Reviravolta no Tour de l’Avenir! Florian Kajamini triunfa em Condove e Joe Blackmore é o novo líder!

O italiano Florian Kajamini (Seleção da Itália) venceu a quinta etapa do Tour de l’Avenir, uma ligação de 119.5km entre Les Karellis e Condove, batendo ao sprint o belga Emiel Verstrynge (Seleção da Bélgica) e o britânico Louis Sutton (Seleção da Grã-Bretanha). O britânico Joe Blackmore (Seleção da Grã-Bretanha) é o novo líder da geral num dia que ficou marcado pelas grandes perdas de tempo de Pablo Torres (Seleção da Espanha) e Jarno Widar (Seleção da Bélgica).

Começo ofensivo e cortes acontecem no pelotão

A quinta etapa do Tour de l’Avenir começou com diversas tentativas de ataque, mas nenhum ciclista conseguiu formar a fuga do dia. O português Daniel Lima (Seleção de Portugal) foi um dos ciclistas que esteve ao ataque, mas acabou por não conseguir ganhar um espaço importante. Ao km 25, na primeira contagem do dia, Tomas Pridal (Seleção da República Checa) foi o primeiro a passar no topo. 5km depois, no sprint intermédio do dia, Robin Donze (Seleção da Suíça) conquistou a pontuação máxima.

Por volta do km 33, o pelotão partiu e Matteo Scalco, Pietro Mattio e Florian Kajamini (Seleção da Itália), Louis Sutton, Simon Dalby (Seleção da Dinamarca), Pierre Thierry e Léo Bisiaux (Seleção da França), Tomas Pridal, Mats Wenzel (Seleção do Luxemburgo), Emiel Verstrynge e Aaron Dockx (Seleção da Bélgica), Darren Van Bekkum e Menno Huising (Seleção dos Países Baixos), Robin Donze e Ilian Barhoumi (Seleção da Suíça), Julian Borresch (Seleção da Alemanha), Alastair Mackellar e Matthew Greenwood (Seleção da Austrália), Gal Glivar (Seleção da Eslovénia), Diego Pescador (Seleção da Colômbia) e Yoan Morin (Auvergne-Rhône-Alpes) conseguiram isolar-se.

Graat e Blackmore juntam-se ao grupo da frente, mas corrida parte novamente

Ao km 38, na segunda contagem do dia, Mattio foi o primeiro a passar no alto. 2km depois, Tijmen Graat e Max Van der Meulen (Seleção dos Países Baixos) atacaram e conseguiram juntar-se ao grupo da frente. Poucos kms depois, Joe Blackmore também conseguiu a solo juntar-se ao grupo da frente. A 60km do fim, no Col du Mont-Cenis, com 9.6km a 7%, o grupo da frente partiu e Sutton, Blackmore, Verstrynge, Kajamini, Van Bekkum, Graat, Dalby e Bisiaux ficaram isolados. Pablo Torres atacou no pelotão e tentava a solo minimizar as perdas.

A 53km do fim, na última contagem do dia, Kajamini foi o primeiro a passar no alto. O grupo da frente continuava a colaborar muito bem e, km após km, aumentavam cada vez mais a vantagem sobre os perseguidores. A 15km da meta, os oito da frente tinham 3:00 de vantagem sobre Mats Wenzel, Pietro Mattio e Pablo Torres.

Kajamini impõe-se ao sprint e Blackmore é o novo camisola amarela

No início do km final, Dalby tentou surpreender com um ataque de longe, mas não conseguiu ganhar um espaço importante. Nos metros finais, Kajamini surpreendeu ao conseguir impor-se ao sprint para vencer assim a etapa 5 do Tour de l’Avenir. Emiel Verstrynge foi 2º e Louis Sutton 3º. Pablo Torres foi 11º a 4:58 e Jarno Widar 46º a 7:21.

Lucas Lopes (Seleção de Portugal) foi 16º a 5:09. Na geral, Lucas é agora 13º a 10:40. Gonçalo Tavares, Alexandre Montez e Daniel Lima (Seleção de Portugal) chegaram no grupo de Widar a 7:21. António Morgado (Seleção de Portugal) foi 82º a 14:40. Lima também subiu para 15º, na geral, e está a 12:02 do líder.

Joe Blackmore é o novo líder da classificação geral do Tour de l’Avenir. Tijmen Graat é o novo líder da montanha, Florian Kajamini dos pontos e Léo Bisiaux da juventude. A Seleção Italiana lidera por equipas.

Joe Blackmore é o novo camisola amarela do Tour de l'Avenir
Joe Blackmore é o novo camisola amarela do Tour de l’Avenir

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock