King Kong conquista as ruas de Castelo Branco na etapa 3 da La Vuelta a España!

O belga Wout Van Aert (Team Visma | Lease a Bike) venceu a terceira etapa da La Vuelta a España, uma ligação de 191.2km entre Lousã e Castelo Branco, batendo ao sprint o australiano Kaden Groves (Alpecin – Deceuninck) e o espanhol Jon Aberasturi (Euskaltel – Euskadi). O português João Almeida (UAE Team Emirates) chegou seguro no pelotão e é agora 9º a 32s, na geral. Nelson Oliveira (Movistar Team) subiu para 10º na geral. Com a vitória na etapa, Van Aert reforçou a sua liderança da geral.

Fuga facilmente se forma

A terceira etapa da La Vuelta a España começou com Ibon Ruiz e Unai Iribar (Equipo Kern Pharma) e Luis Angel Mate e Xabier Isasa (Euskaltel – Euskadi) a saírem do pelotão e a formarem a fuga do dia. Os quatro conseguiram uma vantagem de 2:10 sobre o pelotão. Ao km 18, Stefan Kung (Groupama – FDJ), Victor Campenaerts (Lotto Dstny) e Kasper Asgreen (Soudal Quick-Step) tentaram sair do pelotão, mas acabaram por não ter sucesso. O pelotão baixou o ritmo e a vantagem da fuga começou a aumentar.

Ao km 84, na primeira contagem do dia, Luis Angel Mate foi o primeiro a passar no topo. Poucos kms depois, o pelotão aumentou ligeiramente o ritmo e a vantagem do quarteto da frente começou a cair. A 49km do fim, no sprint intermédio do dia, Xabier Isasa conquistou a pontuação máxima. 6km depois, na última contagem do dia, Luis Angel Mate foi novamente o primeiro a passar no alto. Poucos kms depois, Unai Iribar cedeu e foi alcançado.

Fuga alcançada e Van Aert impõe-se em nova chegada ao sprint

A cerca de 30km do fim, Xabier Isasa isolou-se na frente da corrida. Luis Angel Mate e Ibon Ruiz acabaram por ser alcançados. 10km depois, Xabier Isasa acabou por ser alcançado. O ritmo do pelotão era alto e os sprinters começavam a lutar pelo melhor posicionamento. Os favoritos à geral também tentavam manter-se bem colocados para não ficarem envolvidos em quedas.

A 1.8km da meta, Victor Campenaerts tentou surpreender com um ataque de longe. Cerca de 900 metros depois, o belga acabou por ser alcançado. Nos metros finais, a Alpecin – Deceuninck comandava o pelotão e tinha Kaden Groves na posição certa para o sprint, mas Wout Van Aert estava na sua roda. O belga surpreendeu ao lançar o sprint de longe. Groves ainda tentou, mas não conseguiu passsar Van Aert que regressou assim aos triunfos na etapa 3 da La Vuelta a España. Jon Aberasturi foi mais forte que Arne Marit (Intermarché – Wanty) para ser terceiro.

Rui Costa (EF Education – EasyPost) foi 21º e Nelson Oliveira 24º, ambos com o mesmo tempo do vencedor. João Almeida também chegou no pelotão e foi 48º. O português da UAE Team Emirates é agora 9º, na geral.

Wout Van Aert reforçou a sua liderança da classificação geral da La Vuelta a España. O belga também lidera agora a classificação por pontos. Luis Angel Mate é o novo líder da classificação da montanha e Mathias Vacek (Lidl – Trek) segue o melhor jovem. A UAE Team Emirates lidera por equipas.

Wout Van Aert segue o camisola vermelha da La Vuelta a España (Foto: ASO)
Wout Van Aert segue o camisola vermelha da La Vuelta a España (Foto: ASO)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Classificações do Passatempo

Foto de Capa: Sprint Cycling Agency

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock