Mads Pedersen vence etapa 2 do Deutschland Tour e é o novo líder da geral!
O dinamarquês Mads Pedersen (Lidl-Trek) venceu a segunda etapa do Deutschland Tour, dando assim continuidade à série de vitórias da formação norte-americana na competição. Numa ligação de 174.6km entre Heilbronn e Schwabisch Gmundm, Pedersen bateu ao sprint, o norueguês, Tobias Johannessen (Uno-X Mobility) e, o irlandês, Archie Ryan (EF Education-EasyPost). Para além da etapa, o dinamarquês da Lidl-Trek é agora o novo líder da corrida.
Fuga forma-se cedo, mas acaba por receber novos elementos
A segunda etapa do Deutschland Tour começou com vários ciclistas a tentar formar a fuga do dia, mas nenhum deles teve sucesso. Por volta do km 18, Miguel Heidemenn (Seleção da Alemanha), Dawit Yemane (Bike AID), Dario Beletta (Team Visma | Lease a Bike) atacaram e formaram a fuga do dia. 5km depois, na primeira contagem do dia, Yemane foi o primeiro a passar no topo. O trio da frente conseguiu uma vantagem de 2:10 sobre o pelotão.
A 84km do fim, na segunda contagem do dia, Heidemann foi o primeiro a passar no alto. Bjoern Koerdt (Team DSM-Firmenich PostNL) e Mauro Brenner (Team Lotto Kern – Haus PSD Bank) atacaram e fizeram a ponte para o grupo da frente. 15km depois, no primeiro sprint intermédio do dia, Beletta assegurou a pontuação máxima.
Corrida bastante partida com fortes nomes ao ataque
A Team Visma | Lease a Bike aumentou o ritmo do pelotão e, a 44km do fim, a fuga do dia foi alcançada. Jonathan Milan (Lidl-Trek) perdeu o contacto com o pelotão já na subida mais dura do dia, o Lauterburg, com 2.7km a 8.3%. Poucos metros depois, Toms Skujins (Lidl-Trek), Kevin Vermaerke (Team DSM-Firmenich PostNL), Jorgen Nordhagen (Team Visma | Lease a Bike) e Archie Ryan atacaram e conseguiram uma vantagem de 30s. Nordhagen acabou por ser o primeiro a passar no topo da terceira contagem do dia.
A cerca de 22km do fim, o pelotão partiu e Mads Pedersen e Alex Kirsch (Lidl – Trek), Stefan Bissegger e Jonas Rutsch (EF Education – EasyPost), Orluis Aular e Joel Nicolau (Caja Rural – Seguros RGA), Thomas Gloag (Team Visma | Lease a Bike), Sean Flynn (Team DSM-Firmenich PostNL), Marco Haller e Danny Van Poppel (Red Bull – Bora – Hansgrohe), Anders Johannessen e Johannes Kulset (Uno-X Mobility), Georg Zimmermann (Intermarché – Wanty), Nicolò Buratti (Bahrain Victorious) e Nickolas Zukowsky (Q36.5 Pro Cycling Team) fizeram a ponte para o grupo da frente.
A 12km da meta, Santiago Buitrago (Bahrain Victorious) e Hannes Wilksch (Tudor Pro Cycling Team) juntaram-se ao grupo da frente. 1km depois, Buratti tentou isolar-se, mas não teve sucesso. A cerca de 8km da meta, mais ciclistas reentraram na frente da corrida. Tobias Johannessen era um dos ciclistas presentes nesse grupo. O pelotão partiu-se em dois e primeiro estava a começar a fechar o espaço para o grupo da frente.
Archie Ryan abre a estrada para a vitória de Mads Pedersen
A 2.5km da meta, o primeiro pelotão alcançou o grupo da frente. 500 metros depois, os ciclistas entraram na Oberbettringen, com 0.5km a 7.4%. Archie Ryan rapidamente mexeu na corrida e foi apenas seguido por Mads Pedersen e Tobias Johannessen. No sprint bonificado, Pedersen ainda conseguiu passar por Ryan para assegurar a bonificação máxima. Os três começaram a colaborar e começaram a aumentar a vantagem sobre o pelotão.
A 1km da meta, Ryan deixou de colaborar com Pedersen e Tobias Johannessen. Poucos metros depois, Tobias também não passava mais pela frente e mantinha-se na roda de Pedersen. Nos metros finais, Pedersen lançou o sprint final e Tobias colocou-se ao seu lado. Nos últimos metros, o dinamarquês foi mais forte que norueguês para conquistar assim a sua 9ª vitória da temporada na etapa 2 do Deutschland Tour. Ryan não teve capacidade para responder aos dois e acabou por ser terceiro.
Rúben Guerreiro (Movistar Team) chegou no pelotão a 6s e terminou em 19º. Iúri Leitão (Caja Rural-Seguros RGA) foi 101º a 9:58.
Mads Pedersen é o novo líder da classificação geral do Deutschland Tour. Jonathan Milan manteve a liderança da classificação por pontos e Dawit Yemane é o novo líder da montanha. Tobias Johannessen é o melhor jovem e a Red Bull – Bora – Hansgrohe a melhor equipa.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Getty Images