Olav Kooij bisa na consagração de Jonas Vingegaard como vencedor do Tour de Pologne!
O neerlandês Olav Kooij (Team Visma | Lease a Bike) venceu a última etapa do Tour de Pologne, uma ligação de 136km entre Wieliczka e Kraków, batendo ao sprint os belgas Tim Merlier (Soudal Quick-Step) e Gerben Thijssen (Intermarché – Wanty). O dinamarquês Jonas Vingegaard (Team Visma | Lease a Bike) chegou no pelotão e conquistou a camisola amarela.
Fuga forma-se cedo na etapa
A etapa final do Tour de Pologne começou com diversas tentativas de ataque com Archie Ryan e Jack Rootkin-Gray (EF Education – EasyPost), Rémi Cavagna (Movistar Team) e Marcin Budzinski (Seleção da Polónia) a formarem a fuga do dia. Ao km 32, no primeiro sprint intermédio, Budzinski conquistou a pontuação máxima. As equipas dos sprinters comandavam o pelotão e não deixavam a fuga ter uma vantagem superior a 2:00.
A 41km do fim, no segundo sprint intermédio do dia, Budzinski foi o mais forte. O pelotão aumentou bastante o ritmo, mas o quarteto da frente ainda tinha uma vantagem de cerca de 30s. 4km depois, Edvald Boasson-Hagen atacou e tentava juntar-se aos quatro da frente. Logo a seguir, no último sprint intermédio do dia, Budzinski assegurou novamente a pontuação máxima. A 31km do fim, Boasson-Hagen foi alcançado. 12km depois, Cavagna cedeu e foi alcançado.
Fuga alcançada nos kms finais e Olav Kooij bisa em caótica chegada ao sprint
A 6km da meta, Rootkin-Gray acabou por deixar de ter capacidade para seguir o ritmo da frente da corrida e foi alcançado. 2km depois, Ryan atacou, mas Budzinski conseguiu seguir a sua roda. Poucos metros depois, o duo da frente acabou por ser alcançado. O ritmo do pelotão era elevado e várias equipas lutavam pela frente do grupo.
Nos metros finais, Casper Van Uden (Team DSM-Firmenich PostNL) tentou surpreender ao lançar o sprint de longe, mas Gerben Thijssen rapidamente se colocou ao seu lado. Olav Kooij vinha embalado de trás e conseguiu passar pelos dois, mas tinha Tim Merlier na sua roda. O belga acabou por não conseguiu passar o neerlandês que conquistou assim a sua sétima vitória da temporada na etapa final do Tour de Pologne. Thijssen foi mais forte que Van Uden para ser terceiro.
Jonas Vingegaard é o grande vencedor do Tour de Pologne, batendo Diego Ulissi (UAE Team Emirates) por 13s e Wilco Kelderman (Team Visma | Lease a Bike) por 20s. Michal Paluta (Seleção da Polónia) venceu a montanha e Norbert Banaszek (Seleção da Polónia) os sprints intermédios. Ulissi venceu a classificação por pontos e a UAE Team Emirates foi a melhor equipa.
Pódio Final
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Cor Vos