Afonso Silva estreia-se a vencer nos Elites no GP Mortágua – Pedro Silva!

O jovem português Afonso Silva (AP Hotels&Resorts – Tavira – SC Farense) conquistou a sua primeira vitória Elite no GP Mortágua – Pedro Silva, chegando isolado à meta após 144km de corrida com partida e chegada em Mortágua! O espanhol José Luis Faura (Padrones Cortizo) foi segundo, batendo Frederico Figueiredo (Sabgal – Anicolor) ao sprint, 37s depois do vencedor.

Começo atacado e formação de uma enorme fuga

O GP Mortágua marca a corrida de homenagem a Pedro Silva, o fundador e mentor do Velo Clube do Centro. A estrutura é também a base da Tavfer – Ovos Matinados – Mortágua, equipa que era chefiada pelo ex-ciclista que nos deixou. A corrida revelou-se, como habitual, bastante atacada, e uma numerosa fuga formou-se na primeira volta. Logo ao km 12,3 surgiu a primeira meta Pedro Silva, com João Matias (Tavfer – Ovos Matinados – Mortágua) a ser primeiro.

A primeira contagem de montanha do dia surgiu ao km 37, na Felgueira, subida que seria percorrida por três vezes. Fábio Costa (ABTF Betão – Feirense) foi quem passou na frente. O primeiro sprint intermédio surgiu ao km 48, na primeira passagem pela meta, com Francisco Morais (Tavfer – Ovos Matinados – Mortágua) a ser primeiro. Logo de seguida, ao km 60,3, na segunda meta Pedro Silva, João Matias voltou a passar na frente.

Afonso Silva ao ataque a 60km do fim

O ataque de Afonso Silva na segunda subida à Felgueira!
O ataque de Afonso Silva na segunda subida à Felgueira!

Na segunda subida à Felgueira, Afonso Silva atacou em fuga e isolou-se. O ciclista alentejano ganhou espaço ainda com quase 60km por percorrer, mas a fuga parecia não o conseguir alcançar. Afonso seguiu sempre em solitário, venceu as duas contagens de montanha que tinha pela frente, os dois sprints intermédios e a última meta Pedro Silva, consumando também a vitória final, a solo, que foi a sua primeira da carreira entre os Elites!

Na perseguição formou-se um grupo com José Luis Faura e Frederico Figueiredo. Os dois acabaram a discutir o segundo lugar ao sprint, com o espanhol a ter naturalmente vantagem. O segundo grupo perseguidor chegou a 1:10, com Luís Gomes (Gi Group – Simoldes – UDO) a bater Tiago Antunes (Efapel Cycling) ao sprint pelo quarto posto.

Nas classificações secundárias, Afonso Silva venceu a montanha e os sprints intermédios e João Matias as metas Pedro Silva. A Tavfer – Ovos Matinados – Mortágua foi a melhor equipa.

O pódio do GP Mortágua - Pedro Silva com José Luis Faura, Afonso Silva e Frederico Figueiredo!
O pódio do GP Mortágua – Pedro Silva com José Luis Faura, Afonso Silva e Frederico Figueiredo!

Fotos: UVP/FPC

Results powered by FirstCycling.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock