Kasia Niewiadoma vence Tour de France Femmes por apenas 4s! Demi Vollering vence etapa final!
A neerlandesa Demi Vollering (Team SD Worx-Protime) venceu a última etapa do Tour de France Femmes, uma ligação de 149.9km entre Le Grand-Bornand e Alpe D’Huez, batendo ao sprint a sua compatriota Pauliena Rooijakkers (Fenix – Deceuninck). A francesa Evita Muzic (FDJ-Suez) fechou o pódio a 1:01. A polaca Katarzyna Niewiadoma (Canyon//SRAM Racing) foi quarta a 1:01 e conquistou a classificação geral por apenas 4s.
Grande fuga consegue formar-se
A etapa final do Tour de France Femmes começou com várias tentativas de ataque com Christine Majerus, Blanka Vas, Lorena Wiebes e Mischa Bredewold (Team SD Worx-Protime), Erica Magnaldi e Silvia Persico (UAE Team ADQ), Liane Lippert e Olivia Baril (Movistar Team), Célia Le Mouel e Camilie Fahy (St Michel-Mavic-Auber93), Fem Van Empel e Riejanne Markus (Team Visma | Lease a Bike), Kristen Faulkner e Noemi Ruegg (EF – Oatly – Cannondale), Katrine Aalerud e Mie Ottestad (Uno-X Mobility), Franziska Koch (Team DSM-Firmenich PostNL), Loes Adegeest (FDJ-Suez), Silke Smulders (Liv AlUla Jayco), Alice Arzuffi (Ceratizit-WNT Pro Cycling), Lucinda Brand (Lidl – Trek) e Justine Ghekiere (AG Insurance-Soudal Team)) a formarem a fuga do dia.
Ao km 27, na primeira contagem do dia, Ghekiere foi a primeira a passar no alto. O grupo da frente tinha uma vantagem de 2:40 sobre o pelotão. 25km depois, no sprint intermédio do dia, Wiebes assegurou a pontuação máxima. Por volta do km 70, o ritmo da corrida aumentou, pois as ciclistas entraram no Col du Glandon, com 19.7km a 7.2%. A fuga rapidamente se partiu e Brand, Lippert, Magnaldi, Aalerud, Arzuffi, Smulders e Adegeest ficaram isoladas.
Demi Vollering ao ataque com Pauliena Rooijakkers no Col du Glandon
A 61km do fim, Mavi Garcia (Liv AlUla Jayco) atacou e tentava juntar-se ao grupo da frente que tinha 50s de vantagem. 3km depois, Valentina Cavallar (Arkea-B&B Hotels) atacou, passou direta por Mavi e tentava chegar ao grupo da frente. Poucos metros depois, austríaca chegou à frente da corrida e atacou, conseguindo assim isolar-se. Niamh Fisher-Black (Team SD Worx-Protime) aumentou o ritmo do pelotão que começou a partir.
A 56km do fim, Juliette Labous (Team DSM-Firmenich PostNL), Shirin Van Anrooij (Lidl – Trek) e Thalita De Jong (Lotto Dstny) cederam. O grupo de Brand também foi alcançado pelo pelotão. 2km depois, Demi Vollering atacou e só Pauliena Rooijakkers teve capacidade para a seguir. As duas rapidamente chegaram a Cavallar. Kasia Niewiadoma estava em dificuldades e ficou num grupo com Lucinda Brand, Gaia Realini (Lidl – Trek), Sarah Gigante (AG Insurance-Soudal Team) e Evita Muzic.
Grupo da camisola amarela consegue recuperar alguns segundos
A 51km do fim, Cavallar foi a primeira a passar no topo da segunda contagem do dia. A diferença entre a frente da corrida e o grupo de Niewiadoma era de 50s. 3km depois, Cédrine Kerbaol (Ceratizit-WNT Pro Cycling) chegou ao grupo da camisola amarela. Poucos metros depois, Niamh Fisher-Black (Team SD Worx-Protime) também conseguiu chegar a esse grupo. A 39km do fim, Cavallar perdeu o contacto com o grupo da frente. Kerboal atacou a descer e tentava chegar ao grupo da frente. Poucos kms depois, Niewiadoma, Brand, Realini, Muzic e Fisher-Black chegaram à francesa.
A 24km da meta, Cavallar foi alcançada pelo grupo de Niewiadoma. Brand aumentou o ritmo do grupo e começava a diminuir a vantagem das duas da frente. 11km depois, as ciclistas entraram na subida final o Alpe D’Huez, com 13.8km a 4.1%. Vollering e Rooijakkers tinham cerca de 30s sobre o grupo da camisola amarela. Logo no início da subida, Niewiadoma acelerou e foi apenas seguida por Muzic e Realini.
Demi Vollering conquista Alpe D’Huez, mas Kasia Niewiadoma segura a camisola amarela
A 8km da meta, as duas da frente chegaram a ter uma vantagem de quase 1:10 sobre o grupo de Niewiadoma. Cerca de 5km depois, Vollering estava a passar um pouco mal e a vantagem acabou por cair para 40s. Rooijakkers praticamente não ajudava a sua compatriota. Muzic e Realini também não saíam da roda de Niewiadoma.
A 2.5km da meta, Rooijakkers tentou largar Vollering, mas acabou por não ter sucesso. Poucos metros depois, Muzic atacou e foi seguida apenas por Niewiadoma. As duas ainda tentavam chegar às duas da frente, mas isso era quase impossível. Nos metros finais, Vollering manteve o ritmo alto e lançou o sprint final. Rooijakkers não teve capacidade para seguir a sua compatriota que conquistou assim a etapa rainha do Tour de France Femmes. Muzic foi mais forte ao sprint que Niewiadoma para ser 3ª a 1:01. Realini fechou o top a 1:31.
Katarzyna Niewiadoma é assim a grande vencedora da 3ª edição do Tour de France Femmes, batendo Demi Vollering por 4s e Pauliena Rooijakkers por 10s. Vollering ainda foi a super combativa. Marianne Vos (Team Visma | Lease a Bike) venceu a classificação por pontos e Justine Ghekiere a classificação da montanha. Puck Pieterse foi a melhor jovem e a Lidl – Trek a melhor equipa.
Pódio Final
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Getty Images