Kaden Groves regressa aos triunfos na etapa 2 da La Vuelta a España! Wout Van Aert é o novo líder!
O australiano Kaden Groves (Alpecin – Deceuninc) venceu a segunda etapa da La Vuelta a España, uma ligação de 194km entre Cascais e Ourém, batendoa ao sprint o belga Wout Van Aert (Team Visma | Lease a Bike) e o neozelandês Corbin Strong (Israel – Premier Tech). Com as bonificações na meta, Van Aert é agora o novo camisola amarela. O português João Almeida (UAE Team Emirates) chegou seguro no pelotão e segue em 10º na geral.
Aventura da fuga do dia
A segunda etapa da La Vuelta a España começou com Ibon Ruiz (Equipo Kern Pharma) e Luis Angel Maté (Euskaltel – Euskadi) a saírem do pelotão e a formarem a fuga do dia. A Team Visma | Lease a Bike e a Alpecin – Deceuninck impunham um ritmo tranquilo no pelotão e o duo da frente conseguiu uma vantagem de 5:00. Ao km 9, na contagem no Alto da Lagoa Azul, Maté conseguiu ser o primeiro a passar no topo.
A 90km do fim, Dylan Van Baarle (Team Visma | Lease a Bike) ficou envolvido numa queda. O neerlandês ficou combalido e ainda voltou à bicicleta, mas acabou por abandonar a corrida. Km após km, o pelotão ia aumentando o ritmo e a vantagem estava sempre a cair. A 54km do fim, no sprint intermédio do dia, Maté assegurou a pontuação máxima. 2km depois, os dois fugitivos do dia acabaram por ser alcançados.
A 30km do fim, alguns ataques aconteceram no pelotão, mas acabaram por não ter sucesso. 10km depois, na última contagem do dia, Stefan Kung (Groupama-FDJ) foi o primeiro a passar no alto. Mais nenhum ciclista tentou sair do pelotão e os comboios dos sprinters começavam a lutar pela colocação antes dos últimos kms.
Kaden Groves impõe-se ao sprint e Wout Van Aert é o novo líder
A 2km da meta, o pelotão partiu devido a uma queda. Jhonnatan Narvaez e Joshua Tarling (Ineos Grenadiers) e Max Poole (Team DSM-Firmenich PostNL) foram alguns dos envolvidos, mas todos conseguiram voltar à bicicleta.
Já dentro do km final, Edoardo Affini (Team Visma | Lease a Bike) assumiu o comando do pelotão na rampa final e começava a lançar o sprint de Wout Van Aert. O belga foi obrigado a lançar o seu sprint um pouco cedo e tinha Kaden Groves ao seu lado. O australiano conseguiu passar Van Aert para se estrear assim a vencer esta temporada na etapa 2 da La Vuelta a España. Corbin Strong completou o pódio. Lennert Van Eetvelt (Lotto Dstny) surpreendeu ao conseguir ser quinto ao sprint.
João Almeida foi 30º com o mesmo tempo do vencedor e segue em 10º na geral a 22s. Nelson Oliveira (Movistar Team) e Rui Costa (EF Education – EasyPost) chegaram também no pelotão e foram 42º e 158º, respetivamente.
Wout Van Aert é o novo líder da classificação geral da La Vuelta a España. Kaden Groves é o novo líder da classificação por pontos e Mathias Vacek (Lidl – Trek) segue o melhor jovem. Stefan Kung é o primeiro líder da montanha e UAE Team Emirates lidera por equipas.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Classificações do Passatempo
Foto de Capa: PhotoNews