lie teve capacidade para o seguir. Madouas e Dewulf tentavam ainda chegar aos dois belgas. 4km depois, Mohoric, Hagenes e Pluimers chegaram a Dewulf e Madouas. De Lie e Wellens seguiram a colaborar e acabou por disputar a jornada no muro final, o Geraardsbergen, com 0.6km a 6.7%.
A cerca de 350 metros da meta, Arnaud De Lie atacou e Tim Wellens acabou por ceder. O campeão belga seguiu com o seu ritmo e conquistou assim a sua sexta vitória da temporada na etapa final do Renewi Tour. Wellens foi segundo a 5s e conseguiu conquistar a geral. Valentin Madouas foi o mais forte do grupo perseguidor, nos metros finais, para ser terceiro a 17s. Axel Zingle (Cofidis) foi o mais forte ao sprint do pelotão para ser 8º a 39s.
O português Rui Oliveira (UAE Team Emirates) não terminou a etapa final.
Tim Wellens é o grande vencedor do Renewi Tour, batendo Alec Segaert por 40s e Per Strand Hagenes por 42s. Jasper Philipsen (Alpecin – Deceuninck) venceu a classificação por pontos e Jordy Bouts (Tdt-Unibet) as metas volantes. Segaert foi o melhor jovem e a Team Visma | Lease a Bike a melhor equipa.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Renewi Tour